Blog do Fernando Rodrigues

Hackers tentam fraudar urna com apoio do TSE

Fernando Rodrigues

Tribunal Superior Eleitoral dará código fonte para especialistas procurarem falhas no sistema…

…grupo inclui gente de universidades, técnicos da Marinha e peritos da PF.

Na próxima semana, de 3ª  a 5ª feira (6 a 8.mar.2012), o TSE explicará o funcionamento das urnas eletrônicas para 24 hackers. Eles foram selecionados pelo tribunal para tentar fraudar a urna eletrônica.

Com o teste, a Justiça Eleitoral espera encontrar possíveis falhas no sistema de votação. Além das instruções, entregará aos hackers o código fonte do programa da urna (o código é o texto em linguagem de computação que faz a urna funcionar).

As tentativas de fraude ocorrerão de 20 a 22.mar.2012 na sede do TSE em Brasília. Observadores acompanharão o experimento. O TSE informou que hoje (2.mar.2012) 20 embaixadas já haviam confirmado presença. Partidos políticos, Ministério Público, OAB e outras entidades interessadas foram convidadas a acompanhar o experimento.

Os 24 selecionados estão divididos em 9 grupos com especialistas das seguintes instituições: Marinha, Polícia Federal, Instituto Sapientia, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade de Taubaté e Universidade de Brasília. Os brasilienses entraram com 2 grupos.

Essa é a 2ª vez que o TSE organiza um ataque experimental ao próprio sistema. A 1ª foi em 2009, quando nenhum participante conseguiu fraudar a urna. Aqui, textos do Blog publicados em 2009 sobre os testes do TSE.

Na ocasião, no entanto, um participante recebeu destaque por ter identificado diferenças entre o som emitido por cada tecla da urna (cada uma representa um número). Isso poderia quebrar o segredo do voto e facilitar a coação de eleitores.  Segundo A Justiça Eleitoral, o teste foi usado para aprimorar o sistema de votação.

 

O blog no Twitter.