Blog do Fernando Rodrigues

Governadores discutem suas dívidas dia 19

Fernando Rodrigues

Reunião na Câmara será para detalhar novo índice de correção

Está marcada para o dia 19 de abril, quinta-feira da semana que vem, às 10h, uma reunião de governadores na Câmara dos Deputados para tratar da renegociação das dívidas dos Estados.

Nessa ocasião, os governadores vão tomar conhecimento mais detalhado da proposta do Palácio do Planalto para alterar o índice de correção das dívidas. Hoje, é o IGP-DI. A ideia é usar o IPCA, que é o índice oficial de inflação do Brasil.

Devem estar em Brasília governadores de Estados relevantes. Já estão confirmados: Geraldo Alckmin (PSDB-SP), Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Antonio Anastasia (PSDB-MG), Jaques Wagner (PT-RS), Beto Rixa (PSDB-PR) e Tarso Genro (PT-RS).

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), criou um grupo de trabalho para tratar do assunto. O coordenador é o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), responsável por articular a reunião dos governadores em Brasília no próximo dia 19.abr.2012.

Os Estados devem hoje para o governo federal, em conjunto, aproximadamente R$ 400 bilhões. Os governadores reclamam dos termos da renegociação conduzida ainda na década de 90. No fundo, o que eles querem é pagar menos e alongar o prazo para liquidar esses débitos.

O blog no Twitter.