Blog do Fernando Rodrigues

Dilma entra na campanha pró-Haddad

Fernando Rodrigues

Lula e a atual presidente gravam vídeo para candidato do PT em São Paulo

A presidente Dilma Rousseff gravou em vídeo sua primeira participação direta a favor de Fernando Haddad na disputa pela Prefeitura de São Paulo.

Haddad é o pré-candidato do PT. Até agora, está com apenas 3% das intenções de voto, segundo o Datafolha.

O Blog teve acesso ao vídeo do PT que será transmitido a partir de hoje (15.maio.2012):

A propaganda do PT deve ter caráter partidário, mas fica nítida a intenção de associar o comercial à candidatura de Haddad.

A leitura do texto deixa óbvia a estratégia. Aparecem apenas 3 pessoas, pela ordem: o ex-presidente Lula, Dilma e Haddad (na condição de ex-ministro da Educação). O mote todo é a palavra “novo”.

As pesquisas qualitativas do PT mostram que a forma de melhorar o posicionamento de Haddad é mostrá-lo como “novo”. Eis o texto do comercial de 30 segundos (grifos em negrito feitos pelo Blog):

 

Lula: Quando lançamos o Bolsa Família, surpreendemos o mundo com algo novo.

Dilma: Lançar o Brasil Sem Miséria, para acabar com a pobreza extrema no país, foi uma atitude nova.

Lula: Cuidar de todos, em especial dos jovens, será sempre o justo, o moderno, o novo.

Haddad: Criar o ProUni, escolas técnicas, dobrar vagas nas universidades e dar bolsas para estudantes brasileiros no exterior, é fazer o futuro, é fazer o novo.

Lula: O PT veio para mudar…

Dilma: …Inovar e renovar o Brasil

 

Como se vê, a ideia é contrapor o “novo” Haddad (49 anos) ao que implicitamente seria o “velho”, representado pelos demais candidatos, sobretudo o que lidera as pesquisas, José Serra (70 anos), do PSDB.

Vai dar certo?

É cedo para saber. Mas a propaganda realizada pelo publicitário João Santana é a maior aposta de Haddad e do PT nesta fase da pré-campanha.

O filme entra no ar em todo o país nesta terça-feira (15.maio.2012) depois que o PT conseguiu derrubar uma proibição da Justiça Eleitoral, pois a legenda havia sido punida.

Um problema: a TV Globo se recusou a transmitir o comercial porque o filme foi enviado fora do prazo estabelecido para esse tipo de propaganda. O PT está recorrendo à Justiça e pode obter o tempo mais para frente –o que só ajudará Haddad. Primeiro, passa em todas as emissoras. Depois, na Globo.

 

O blog no Twitter.