Blog do Fernando Rodrigues

59% do Congresso torcem para times de RJ e SP

Fernando Rodrigues

Cariocas e paulistas dominam a preferência de deputados e senadores.

É comum no Congresso ouvir que a Câmara e o Senado são um retrato do Brasil. Mas quando se trata de escolher o time de futebol, a maioria dos deputados e dos senadores (59% deles) prefere equipes do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O dado foi obtido por levantamento inédito conduzido pelo repórter Fábio Brandt para o Blog em abril de 2012. Foi perguntado aos congressistas, pessoalmente ou por meio de assessores e secretários, para quais times torcem. As equipes do Rio têm a preferência de 36% do Congresso. As de São Paulo, de 23%.

Clique na imagem abaixo para acessar infográfico com dados do levantamento:

Os times cariocas mais citados foram Flamengo (16,7% do Congresso), Vasco (6,6%), Fluminense (6,2%) e Botafogo (5,4%). Os paulistas mais mencionados foram Corinthians (8,9% do Congresso), Palmeiras (4,7%), Santos (4,4%) e São Paulo (4%).

A predileção por times do Sudeste aumenta de 59% para 67,5% quando levadas em conta equipes dos outros 2 Estados da região, Minas Gerais e Espírito Santo. Os times mineiros foram citados como preferidos por 8,2% dos congressistas. Os capixabas, por 0,3%.

Responderam à enquete do Blog 569 dos 594 congressistas (25 não quiseram participar da pesquisa). Entre os 569 que deram respostas, 12 dizem torcer apenas para a seleção brasileira. Outros 13 afirmam não torcer para nenhum time. E 2 não quiseram revelar a preferência.

Acesse aqui documento em pdf (135 Kb) que mostra para qual equipe torce cada congressista que respondeu à pesquisa e quais deles não a responderam. Aqui, infográfico com dados do levantamento.

Constatações e curiosidades
O levantamento do Blog mostra uma série de idiossincrasias quando o assunto no Congresso é futebol. A seguir, uma lista com as principais:

Torcedores múltiplos: não há prova científica de que torcer por mais de um time renda mais votos. Mesmo assim, 37 deputados e 19 senadores declaram ter mais de um time do coração. Os casos mais extremos são 2 deputados mineiros de partidos arqui-inimigos: Bonifácio de Andrada (PSDB) e Weliton Prado (PT). Cada um veste 4 camisas. Clique aqui para ver quadro com estatística sobre o nº de times de cada congressista.

Preferência pelo quintal do vizinho: 223 dos 569 congressistas que responderam à enquete não torcem para nenhum time da Unidade da Federação que representam. São 37,5% do Congresso (composto por 594 políticos). Mas se tornam 44% se forem somados aos 11 que não torcem para nenhuma equipe, aos 2 que não revelam o time e aos 25 que não responderam à enquete do Blog.

Gaúcho puro sangue: a única bancada que torce 100% para times do próprio Estado é a gaúcha. Deputados e senadores do Rio Grande do Sul não tergiversam nem escondem o time. As equipes citadas foram: Internacional (26 torcedores), Grêmio (21), Avenida de Santa Cruz do Sul, Brasil de Pelotas, Caxias e Caxiense (1 torcedor cada).

Estados sem torcida: os únicos Estados que não possuem times citados pelos congressistas são Amazonas e Tocantins. Em Manaus, no Amazonas, está sendo construído um dos estádios da Copa de 2014. A capital amazonense terá a sua arena, mas nenhum congressista de lá se anima a torcer por equipes locais.

Time de Brasília: dos 8 deputados e 3 senadores do Distrito Federal, só Jaqueline Roriz (PMN) defende cores locais: as do Brasiliense, time do ex-senador Luís Estevão. Ele teve o mandato cassado no ano 2000 por ser associado ao escândalo do juiz Nicolau dos Santos Neto. Em 2011, Jaqueline também enfrentou processo de cassação, mas foi absolvida pelos colegas deputados. Eles não julgaram grave ela ter recebido dinheiro do delator do mensalão do DEM. Aqui, texto do Blog sobre os escândalos recentes de Brasília.

Fernando Collor: ejetado da Presidência da República depois de um processo de impeachment, o político nutre uma mágoa em relação à imprensa. Hoje Collor é senador pelo PTB de Alagoas. Foi o único dos 81 senadores que não respondeu à pesquisa. A Wikipédia diz que Collor presidiu o CSA, mas seu chefe de gabinete não quis confirmar a informação. Preferiu fazer o seguinte comentário: “É aquele site onde qualquer um pode escrever?”.

CPI do Cachoeira é Fla, Flu e Corinthians: entre o grupo incumbido de investigar as peripécias de Carlinhos Cachoeira e seus aliados o time preferido é o Flamengo (7 membros da CPI torcem para o rubro-negro). Em seguida, vêm Fluminense (6 torcedores) e Corinthians (5). Palmeiras, São Paulo e Botafogo têm 3 cada. O presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), é Fluminense e Campinense (time de Campina Grande). O relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), é Atlético Mineiro. Aqui, quadro com os times de todos os integrantes da CPI.

Demóstenes Torres é Estrela Solitária: o senador de Goiás vive no ostracismo. Está evitando jornalistas desde que sua ligação com Carlinhos Cachoeira foi revelada. Nem por isso fez como Collor. Demóstenes respondeu à pesquisa: torce para o Botafogo e para o Atlético Goianiense.

Jean Wyllys: o deputado do PSOL do Rio de Janeiro não torce para nenhum time. Autodeclarado o 1º homossexual assumido sem “homofobia internalizada” e ligado ao movimento LGBT a entrar para a Câmara, ele disse ao Blog que o ambiente do futebol é hostil aos homossexuais e por isso não tem proximidade com o esporte. Aqui, breve biografia do deputado.

Bancada feminina: entre as 46 deputadas e 9 senadores em exercício do mandato, a tendência é a mesma do Congresso como um todo. Flamengo é o time preferido (18,2% das congressistas). Corinthians, o segundo, com 10,9%. A diferença mais relevante é que 9,1% delas dizem torcer só para a Seleção Brasileira. Considerados todos os congressistas, a taxa cai para 2%. Clique aqui para ver o ranking dos times citados pelas congressistas.

Governo x oposição: são mais parecidos do que parecem, pelo menos quando o assunto é futebol. O top 5 entre os governistas é: Flamengo (14,5%), Corinthians (9,1%), Internacional (6,2%), Vasco (6,2%) e Fluminense (5,6%). Entre os oposicionistas é: Flamengo (16,4%), Corinthians (10%), Vasco (8,2%), Botafogo (6,4%) e Cruzeiro (6,4%). Veja os times dos governistas e dos oposicionistas.

Bancada de cima do muro: nenhum político da bancada ambígua deixou de responder à enquete. São deputados e senadores que ora estão com governo, ora com a oposição. Têm o Flamengo como time preferido (24,3%). Mas o Corinthians (7,2%) fica em 3º lugar e o Fluminense (10,8%) assume a 2ª posição. Os ambíguos são PSD, PR, PV, PMN, PT do B, PRTB, PRP, PHS e PSL. Aqui, explicação do Blog sobre a divisão do Congresso entre governo, oposição e ambíguos. Aqui, o ranking das equipes preferidas dos ambíguos.

O blog no Twitter.