Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 5 a 11.mar.2012

Fernando Rodrigues

A presidente Dilma Rousseff começa a semana na Alemanha. Estará em Hannover nesta 2ª (5.mar.2012) e 3ª feira (6.mar.2012) para a CeBIT, evento de negócios em tecnologia da informação. Participará de eventos ao lado da chanceler alemã Angela Merkel. Na pauta, com certeza, a crise financeira internacional e o que a brasileira chamou de ''tsunami monetário'', referindo-se à inundação de dinheiro dos países ricos no planeta, o que tem derrubado a cotação do dólar e valorizado moedas como o real.

No Brasil, a semana política começa ainda com repercussões da pesquisa Datafolha divulgada no sábado (3.mar.2012). José Serra é o favorito, mas não pode contar vitória antes do tempo. Aqui, análise do Blog sobre a pesquisa.

Ainda na 2ª feira (5.mar.2012), o deputado federal Paulo Piau (PMDB-MG) entrega na Câmara seu relatório sobre o projeto de reforma do Código Florestal. O governo espera que o texto seja votado pela Casa nesta semana.

Na 3ª feira (6.mar.2012), além da visita da presidente Dilma à Alemanha, também é fato relevante a divulgação das Contas Nacionais Trimestrais pelo IBGE. O estudo apresentará estimativa do PIB do país e permitirá avaliar as projeções que o colocaram como a 5ª economia do mundo. Na 4ª feira (7.mar.2012), o Copom divulga nova taxa básica de juros.

No Senado, a principal votação da semana é a do projeto de lei que cria o Programa Cinema Perto de Você e o Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica (Recine).

Nesta 3ª ou 5ª feira, o TSE pode retomar julgamento sobre a legalidade de mensagens de cunho eleitoral no Twitter antes de 6 de julho –data em que a propaganda eleitoral passa a ser permitida.

Na 4ª feira (7.mar.2012), a presidente Dilma Rousseff deve estar de volta a Brasília. Bem no dia em que o Banco Central divulga a nova taxa de juros do país.

A presidente deve participar nesta semana do balanço do PAC, previsto para esta semana. Mas o governo não divulgou o dia em que o evento acontecerá. O governo não perde a mania de considerar sigilosas informações banais, como a data desses eventos.

Na 5ª feira (8.mar.2012), Dia da Mulher, o MST planeja protestos. E o PR, de Anthony Garotinho, pretende capitalizar a data reforçando a candidatura de Clarissa Garotinho como candidata a vice-prefeita do Rio. O candidato a prefeito é Rodrigo Maia (DEM).

Nesta semana o PRB, partido do novo ministro da Pesca, o bispo e senador Marcelo Crivella, exibirá propagandas em rede nacional em 3 dias: 3ª, 5ª e sábado.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (5.mar. 2012)
Dilma na Alemanha – vai a Hannover para abrir a CeBIT 2012 (evento de negócios em tecnologia da informação) ao lado da chanceler alemã, Angela Merkel. O momento é delicado para a chefe alemã, que enfrenta crise de sustentação no parlamento do país.

Código Florestal – o deputado Paulo Piau (PMDB-MG) apresenta relatório sobre o projeto. Governo espera que a Câmara retome votação nesta semana. O texto foi aprovado pela Casa, mas retornou após modificações do Senado e precisa ser votado novamente.

Rio+20 e jornalismo – a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo) e o SciDev.net, Science and Development Network organizam em São Paulo seminário sobre a cobertura da conferência de desenvolvimento sustentável.

Alckmin e o Bom Prato – governador de São Paulo inaugura restaurante popular em Paraisópolis. Além de café da manhã e almoço, a unidade oferecerá serviço de acesso à internet.

Inflação – Fipe divulga IPC referente a fevereiro de 2012.

 

Terça (6.mar.2012)
Dilma na Alemanha – ainda na CeBIT e acompanhada por Angela Merkel, presidente inaugura pavilhões da feira dedicados ao Brasil.

FHC e crise europeia – ex-presidente fará comentários durante palestra de Peter Mandelson, ex-ministro de Tony Blair, na Faap. Rubens Ricupero e Sérgio Amaral também darão pitacos.

Novo PIB – IBGE divulga dados das Contas Nacionais Trimestrais. Dará uma noção melhor sobre as estimativas de que o Brasil passou a ser a 5ª economia do mundo.

TSE e Twitter – Tribunal Superior Eleitoral pode retomar julgamento sobre a legalidade de mensagens de cunho eleitoral no Twitter antes de 6 de julho –data em que a propaganda eleitoral passa a ser permitida.

Senado e cinema – Plenário deve votar projeto de lei de conversão (PLV 3/2012) que cria o Programa Cinema Perto de Você e o Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica (Recine). O PLV obstrui a pauta e perde a validade em 8.mar.2012.

Pauta da Câmara – está trancada por 6 Medidas Provisórias.

Política econômica – Copom apresenta avaliação técnica sobre a conjuntura econômica. Na 4ª feira (7.fev.2012) divulga nova taxa básica de juros.

PRB na TV
– partido do ministro Marcelo Crivella (Pesca), ligado à Igreja Universal e à TV Record, tem 5 minutos de propaganda em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto.

Semana da Mulher – por conta do dia 8 de março. O Banco Mundial fará evento antecipado já nesta 3ª (6.mar) para comemorar a data: lança o relatório “Igualdade de Gênero e Desenvolvimento”. Na Câmara dos Deputados, das 14h às 18h.

Eleições nos EUA – é a chamada “Super Terça-Feira”. O Partido Republicano consultará eleitores de vários Estados sobre quem deve lançar como candidato a presidente. Estão marcadas consultas em: Alaska, Georgia, Idaho, Massachussetts, Dakota do Norte, Ohio, Oklahoma, Tennessee, Ilhas Virgens, Vermont, Virgínia e Wyoming.


Quarta (7.mar.2012)
Balanço do PAC
– nesta 4ª ou 5ª feira, governo divulga novos dados sobre o Programa de Aceleração do Crescimento.

Juros – à tarde, Copom redefine a taxa básica de juros (Selic).

Reunião da CNBB – até 9.mar.2012, ocorre sessão do Conselho Permanente, 2ª instância mais importante da entidade (fica atrás da Assembleia Geral). É uma das oportunidades em que os bispos se pronunciam sobre assuntos atuais.

iPad3 – Apple deve anunciar versão atualizada do tablete em evento na Califórnia. Às 15h, no horário de Brasília.

Indústria – IBGE divulga pesquisa sobre a produção do setor.


Quinta (8.mar.2012)
Dia da Mulher
– o PR capitaliza a data para anunciar, de novo, Clarissa Garotinho como candidata a vice-prefeita do Rio. O candidato a prefeito é Rodrigo Maia (DEM).

Mulheres do MST – no Paraná, movimento organiza marcha “por justiça social e ambiental e contra a violência”.

PMN na TV – partido nanico tem 10 minutos contínuos em rede nacional. Das 20h às 20h10 no rádio. Das 20h30 às 20h40 na TV.

PRB na TV – partido do ministro Marcelo Crivella (Pesca), ligado à Igreja Universal e à TV Record, tem 5 minutos de propaganda em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto.

Música e política – os Titãs começam série de 7 shows no Sesc Belenzinho, em São Paulo, músicas do disco “Cabeça Dinossauro” (1986). Estão no álbum as músicas “Polícia” (“Polícia, para quem precisa?…”) e “Igreja” (“Eu não gosto de padre, eu não gosto de madre…”).

Indústria – CNI divulga indicadores do setor.

Agricultura – IBGE divulga levantamento sobre a produção do setor.

Cesta básica – Dieese divulga estudo sobre preço dos alimentos básicos.

Sexta (9.mar.2012)
Aneel faz leilão – na Bovespa, Agência Nacional de Energia Elétrica leiloa construção de instalações de transmissão de energia no Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio.

Cansei e suas família – o grupo empresarial de João Dória, fundador do extinto movimento anti-Lula, faz “workshop” sobre “Valores e Princípios para Família e Carreira”. O evento é chamado de “Ceo’s Family workshop” e acontece até 11.mar.2012 no Guarujá, em São Paulo.

Inflação – IBGE divulga IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Fipe divulga IPC referente ao período de 8.fev a 7.mar.2012.

Construção civil – IBGE publica índices do setor.

Custo de vida na cidade de São Paulo – Dieese publica estudo mensal sobre a capital paulista. Dados podem ganhar destaque devido à pré-campanha para prefeito.

Sábado (10.mar.2012)
PRB na TV – partido do ministro Marcelo Crivella (Pesca), ligado à Igreja Universal e à TV Record, tem 5 minutos de propaganda em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto.

Aniversário de Aécio Neves – senador do PSDB-MG, pré-candidato a presidente da República em 2014, faz 52 anos. 

Eleição na Eslováquia – país do Leste Europeu faz eleição parlamentar. Aqui, dados sobre eleições parlamentares eslovacas anteriores.
Domingo (11.mar.2012)
Folha na TV – jornal estreia programa na TV Cultura, das 20h às 20h30. Serão transmitidas reportagens e entrevistas exclusivas e informações sobre a semana que começa.

Príncipe Hary em Brasília – herdeiro da coroa britânica vai a Campinas participar do “Sentebale Royal Salute Polo Cup”. A renda irá para crianças do Lesoto.

Eleição em El Salvador – país faz eleição legislativa.

 

O blog no Twitter.