Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 14 a 20.mai.2012

Fernando Rodrigues

O drive político da semana: 1) presidente Dilma Rousseff poderá anunciar veto ao Código Florestal aprovado pela Câmara e sancionar a Lei Geral da Copa; 2) STF decidirá nesta 2ª feira (14.mai.2012) se Carlinhos Cachoeira irá à CPI na 3ª feira (15.mai.2012); 3) o PT terá propagandas em rede nacional de TV, deverá usá-las para mostrar Haddad; 4) entrará em vigor na 4ª feira a Lei de Acesso a Informações Públicas, dia em que também será empossada a Comissão da Verdade.

Dilma detalha nesta 2ª feira (14.maio.2012) o programa ''Brasil Carinhoso'', que dará mais recursos para programas sociais voltados para famílias com crianças de até 6 anos. Na 4ª feira (16.mai.2012), empossará integrantes da Comissão da Verdade.

Na 3ª feira, o Conselho de Ética do Senado ouvirá delegados da Polícia Federal sobre o envolvimento do senador Demóstenes Torres (ex-DEM) com Carlinhos Cachoeira. O grupo poderá cassar o mandato de Demóstenes.

Na 5ª feira (17.mai.2012), a CPI do Cachoeira fará reunião administrativa. Serão votados requerimentos para convocação de governadores, do ex-diretor do Dnit, Luiz Antonio Pagot, e do empresário Fernando Cavendish, da Delta.

Nesta semana PT e PMDB farão eventos para instruir seus pré-candidatos a prefeito sobre como participar da campanha. O PT organiza em Porto Alegre um seminário na 4ª (16.mai.2012) e na 5ª feira (17.mai.2012). Já o PMDB planeja seu evento para Brasília, na 5ª feira (17.mai.2012).

Na 6ª feira (18.mai.2012) o PT reunirá seu Diretório Nacional em Porto Alegre. E o PSDB Mulher fará um Congresso no Recife com a participação de Yeda Crusius, ex-governadora do Rio Grande do Sul.

No sábado (19.mai.2012), começará o Campeonato Brasileiro 2012.

A seguir, detalhado, o drive político da semana:

 

Segunda (14.mai. 2012)
Dilma e as crianças – presidente anunciará mais recursos para o Bolsa Família. Aumentará o benefício de famílias com crianças de até 6 anos. Também anunciará recursos para construção de creches. Começa às 15h, no Palácio do Planalto.

STF e Cachoeira – ministro Celso de Mello decidirá se aceita o pedido de Carlos Cachoeira para que seja adiado o depoimento marcado  para esta 3ª feira (15.mai.2012). Cachoeira alega que não teve acesso a todos os documentos do caso.

PT na CPI – partido reúne líderes no Congresso e outros de seus chefões para traçar a estratégia que adotará na investigação. A tendência é deixar de lado as convocações do procurador-geral da República e dos governadores suspeitos.

Delta sob nova direção – a JBS, do Frigorífico Friboi, assumirá nesta semana o controle da empreiteira envolvida com Carlinhos Cachoeira. Avisou que fará auditoria na empresa.

Ética dos ministros – Comissão de Ética Pública da Presidência fará sua reunião mensal. Casos pendentes: consultorias privadas de Fernando Pimentel (Indústria e Comércio Exterior), lanchas de Ideli Salvatti (Relações Internacionais) e suposto contato de Alexandre Padilha (Saúde) com o grupo de Carlinhos Cachoeira.

Netinho e Michel Temer – pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PC do B, o pagodeiro pretende encontrar o vice-presidente para discutir aliança.

Jaques Wagner em Brasília – governador da Bahia, do PT, estará na capital para falar com a ministra Miriam Belchior (Planejamento). Pedirá mais dinheiro para o combate à seca.

Celso Amorim na Amazônia – ministro da Defesa terá diversos compromissos na região nesta semana. Começará pela comunidade de Tiriós, no Pará, e por Boa Vista, em Roraima.

UnB x homofobia – alunos da Universidade de Brasília divulgam via Facebook a manifestação “UnB fora do armário”. Haverá atividades no campus Darcy Ribeiro a partir das 12h.

Diretas Já na OAB – seção fluminense da entidade lançará campanha para acabar com a eleição indireta para o comando da OAB nacional.

Festa do PMDB – começará às 11h, no plenário da Câmara, sessão solene em homenagem aos 46 anos do partido.

 

Terça (15.mai.2012)
Dilma e os municípios – deve participar da abertura da 15ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e do Encontro da Presidência da República com os Municípios. Às 10h30, no Royal Tulip Brasília Alvorada.

Presidente da França – François Hollande assume o cargo que era ocupado por Nicolas Sarkozy.

Cachoeira no Congresso – se o STF permitir, empresário preso e suspeito de chefiar máfia de jogo ilegal irá à CPI que leva seu nome. Mas, segundo sua defesa, manterá silêncio.

Haddad na TV – PT terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto. Terá novamente na 5ª feira (17.mai.2012), no sábado (19.mai.2012) e na próxima 3ª feira (22.mai.2012). É a chance do pré-candidato a prefeito de São Paulo aparecer para o eleitorado. Ele está mal nas pesquisas.

Caso Demóstenes Conselho de Ética do Senado, que estuda cassar o mandato do senador, ouvirá às 9h os delegados Raul Alexandre Marques Sousa e Matheus Mella Rodrigues, responsáveis pelas Operações Vegas e Monte Carlo. Ambos já prestaram depoimento à CPI do Cachoeira.

Pendências do TSE – 1) retomar julgamento sobre aumentar ou não a parte do Fundo Partidário recebida pelo PSD de Kassab; 2) aceitar ou não pedido do PT para que seja revogada proibição à candidatura de quem teve contas de campanha rejeitadas no passado.

Transparência – FGV fará seminário em São Paulo sobre a Lei de Acesso a Informações Públicas, que entrará em vigor nesta 4ª feira (16.abr.2012). Das 9h às 13h, na rua Rocha, 233, 7º andar.

Eduardo Braga em São Paulo – líder do governo no Senado falará sobre “economia verde” em evento do grupo de João Dória, fundador do “Cansei”, extinto movimento anti-Lula. Às 7h30, no Auditório Omint.

Criminalização da homofobia – será no Congresso o encontro entre o pastor Silas Malafaia e o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis. A princípio, deverão debater o PLC 122, que criminaliza a homofobia.

Governo e os sindicatos – ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) poderá receber centrais sindicais para tratar de temas como fim do fator previdenciário e isenção de Imposto de Renda sobre participação nos lucros.

Marta Suplicy e a homofobia – senadora do PT-SP organiza no Senado seminário para discutir o Projeto de Lei da Câmara n° 122, que criminaliza a homofobia. Começa às 10h.

Equador e o Brasil – será lançado em Brasília o livro “O Equador é Verde” com dados sobre as reformas feitas por Rafael Correa. A obra do jornalista brasileiro Tadeu Breda apresenta depoimentos dos candidatos que concorreram à Presidência equatoriana em 2009, inclusive de Correa. Começa às 19h, no Sebinho (SCLN 406, bloco C, loja 44).

ONGs contra paraísos fiscais – organizações lançarão versão 2012 da campanha ''Fim aos Paraísos Fiscais''. Recolherão assinaturas para entregar aos chefes de Estado do G20 na próxima reunião do grupo, que será em 18 e 19.jun.2012, no México.

Dinheiro da Petrobras – empresa divulga seus resultados do 1º trimestre de 2012.

 

Quarta (16.mai.2012)
Dilma e a ditadura – presidente empossará integrantes da Comissão da Verdade, grupo que deverá elaborar a narrativa oficial das violações de direitos humanos no país de 1946 a 1988. Começa às 11h, no Palácio do Planalto.

Dilma e o movimento gay – alunos da UnB planejam fazer manifestação contra a homofobia em frente ao Palácio do Planalto.

Fim do sigilo eterno – entrará em vigor a Lei de Acesso a Informações Públicas. O texto obriga todos os órgãos públicos municipais, estaduais e federais, dos 3 Poderes da República, a divulgarem todos seus documentos e dados não confidenciais. Aqui, histórico da aprovação da lei. Aqui, pontos não esclarecidos sobre a aplicação da regra.

Lei de Acesso e os gastos públicos – a nova lei será mais um instrumento de controle do dinheiro público. Este tema será abordado em evento organizado pela Abraji, pelo Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas e pela OEA. Das 9h às 13h na ESPM, em São Paulo.

Caso Demóstenes – Conselho de Ética do Senado ouvirá os procuradores da República Daniel Rezende Salgado e Lea Batista de Oliveira, responsáveis pela investigação da Operação Monte Carlo.

Conselho de Ética da Câmara – grupo está com os casos do deputado Protógenes Queiroz (PC do B-SP), que tem suposta ligação com Dadá, um dos homens de Carlinhos Cachoeira, e do deputado João Carlos Bacelar (PR-BA), acusado de nepotismo.

PT nas eleições – em Porto Alegre, até 5ª feira (17.mai.2012), partido fará seminário sobre programa de governo para seus pré-candidatos a prefeito. A palestra inaugural será sobre marketing eleitoral e político.

Imprensa e Código Florestal – o deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) organiza audiência, às 9h30, na Comissão de Agricultura, para explicar o texto, ponto a ponto, para os jornalistas. Palestrantes: Paulo Piau (PMDB-MG), relator do projeto; Sarney Filho (PV-RJ), deputado ambientalista; Reinold Stephanes (PSD-RJ), deputado ruralista; e Marcos Fava Neves, pesquisador da USP.

Jaques Wagner em Brasília – governador da Bahia estará na capital pela 2ª vez na semana. Desta vez, presenciará a posse de seu apadrinhado Elmo Vaz de Matos como novo presidente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).

Inflação – FGV divulga IPC-S.

 

Quinta (17.mai.2012)
Haddad na TV – PT terá mais 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto. Terá novamente no sábado (19.mai.2012) e na próxima 3ª feira (22.mai.2012).

Governadores na CPI – comissão fará reunião administrativa e votará requerimentos que pedem convocação de Agnelo Queiroz (PT-DF), Marconi Perillo (PSDB-GO) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ).

Pagot, o retorno – a CPI deverá votar também requerimento de convocação do ex-diretor do Dnit, Luiz Antonio Pagot. Ele foi protagonista do escândalo que derrubou o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) do cargo de ministro dos Transportes em 2011. Hipótese em discussão é que a demissão da cúpula do ministério beneficiou a empreiteira Delta e o grupo de Cachoeira.

Cavendish na CPI – outro requerimento a ser votado pede a convocação do empresário, dono da empreiteira Delta no período em que suas atividades foram associadas a Cachoeira.

PMDB nas eleições – partido falará sobre marketing eleitoral a seus pré-candidatos. Estarão presentes líderes do partido, como o vice-presidente Michel Temer, os senadores José Sarney, Renan Calheiros e Valdir Raupp, os deputados Henrique Alves e Rose de Freitas. O principal governador do PMDB, Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, não deverá comparecer.

Patriota na Folha – ministro das Relações Exteriores será sabatinado em evento organizado pelo jornal. A sabatina seria em março, mas não aconteceu a pedido do ministro.

PSTU na TV – partido nanico, sem representantes no Congresso, terá 5 minutos contínuos em rede nacional pagos com dinheiro público. Das 20h às 20h05 no rádio. Das 20h30 às 20h35 na TV.

Política econômica – Comitê de Estabilidade Financeira do Banco Central (Comef) fará reunião pela manhã e pela tarde em Brasília. Alexandre Tombini, presidente do BC, participará.

Comércio – IBGE divulga pesquisa mensal sobre o setor.

Inflação – Fipe divulga IPC referente ao período de 16.abr a 15.mai.2012. FGV publica IGP-10 e IPC-S Capitais.

 

Sexta (18.mai.2012)
Cúpula do PT Diretório Nacional do partido se encontrará em Porto Alegre, na esteira do encontro de pré-candidatos a prefeito programado para 4ª e 5ª feira (16 e 17.mai.2012).

PSDB e Yeda Crusius – ex-governadora do Rio Grande do Sul participará do Congresso Nacional do PSDB Mulher, no Recife. Ela estava no ostracismo desde que se envolveu em escândalos e perdeu a eleição de 2010. Estarão lá: Sérgio Guerra, Aécio Neves, Lúcia Vânia e Bruno Araújo.

Indústria – CNI divulga Índice de Confiança do Empresário Industrial.

 

Sábado (19.mai.2012)
Campeonato Brasileiro 2012 – 
começará a principal competição esportiva do país.

Haddad na TV – PT terá outros 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto. Terá novamente na próxima 3ª feira (22.mai.2012).

 

Domingo (20.mai.2012)
Padre Marcelo – gravará seu DVD ''Ágape'', pela Sony Music, no dia em que completará 45 anos. Cantará ao lado do ex-desafeto Fábio de Melo, da apresentadora Xuxa e do pagodeiro Belo., no dia de seu aniversário: 20 de maio.

Eleição na Sérvia país situado nos Balcãs, na Europa, fará 2º turno de sua eleição presidencial.

Eleição na República Dominicana – eleitores do país caribenho elegerão um novo presidente.

 

O blog no Twitter.