Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 27.fev a 4.mar.2012

Fernando Rodrigues

O Ano Novo começa em Brasília nesta semana pós-Carnaval.

Mas as atenções do mundo da política estarão voltadas para São Paulo, pois deve ser oficializada a candidatura de José Serra (PSDB) a prefeito da capital paulista.

No Congresso, senadores e deputados voltam à ativa depois de dois meses e meio de descanso –eles só trabalharam até a metade de dezembro.

Pauta possível do Congresso: fundo de previdência dos funcionários públicos federais, Código Florestal, Lei Geral da Copa do Mundo e projeto sobre distribuição dos royalties do petróleo do pré-sal.

A presidente Dilma Rousseff começa a semana no Ceará. Na 2ª feira (27.fev.2012), com o governador Cid Gomes (PSB), visita obras de transportes no Estado. Na 3ª (28.fev.2012), vai ao Recife e se encontra com o prefeito João da Costa (PT), que é pré-candidato à reeleição.

Na 4ª (29.fev.2012) haverá uma reunião para decidir os novos presidentes das comissões de trabalho da Câmara. O PSD, que não tem direito a nenhuma presidência, ainda tenta reverter a situação.

Sobre o PSD: nesta semana o TSE deve publicar uma decisão convocando todos os 20 partidos que foram afetados por perda de filiados para a nova sigla. Essas legendas terão 3 dias para se manifestarem a respeito no processo em que o partido de Gilberto Kassab pede mais dinheiro do Fundo Partidário.

Na 5ª feira (1º.mar.2012), o Palácio do Planalto fará solenidade de lançamento do pacto da construção civil, que deve estabelecer parâmetros para os trabalhadores do setor.

Na 6ª feira (2.mar.2012) o PSD fará um debate sobre privatização. O mediador é Henrique Meirelles. Os debatedores, Delcídio Amaral (PT-MS) e  Aloysio Nunes (PSDB-SP). E o Irã realiza eleições parlamentares.

No domingo (4.mar.2012), em princípio, haverá a eleição prévia interna do PSDB paulistano para escolher quem será o candidato da sigla a prefeito de São Paulo. A disputa pode ser adiada ou até cancelada, a depender de como será a entrada de José Serra no processo.

Também no domingo (4.mar.2012), o ministro Paulo Bernardo, que está em tour pela Europa, chega à Alemanha. Ele se junta à equipe brasileira em Hannover. A presidente Dilma Rousseff tem compromisso na cidade na próxima 2ª feira (5.mar.2012).

A seguir, o drive político da semana:



Segunda (27.fev. 2012)

Dilma no Ceará – com o governador Cid Gomes assinará ordem de serviço para início das obras civis do VLT Parangaba-Mucuripe (a partir das 10h, na estação Virgílio Távora, em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza). Também visitarão obras de construção da nova Estação de Tratamento de Água Oeste (ETA-Oeste), em Caucaia, às 15h.

Debate tucano – os pré-candidatos do PSDB a prefeito de São Paulo, José Aníbal e Ricardo Tripoli, participam de debate às 19h, com transmissão ao vivo pela internet. Esperam participação de José Serra, que entrou na disputa com apoio de Andrea Matarazzo e Bruno Covas, que desistiram de concorrer nas prévias do partido.

Brasil e Direitos Humanos – a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) discursa na 19ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

FHC em Nova York – ex-presidente será líder da comitiva de 12 empresários no “Board of Boards – CEO Conference” , evento sobre filantropia e  investimentos sociais das corporações.

Paulo Bernardo em Barcelona – ministro das Comunicações participa do Congresso Mundial de Telefonia Móvel da GSMA (Groupe Speciale Mobile Association).

Cesar Maia & Garotinho – dupla lança carta com princípios da aliança entre DEM e PR no Rio de Janeiro. Rodrigo Maia, filho de Cesar, será candidato a prefeito do Rio. Clarissa, filha de Garotinho, será vice.

Urna eletrônica – prazo para inscrição de interessados em testar a segurança do sigilo do voto. Participantes aprovados terão acesso até ao código fonte dos sistemas de votação. Mais informação no site do TSE.

Transportes e greve – trabalhadores dos serviços de ônibus e de metrô de Barcelona pretendem fazer greve durante o Mobile World Congress (Congresso Mundial de Comunicações Móveis), que acontecerá na cidade até 5ª feira (1º.mar.2012).

Brasil na Antártida – o ministro Celso Amorim (Defesa) afirmou que o governo deve já começar a pensar na reconstrução da base brasileira na Antártida, destruída por um incêndio.

Farc e os sequestros – grupo armado colombiano anunciou no domingo (26.fev.2012) que pretende interromper os sequestros e liberar os reféns em seu poder.

Inflação – Fipe divulga IPC referente ao período de 24.jan a 21.fev.2012. FGV divulga IGP-M de fev.2012.

Nota do BC
– Banco Central divulga nota “Mercado Aberto” para a imprensa.


Terça (28.fev.2012)


Dilma no Recife – terá agenda com o prefeito João da Costa (PT), pré-candidato à reeleição.

Serra candidato em SP – o tucano deve anunciar como será seu rumo na disputa paulistana. E o PSDB dirá o que fará com suas prévias marcadas, em tese, para domingo (4.fev.2012).

Previdência complementar – Câmara pode votar a criação de novo sistema para os funcionários públicos federais. A oposição deve obstruir a votação, prioritária para o governo. Seis Medidas Provisórias trancam a pauta da Casa.

Copa do Mundo – na volta do Carnaval, a comissão especial da Câmara ainda deve votar a Lei Geral da Copa, emperrada na Casa há muito tempo. Votação marcada para 14h30.

Romário e o futevôlei – deputado federal encontrará, em Brasília, com presidentes de todas as federações estaduais do esporte. Será oficializado como presidente de honra da Confederação Brasileira da modalidade. Em março, será capitão da seleção brasileira no mundial do Rio.

Brasil, México e os carros – negociações sobre o Acordo de Complementação Econômica nº 55 ocorrerão na Cidade do México.

Tombini no Senado – presidente do BC vai a audiência da Comissão de Assuntos Econômicos. Às 11h.

Senado e o CNJ – a corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, é esperada em audiência da Comissão de Constituição e Justiça para discutir a PEC 97/2011, que estabelece e amplia as funções do CNJ. Também convidados: Nelson Jobim, ex-presidente do Supremo, e Paulo Schimidt, vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho.

Brasil x Bósnia – seleção fará amistoso na Suíça.
comentário do Blog: dia para os fotógrafos aproveitarem para fazer aquela clássica imagem de deputados e senadores refestelando-se em poltronas e assistindo ao jogo nas TVs colocadas no fundo do plenário das duas Casas.

Política monetária e operações de crédito – BC divulga nota sobre o assunto para a imprensa.


Quarta (29.fev.2012)

Disputa na Câmara
– o presidente Marco Maia (PT-RS) marcou para 15h30 reunião que decidirá quais partidos presidirão as 20 comissões da Casa neste ano. Avisou que o PSD não pode assumir nenhuma, porque não existia na eleição de 2010.

Paulo Bernardo em Barcelona – ainda no Congresso de telefonia móvel, ministro dá palestra sobre banda larga na América Latina. Durante a estadia na Espanha, o ministro visitará a sede da Telefonica e se reunirá com representantes de outras operadoras.

STF e defensorias – na pauta do tribunal uma série de ações que envolvem Defensorias Públicas de diversos estados. Entre os temas das ações estão a relação das Defensorias com a OAB e com o governo estadual.

Deputado lança livro– ''Brasil em dados comparativos das unidades federadas'', do deputado Júlio César (PSD-PI) será lançado na Câmara, às 16h.

Doenças raras em debate – Câmara promove seminário para debater o assunto das 14h às 18h.

Lady Gaga e Oprah Winfrey – lançam, na Universidade de Harvard, a Born This Way Foundation, que pretende inspirar uma cultura de aceitação entre jovens.

Emprego e desemprego – Dieese publica pesquisa mensal sobre o assunto.

Indústria – FGV divulga sondagem sobre o setor.

Nota de política fiscal – BC divulga comunicado para a imprensa.

Consumidor – CNI divulga Índice Nacional de Expectativa do Consumidor.

Quinta (1º.mar.2012)
Dilma e a construção
– no Planalto, solenidade de lançamento do pacto da construção civil. A CUT cobra um piso nacional para o setor.

Candidatos e o meio-ambiente – pré-candidatos a prefeito assinam, na Academia Brasileira de Filosofia, no Rio, documento com compromissos de desenvolvimento sustentável.

Políticos no STF – pauta do tribunal inclui processos relacionados a políticos, como o ex-deputado Celso Russomanno (PRB-SP) e os deputados Natan Donadon (PMDB-RO) e Abelardo Camarinha (PSB-SP).

Tombini no Uruguai
– presidente do BC participa da conferência ''Macroprudencial Policies to Achieve Finance Stability'', organizada pelo BC uruguaio e pelo FMI.

Alckmin e os químicos – governador de São Paulo receberá sindicatos ligados à Federação dos Químicos, entidade filiada à Força Sindical.

PTC na TV – partido nanico tem 5 minutos em rede nacional. Das 20h às 20h05 no rádio. Das 20h30 às 20h35 na TV.

Inflação – FGV divulga IPC-S.


Sexta (2.mar.2012)

PSD e privatização
– partido coloca um de seus filiados ilustres, Henrique Meirelles, para mediar debate sobre o tema. Debatedores: Delcídio Amaral (PT-MS) e  Aloysio Nunes (PSDB-SP).

Eleições no Irã – é o primeiro processo eleitoral desde aquele que terminou em onda de violência em 2009. Serão eleitos os integrantes do parlamento unicameral.

CUT na Câmara – Casa homenageia os 20 anos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) da CUT.

Sábado (3.mar.2012)
Paulo Bernardo em Paris
– ainda no tour pela Europa, ministro das Comunicações se encontrará com o ministro da Indústria, Energia e Economia Digital da França, Eric Bresson. Visitará também a empresa Arianespace e a fábrica de motores do foguete Vulcan.

PRB na TV – partido ligado à Igreja Universal e à TV Record tem 5 minutos em rede nacional dividido em vídeos de 30 segundos ou minuto.

 

Domingo (4.mar.2012)
Prévias do PSDB – até a publicação deste drive em 27.fev.2012, essa era a data escolhida pelo partido para que seus filiados escolhessem o candidato a prefeito de São Paulo. Concorrentes confirmados até então eram José Aníbal e Ricardo Trípoli. Bruno Covas e Andrea Matarazzo retiraram suas candidaturas a favor da entrada de José Serra na disputa, que é a grande novidade no processo.

Paulo Bernardo na Alemanha – vai a Hannover e deve se juntar à comitiva da presidente Dilma, que chega na cidade em 5.mar.2012. Participarão da CeBit 2012 –evento de negócios em tecnologia da informação.

Tombini na Suíça – presidente do BC participa das reuniões bimestrais com presidentes de Bancos Centrais no BIS (Banco de Compensações Internacionais).

Eleição na Rússia – país elegerá novo presidente. O primeiro-ministro e ex-presidente Vladimir Putin é o favorito.

 

O blog no Twitter.