Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 23 a 29.abr.2012

Fernando Rodrigues

Fatos que devem marcar a semana: 1) repercussão da pesquisa Datafolha, que registrou mais um recorde de popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT); 2) a instalação da CPI do Cachoeira; 3) o julgamento, no TSE, do pedido do PSD (partido de Gilberto Kassab) por mais acesso ao Fundo Partidário, 4) o julgamento no STF na 4ª feira (caso das cotas raciais) em meio à crise de relacionamento entre os ministros; 5) a Câmara agendou para 3ª feira a votação do polêmico Código Florestal e 6) Lula estará em Brasília na 4ª feira para o lançamento de documentário sobre o início do governo Dilma.

Na 2ª feira (23.abr.2012) a presidente estará em Sergipe. Encontrará aliados, como o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Falarão sobre a seca no Nordeste e, possivelmente, sobre alianças para as eleições de prefeitos. Na 3ª feira (24.abr.2012), em Brasília, a presidente deve anunciar novos investimentos no PAC Mobilidade Urbana. Na 5ª feira (26.abr.2012), no Rio, ela vai comemorar a marca de 1,5 milhão de beneficiários do programa Brasil sem Miséria e presenciar o início das atividades de Eike Batista  no Superporto do Açu.

Sobre o s caso de Carlinhos Cachoeira, nesta 2ª feira, a Controladoria-Geral da União deve instaurar processo que pode impedir a construtora Delta de ter contratos com órgãos públicos.  Na 3ª,  espera-se que o PT anuncie o relator da CPMI que investiga a história. Na 4ª, vence o prazo para o senador Demóstenes Torres (ex-DEM) se defender no Conselho de Ética do Senado da acusação de quebra do decoro parlamentar por envolvimento com Cachoeira.

No Congresso, o assunto que está no centro das preocupações é a CPMI. Mas ainda há votações para ocupar o tempo dos deputados, na Câmara, por exemplo. É o caso do projeto do novo Código Florestal, que o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), prometeu colocar votação até 3ª feira (24.abr.2012).

Na 4ª feira (25.abr.2012), mais um julgamento importante no Supremo Tribunal Federal (STF). A corte deve julgar a validade constitucional da política de cotas raciais em universidades. Em questão estará ação em que o  DEM contesta o sistema de cotas.

Na 5ª feira (26.abr.2012) ocorre a última sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral com a participação do ministro Marcelo Ribeiro. Como ele é relator do pedido do PSD para ter acesso a mais dinheiro do fundo partidário, se o caso não for encerrado até esta data, será preciso esperar a nomeação e posse do ministro substituto para se ter uma decisão.

Na 6ª feira (27.abr.2012), o PSDB continua correndo atrás do eleitorado que lhe falta. Fará seu 1º Congresso Nacional de Lideranças Sindicais, em São Paulo. Entre os temas de discussão, o “novo Brasil resultante das transformações econômicas e sociais implantadas no governo Fernando Henrique”.

E no sábado (28.abr.2012), políticos e empresários estarão juntos na Bahia porque o empresário João Dória (um dos líderes do antigo movimento Cansei, anti-Lula) vai colocá-los em contato no 11º Fórum de Comandatuba.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (23.abr. 2012)
Dilma em Sergipe – de manhã, vai a Rosário do Catete e assina contrato de arrendamento das reservas de potássio entre Petrobras e Vale. À tarde, em Aracaju, reúne-se com governadores e ministros para discutir a seca no Nordeste. Eduardo Campos (PSB) estará presente.

Caso Cachoeira – Controladoria-Geral da União deverá instaurar processo que pode impedir a construtora Delta de ter contratos com órgãos públicos. A empresa é suspeita de irregularidades supostamente combinadas com o grupo de Carlinhos Cachoeira.

Brasil em Nova York – esta é a data da reunião da Brazilian-American Chamber of Commerce no The Harvard Club.

DEM e as eleições – partido que mais encolhe no país reunirá seus deputados federais em Salvador. Vai ver quem é candidato a prefeito e quais alianças podem conseguir. DEM e a Espanha – partido reúne, em São Paulo, políticos liberais para debater política externa brasileira. O principal convidado é José Ramón García, secretário de Relações Internacionais do PP (Partido Popular) espanhol, partido que atualmente está no poder com o presidente Mariano Rajoy.

Inflação – FGV divulga IPC-S.

 

Terça (24.abr.2012)
Dilma e o PAC – em Brasília, presidente deve anunciar novos investimentos no PAC Mobilidade Urbana.

CPI do Cacheira – PT deve anunciar quem será o relator da investigação. Paulo Teixeira e Cândido Vaccarezza, deputados do PT-SP, são cotados.

Código Florestal – o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), prometeu colocar o projeto em votação nesta data. Como o conflito entre ruralistas e ambientalistas ainda não foi solucionado, o governo prefere adiar.

Amorim e os EUA – ministro da Defesa, que já foi das Relações Exteriores, reúne-se com o secretário de Defesa americano, Leon Panetta.

PSC na TV – partido terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto. Terá de novo na 5ª feira (26.abr.2012).

Inflação – IBGE divulga Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15. Fipe divulga IPC referente ao período de 24.mar a 22.abr.2012. FGV divulga IPC-S Capitais.

 

Quarta (25.abr.2012)
Lula em Brasília – ex-presidente vai participar do lançamento do documentário em 3D sobre o início do governo Dilma. O vídeo foi feito pelo fotógrafo Ricardo Stuckert.

Caso Demóstenes– prazo que o senador, ex-DEM, tem para se defender no Conselho de Ética do Senado da acusação de quebra do decoro parlamentar por envolvimento com Carlinhos Cachoeira.

Congresso da PF encontro de delegados será no Rio, até 6ª feira (27.abr.2012). Devem soltar nota sobre a CPI do Cachoeira.

STF e as cotas – tribunal deve julgar a validade constitucional da política de cotas raciais em universidades. A ação em questão é do DEM, que contestou o sistema.

Política econômica – reunião da Comissão da Moeda e do Crédito (Comoc).

Consumidor – FGV publica sondagem.

Emprego e desemprego – Dieese divulga estudo mensal sobre o tema.

 

Quinta (26.abr.2012)
Dilma e Eike Batista – presidente vai ao Rio comemorar a marca de 1,5 milhão de beneficiários do programa Brasil sem Miséria. À tarde, aproveitará para ver o início das atividades do empresário no Superporto do Açu.

Kassab e o fundo partidário – o ministro do TSE Marcelo Ribeiro terá sua última sessão plenária no tribunal. Como ele é relator do pedido do PSD, se o caso não for encerrado até esta data, será preciso esperar a nomeação e posse do substituto para se ter uma decisão.

PSOL na TV – partido do senador Randolfe (AP) e dos deputados Chico Alencar (RJ), Ivan Valente (SP) e Jean Wyllys (RJ) terá 5 minutos contínuos em rede nacional, pagos com dinheiro público. Das 20h às 20h05 no rádio. Das 20h30 às 20h35 na TV.

Política econômica – reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).

PSC na TV – partido terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto.

Emprego – IBGE publica pesquisa mensal sobre o assunto.

Indústria – FGV publica sondagem sobre o setor.

 

Sexta (27.abr.2012)
PSDB e sindicatos – partido faz seu 1º Congresso Nacional de Lideranças Sindicais, em São Paulo. Entre os temas de discussão, o “novo Brasil resultante das transformações econômicas e sociais implantadas no governo Fernando Henrique”.

Inflação na indústria – IBGE divulga índice de preços ao produtor para indústrias de transformação.

 

Sábado (28.abr.2012)
Políticos e empresários na Bahia – o empresário João Dória promove a 11ª edição do Fórum de Comandatuba. Vai colocar em contato congressistas, ministros, governadores, prefeitos e empresários. Evento vai até 1º.mai.2012 no hotel Transamérica da Ilha de Comandatuba.

PP na TV – partido de Paulo Maluf terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto. Terá de novo em 1º, 3 e 5.mai.2012.

 

Domingo (29.abr.2012)
Dinheiro dos partidos – as siglas devem entregar suas prestações de conta de 2011 à Justiça Eleitoral até 2ª feira (30.abr.2012).

 

O blog no Twitter.