Blog do Fernando Rodrigues

Dilma e Graça: colegas de mergulho

Fernando Rodrigues

Poucos sabem, mas a presidente Dilma Rousseff já praticou mergulho algumas vezes. Numa oportunidade, sua companheira nesse hobby foi Graça Foster, que hoje toma posse como presidente da Petrobras.

Depois de participarem da inauguração da usina termelétrica de Três Lagoas, em 2 de abril de 2004, uma sexta-feira, Dilma, Graça e mais duas pessoas foram para Bonito, também no Mato Grosso do Sul. Mergulharam no dia seguinte, um sábado.

Dilma recorda para amigos que “chovia baldes”, mas era a única oportunidade que teria para conhecer o mergulho em Bonito, famoso pela grande visibilidade das suas águas.

A presidente fez treinamento há algum tempo, no Rio Grande do Sul, e credenciou-se para mergulhar com cilindros de oxigênio. Sua primeira experiência foi em Bombinhas, em Santa Catarina.

Tentou em duas oportunidades o mergulho com cilindro, mas não curtiu. Passou então a praticar o hobby apenas com snorkel (aquele tubo que fica fora da água e permite ao mergulhador respirar pela boca e ficar quase sempre perto da superfície).

Entre os locais que Dilma já praticou snorkelling estão Porto de Galinhas (Pernambuco), Salinas de Maragogi (Alagoas), Cozumel e Xcaret (México).

Tudo para registrar que Graça Foster será a primeira mulher a presidir a Petrobras. Mas também a primeira presidente da estatal a ter praticado mergulho junto com a presidente da República.

 

O blog no Twitter.