Blog do Fernando Rodrigues

Voto feminino será “determinante” em 2012, diz revista especializada

Fernando Rodrigues

Artigo publicado na última edição da revista “Campaigns & Elections” afirma que o eleitorado feminino será “determinante” na eleição para prefeitos deste ano. Um dos motivos é que as mulheres têm “relação próxima com os temas da cidade”, enquanto os homens teriam mais afinidade com “temas macro”.

Outro motivo é a vantagem numérica. Ao passo que o voto feminino completou 80 anos no Brasil em 2012, as mulheres também se tornaram a maioria do eleitorado. São 71,6 milhões (52% dos eleitores) contra 66,1 milhões de homens eleitores (48%), segundo os dados mais atuais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referentes a marco de 2012.

Apesar disso, as mulheres ainda estão longe de ser maioria dos políticos com mandato no país. No mesmo nº da revista, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) observa que “as mulheres são 52% do eleitorado brasileiro, mas as deputadas federais apenas 9% da Câmara, as senadoras 10% e as deputadas estaduais, em média, têm presença de 12% nas Assembleias Legislativas”.

Foram publicados também depoimentos de outras políticas sobre os 80 anos do voto feminino. Deram opinião as prefeitas Micarla de Souza (PV-Natal) e Luizianne Lins (PT-Fortaleza), a deputada federal Manuela D’Ávila (PC do B-RS), a senadora Ana Amélia (PP-PR) e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM) .

A “Campaigns & Elections” foi fundada em 1980 nos EUA. É uma publicação voltada para políticos e para quem os assessora. Sua versão brasileira estreou em dezembro de 2011 sob comando do publisher Bruno Hoffmann.

A última edição da revista está disponível na íntegra aqui. Além dos textos sobre o eleitorado feminino, a revista apresenta reportagem sobre pesquisas eleitorais com opiniões dos diretores de três grandes institutos nacionais, Datafolha, Ibope e Vox Populi. Há também uma entrevista com J.R. Duran, fotógrafo famoso pelas fotos que fez para a revista “Playboy”, mas que revela também trabalhar para políticos em campanha.

 

O blog no Twitter.