Blog do Fernando Rodrigues

Na TV, PSB massifica imagem de Eduardo Campos

Fernando Rodrigues

Partido expõe seu potencial candidato a presidente em 2014 ou 2018

Com o slogan “PSB, uma nova forma de governar para você”, o Partido Socialista Brasileiro transmite amanhã (12.abr.2012), quinta-feira, às 20h, seu programa de TV. A estrela principal é o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidenciável da legenda para o pleito de 2014 ou de 2018.

Eduardo Campos tem sido a estrela de todos os programas partidários do PSB há algum tempo. Agora, a fórmula é repetida para que o político pernambucano melhore a sua inserção em outras regiões do Brasil, sobretudo o Sul e o Sudeste.

No programa de TV desta semana, sob responsabilidade do publicitário Edson Barbosa, o PSB fala de como governa cerca de 300 das 5.600 cidades brasileiras. “Onde tem o PSB administrando, pode ver que tem uma marca, tem o nosso jeito de governar”, diz Eduardo Campos. O partido vem tentando se apresentar com uma possível terceira via, diferente de PT e de PSDB, as duas forças que polarizam a política brasileira há mais de 20 anos.

“No PSB não tem esta coisa de minha ideia é melhor do que a sua. A gente tem a humildade de reconhecer quando o projeto de outro governante é bom. E se é bom para o povo, se é bom para a cidade, pode ter certeza: a gente vai implantar”, declara Eduardo Campos no vídeo. A íntegra do programa está a seguir:

Outros políticos do PSB que aparecem no programa são Luiz Erundina (ex-prefeita de São Paulo), Márcio Lacerda (prefeito de Belo Horizonte), Luciano Ducci (prefeito de Curitiba) e Cid Gomes (governador do Ceará). Todos pontuados por entradas de Eduardo Campos.

O governador de Pernambuco, que também é o presidente nacional do PSB, aproveita para cutucar a administração federal, embora de maneira melíflua. “Você sabe que não existe desenvolvimento sem energia elétrica. Mas a qualidade do serviço prestado pelas empresas privadas, responsáveis pela distribuição, tem deixado muito a desejar. Precisamos de mais investimento para melhorar a qualidade e ao mesmo tempo baixar o preço da energia no Brasil, inclusive com a redução de impostos. Essa é uma bandeira do PSB”, diz Campos.

Ou seja, o PSB critica “empresas privadas de energia”, mas qualquer um sabe que o setor é altamente regulado pelo governo federal.

Ao final, Campos fala que o “Brasil que retomou o crescimento precisa equilibrar o desenvolvimento para todas as regiões”. Dessa forma, diz ele, “além de fortalecer a economia como um todo, melhora a qualidade de vida dos trabalhadores, que ao invés do êxodo para os grandes centros vão poder viver e produzir em sua própria região de origem”.

Esse discurso de Campos é como mel para os conservadores Sul e Sudeste, que sempre resmungam de forma preconceituosa do fluxo migratório do Norte e do Nordeste –algo que já foi reduzido drasticamente.

Tudo considerado, a fala de Eduardo Campos é a de quem se prepara para se lançar no cenário nacional.

O blog no Twitter.