Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 16 a 22.abr.2012

Fernando Rodrigues

Fatos marcantes da semana que começa, quando Brasília completa 52 anos: 1) CPI do Cachoeiragate deve ser instalada; 2) Dilma Rousseff e Hillary Clinton se encontram em Brasília em evento sobre transparência; 3) No Judiciário, posses de Carmen Lúcia (na presidência do TSE) e de Ayres Britto (no comando do STF) e 4) governadores em Brasília passando o chapéu para renegociar as dívidas dos Estados.

No exterior, no domingo (22.abr.2012), a França terá o 1º turno de sua eleição presidencial. O atual presidente Nicolas Sarkozy (UMP) é candidato à reeleição. Fraçois Hollande (PS) é seu principal adversário. E Julian Assange (do WikiLeaks) lança um programa de TV com entrevistas.

A saúde do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), também está em destaque. Ele pode ficar internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por mais uma semana. Sarney passou por uma angioplastia para colocação de um “stent” nas vias coronarianas, pois correu risco de infarto no fim de semana.

A presidente Dilma está em Brasília. Na 3ª (17.abr.2012), estará com Hillary Clinton. Na 4ª feira (18.abr.2012), deve ir ao Rio para evento que marca 1 ano do programa Brasil sem Miséria. Na 5ª feira (19.abr.2012), estará no STF para a cerimônia de posse de Ayres Britto.

Na 3ª feira (17.abr.2012) Lula e FHC chamarão atenção. O petista vai aparecer em vídeo em um evento da Brazilian-American Chamber of Commerce em Nova York. O petista fez a gravação para apresentar o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, que receberá homenagem da instituição. Já o tucano estará na Câmara dos Deputados. Participará do lançamento de documentário da TV Câmara sobre sua biografia.

Na 5ª feira (19.abr.2012), governadores de Estado vão à Câmara para discutir as dívidas de seus Estados. Confirmaram presença: Geraldo Alckmin (PSDB-SP), Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Antonio Anastasia (PSDB-MG), Jaques Wagner (PT-RS), Beto Rixa (PSDB-PR) e Tarso Genro (PT-RS).

No Sábado (21.abr.2012) a capital federal, Brasília, completará 52 anos.

 

Segunda (16.abr. 2012)
Dilma em Brasília – após participar da Cúpula das Américas, na Colômbia, presidente estará de volta à capital brasileira. Sua próxima viagem internacional deve ser para o México. O país sediará, em 18 e 19.jun.2012, a cúpula do G-20 na cidade de Los Cabos.

Hillary em Brasília – secretária de Estado dos EUA fica na capital brasileira até 3ª feira (17.abr.2012). Será recebida pelo ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores).

Sarney no hospital – presidente do Senado está internado no Sírio Libanês em São Paulo. Teve risco de infarto poderá permanecer sob observação por pelo menos uma semana segundo o médico Roberto Kalil Filho.

PT & PSDB – partidos renovarão aliança que firmaram em 2008 para apoiar a reeleição do prefeito de BH, Márcio Lacerda (PSB). Petistas tomaram a decisão neste domingo (15.abr.2012). 

Comissão de Ética da Presidência – grupo faz reunião. No último encontro, em 26.mar.2012, pediu explicações ao ministro Fernando Pimentel (Indústria e Comércio Exterior) sobre consultorias privadas que prestou. Agora deve decidir se leva adiante investigação sobre o caso.

Filiados a partidos – prazo para as siglas informarem à Justiça Eleitoral os nomes de seus filiados.

Crianças na política – abertas inscrições para pequenos interessados em ser deputados por um dia em Brasília –esse dia geralmente é em outubro. Para participar é preciso criar um projeto de lei. Os melhores serão os selecionados.
comentário do Blog: Se os adultos só pudessem ocupar o cargo depois de elaborar um projeto de qualidade, poucos dos 513 atuais deputados teriam mandato.

Portugueses compram IG
 – segundo reportagem da ''Folha'', o grupo Ongoing deve assumir controle do portal que hoje é propriedade da Oi. Números do Ibope mostram o IG como o quinto portal em audiência. O UOL  é o portal com maior audiência no país.

Inflação – FGV divulga IGP-10 e IPC-S.

Eleição no Timor Leste país da Ásia meridional, que fala português, faz 2º turno da eleição presidencial.

 

Terça (17.abr.2012)
Dilma e a transparência – presidente estará com Hillary Clinton na Conferência Anual da Parceria para Governo Aberto, em Brasília. No evento, serão discutidas formas de tornar governos mais transparentes. Em seguida, Dilma empossa novos conselheiros do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional).

Lula e banqueiro – em Nova York, a Brazilian-American Chamber of Commerce exibirá vídeo em que o ex-presidente petista apresentará André Esteves, do BTG Pactual. Esteves receberá homenagem da instituição.

CPMI do Cachoeira – partidos esperam formalizar nesta data a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito. Para isso é preciso ter assinatura de 27 senadores e de 171 deputados. O grupo deve investigar suposta ligação de congressistas com atividades ilegais.

Demóstenes e Conselho de Ética – o senador Humberto Costa (PT-PE), relator da investigação no Senado, deve pedir ao STF informações do inquérito sobre Demóstenes que corre no Tribunal.

FHC na Câmara– ex-presidente tucano participará do lançamento de documentário da TV Câmara sobre sua biografia. Às 12h, no Salão Negro.

Kassab e o TSE – tribunal terá sessão plenária e talvez julgue pedido do PSD para ter acesso à fatia maior dos recursos públicos cedidos aos partidos. A Procuradoria-Geral Eleitoral se posicionou contra o PSD.

Código Florestal – o relator do projeto de reforma pode apresentar seu relatório. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), disse querer colocar o texto em votação até 3ª feira (24.abr.2012) da próxima semana.

Política econômica – Copom apresenta avaliação técnica sobre a conjuntura econômica. Na 4ª feira (18.abr. 2012) divulga nova taxa básica de juros.

PSB na TV – partido do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto. Terá de novo na 5ª feira (19.abr.2012) e no sábado (21.abr.2012).

Edison Lobão no Senado – ministro de Minas e Energia, cotado para ser candidato a presidente do Senado em 2013, vai à Comissão de Meio Ambiente da Casa para falar sobre o Plano Nacional de Contigenciamento contra vazamentos de petróleo.

Bob Dylan em Brasília – músico dos EUA se apresenta no Ginásio Nilson Nelson.

Assange na TV – O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, lança o programa de entrevistas ''The World Tomorrow''. Será na TV russa pró-Kremlim RT. O programa é gravado na Inglaterra, país no qual Assange aguarda o julgamento sobre sua extradição à Suécia. Semanal e em inglês, a atração será divulgada a partir de 10h00 em Londres (7h00 em Brasília). As entrevistas poderão seri assistidas também na internet no site da RT.

Inflação – Fipe divulga IPC referente a 16.mar a 15.abr.2012. FGV divulga IPC-S Capitais.

 

Quarta (18.abr.2012)
Dilma no Rio – há previsão de viagem para evento que marca 1 ano do programa Brasil sem Miséria.

STF e quilombolas – tribunal julga ação do DEM que questiona critérios para reconhecimento de comunidades com direito às terras.

Carmen Lúcia no TSE – ministra do STF assume Presidência do TSE. Primeira mulher a ocupar o cargo, será responsável por comandar a Justiça Eleitoral durante as eleições para prefeitos e vereadores neste ano.

PSB flerta com Kassab – partido formalizará dissolução do bloco que compunha com o PC do B na Câmara.

Juros – à tarde, Copom redefine a taxa básica de juros (Selic). Em março, a taxa caiu de 10,5% ao ano para 9,75% ao ano. 

Battisti na livraria – o italiano Cesare Battisti autografará o livro ''Ao Pé do Muro'' na Livraria da Vila da Vila Madalena. O texto foi escrito durante os 4 anos em que ele ficou preso no Brasil.

Inflação – FGV divulga IGP-M Segundo Decêndio.


Quinta (19.abr.2012)
Ayres com Dilma no STF
– presidente deve ir à posse do ministro Ayres Britto como presidente do tribunal. Às 16h. Antes, pela manhã, deve fazer novo anúncio de investimento do PAC Mobilidade Urbana e ter reunião com o presidente da Guiana, Donald Ramotar.

Governadores na Câmara – vão discutir as dívidas de seus Estados. Estão confirmados: Alckmin (PSDB-SP), Cabral (PMDB-RJ), Anastasia (PSDB-MG), Wagner (PT-RS), Beto Rixa (PSDB-PR) e Tarso Genro (PT-RS).

PSB na TV – partido aliado de Dilma terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto. Terá de novo no sábado (21.abr.2012).

Mantega nos EUA – ministro da Fazenda deve se encontrar com o secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner.

PHS na TV – partido nanico terá 5 minutos contínuos em rede nacional, pagos com dinheiro público. Das 20h às 20h05 no rádio. Das 20h30 às 20h35 na TV.

Bob Dylan em BH – apresentação será no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte (MG).

 

Sexta (20.abr.2012)
Indústria – CNI divulga Índice de Confiança do Empresário Industrial.


Sábado (21.abr.2012)
Aniversário de Brasília – capital brasileira faz 52 anos.

PSB na TV – partido terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto.

Bob Dylan em São Paulo – show será no Credicard Hall. Haverá outra apresentação no domingo (22.abr.2012).


Domingo (22.abr.2012)
Eleição na França – 1º turno da eleição presidencial. O presidente Nicolas Sarkozy (UMP) é candidato à reeleição. François Hollande (PS) é seu principal adversário.

Bob Dylan em São Paulo – penúltimo show será no Credicard Hall. O último acontecerá em Porto Alegre, em 24.abr.2012, no Pepsi on Stage.

 

O blog no Twitter.