Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 18 a 24.jun.2012

Fernando Rodrigues

Esta é a semana da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Os eventos da conferência serão realizados até 6ª feira (22.jun.2012).

Apesar disso, a presidente Dilma Rousseff terá que fazer uma pausa da Rio+20. Ela começa a semana no México, por causa da reunião do G-20, nestas 2ª e 3ª feiras (18-19.jun.2012). Dilma chegará ao Rio na 4ª feira (20.jun.2012) para a reunião de chefes de Estado na Rio+20. Na 5ª feira (21.jun.2012), ela jantará com chefes de Estado. Há chance de Lula também estar à mesa.

Nem a CPI do Cachoeira funcionará nesta semana por causa da Rio+20. Deputados e senadores alegaram necessidade de ir ao Rio de Janeiro para paralisar as votações e outros trabalhos do Congresso.

Na 2ª feira (18.jun.2012), o Conselho de Ética do Senado poderá recomendar a cassação o mandato do senador Demóstenes Torres, de Goiás, ex-DEM. O relator Humberto Costa (PT-PE) submeterá seu relatório sobre a conduta do colega ao Conselho. E a 3ª turma do Tribunal Regional da 1ª Região poderá decidir se anula ou não as escutas de conversas telefônicas de Carlinhos Cachoeira.

Na 3ª feira (19.jun.2012), os ministros do STF poderão debater uma ação relacionada ao pedido do PSD para ter mais dinheiro do Fundo Partidário e também mais tempo de rádio e de TV. O ministro Dias Toffoli resolveu levar a questão diretamente para o Supremo ao invés de se pronunciar no TSE.

Na 4ª feira (20.jun.2012), Lula chamará a atenção na Rio+20. Ele estará na abertura do encontro de chefes de Estado e terá uma reunião com o novo presidente da França, o socialista François Hollande.

Na 5ª feira (21.jun.2012), o STF tem em sua pauta um caso ligado à morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT). A Corte julgará pedido de prisão preventiva de Sérgio Gomes da Silva, denunciado pelo assassinato do político. Também na pauta do STF, a Adin do DEM, PMDB, PSDB, PR e PP que contesta a cessão de mais tempo de TV e de dinheiro do Fundo Partidário ao PSD.

Na 6ª feira (22.jun.2012), terminará a Rio+20. E no domingo (24.jun.2012), o PMDB fará a convenção que oficializará a candidatura de Gabriel Chalita a prefeito de São Paulo (que anda um pouco desidratada, como mostrou a mais recente pesquisa Datafolha).

Nesta semana, espera-se também o posicionamento do Conselho Nacional do Ministério Público sobre o pedido feito pelo senador Fernando Collor (PTB-AL) para que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, seja investigado.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (18.jun.2012)
Dilma no México – presidente estará em Los Cabos, cidade paradisíaca, para reunião do G-20. O encontro terminará na 3ª feira (19.jun.2012).

Demóstenes prestes a ser cassado – Conselho de Ética do Senado poderá recomendar a cassação do mandato do senador de Goiás, ex-DEM. Demóstenes espera que o STF impeça a votação por conta de imprecisões no procedimento do Conselho. Ele já teve indeferido pedido de anulação da sessão.

Trunfo de Demóstenes – se o STF não ajudar, o senador torce para o desleixo dos colegas jogar a seu favor. Há risco de não haver quórum para votar a cassação de mandato porque muitos políticos usarão a Rio+20 como desculpa para fugir de Brasília e curtir o Rio de Janeiro.

Folga da CPI – comissão não terá reuniões nesta porque alguns de seus integrantes estarão no Rio de Janeiro a pretexto de participar da Rio+20.

Anulação de provas – 3ª turma do Tribunal Regional da 1ª Região fará sua sessão semanal e poderá bater o martelo sobre a validade das escutas nos telefones de Cachoeira. Talvez a decisão fique para 3ª feira (19.jun.2012). 1 dos 3 juízes já decidiu pela anulação.

Odair Cunha – relator da CPI, do PT-MG, diz que a semana sem reuniões será usada para analisar documentos e fazer diligências em busca de informações que a comissão ainda precisa receber.

CPI paralela – grupo de “independentes” fará reunião semanal. O senador Randolfe (PSOL-AP) não espera ouvir Luiz Pagot nesta semana, mas trabalhar para levá-lo ao Congresso. Também costumam participar do encontro os senadores Pedro Taques (PDT-MT), Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), além dos deputados Rubens Bueno (PPS-PR), Miro Teixeira (PDT-RJ) e Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

Pedro Simon e Luiz Pagot – esta é a data em que o senador do PMDB-RS disse que terá uma resposta do ex-diretor do Dnit sobre prestar depoimento fora da CPI.

Comissão da Verdade – grupo convidou o jornalista Elio Gaspari para sua reunião. Ele escreveu uma série de livros sobre a ditadura militar.

Militares na Câmara – por iniciativa do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Casa fará sessão solene para comemorar os 200 anos de criação da Academia Real Militar.

Mulheres na Rio+20 – uma “Marcha das Mulheres” sairá às 8h do sambódromo, passará pelas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco e irá até o MAM.

Indústria e Rio+20 – Fiesp e Firjan promoverão discussões sobre biodiversidade e sustentabilidade no Humanidade 2012.

Inflação – FGV divulga IPC-S.

 

Terça (19.jun.2012)
Dilma no México – presidente ainda estará participando do G-20.

PSD no STF – partido pediu ao TSE para ter mais dinheiro do fundo partidário. Ministro Dias Toffoli travou o julgamento e disse que tratará da questão em uma ação correlata diretamente ao STF.

Temer e Paulo Bernardo – o vice-presidente da República e o ministro das Comunicações abrirão o 26º Congresso Brasileiro da Radiodifusão, que ocorrerá até 5ª feira (21.jun.2012) no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. Começará às 19h30.

Congresso e festa junina – aberta temporada de ausência generalizada na Câmara e no Senado. Devem ficar na geladeira votações como a dos royalties do petróleo (na Câmara) e a da flexibilização das licitações do PAC (no Senado). Também aguarda um parecer a proposta que impede a nomeação de fichas sujas para cargos de ministro.

FHC na Rio+20 – ex-presidente estará em almoço com colegas do The Elders. O encontro é organizado por Richard Branson, do Virgin Group, e terá como tema paz, direitos humanos e justiça.

Cidades e o clima – integrantes do C-40, grupo de 58 metrópoles de todo o mundo, farão reunião no Rio de Janeiro. Deverão anunciar metas de redução de emissões. Entre os membros do grupo estão Rio, São Paulo, Shangai, Pequim, Moscou, Londres, Paris, Roma, Barcelona, Istambul, Chicago e Los Angeles.

Compromissos ambientais – acaba prazo para finalização do documento que os chefes de Estado deverão assinar. A reunião de cúpula da conferência começa na 4ª feira (20.jun.2012).

Crivella na Rio+20 – ministro organiza o seminário “A Pesca e a Aquicultura Rumo ao Desenvolvimento Sustentável”. Às 15h, na Arena Central do Pavilhão do Brasil no Parque dos Atletas.

Tombini em São Paulo – presidente do BC irá à comemoração dos 15 anos da revista IstoÉ Dinheiro. Às 12h, no Teatro Renaissance.

CUT na Rio+20 – central sindical discutirá “Sustentabilidade e Trabalho Decente em Tempos de Crise” na tenda que terá no Aterro do Flamengo durante a conferência. Das 9h às 12h.

Raimundo Colombo e o Cansei – governador de Santa Catarina, do PSD, participará de evento do Lide, grupo empresarial de João Dória, fundador do extinto movimento anti-Lula.

Câmara e o rádio – Casa fará sessão em Homenagem aos 90 anos do rádio no Brasil e aos 50 anos da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). A iniciativa foi do deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO).

PTB na TV – partido do deputado Silvio Costa, o piadista da CPI do Cachoeira, terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto.

Inflação Fipe divulga IPC referente ao período de 16.mai a 15.jun.2012. FGV divulga IPC-S Capitais, IGP-M Segundo Decêndio, Sondagem de Investimentos.

 

Quarta (20.jun.2012)
Dilma no Rio – presidente voltará do México para participar da reunião de cúpula Rio+20. Ficará na cidade até sábado de manhã.

Lula e Hollande – ex-presidente assistirá abertura do encontro de chefes de Estado e fará reunião com o novo presidente da França, o socialista François Hollande. Lula deverá ficar no Rio até 22.jun.2012.

Ruralistas na Rio+20 – a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) fará, no Rio de Janeiro, seminário sobre “Governança Climática da Agropecuária”. Às 15h, no Espaço AgroBrasil.

CEOs na Rio+20 – estarão no World Green Summit, no Pavilhão do Rio de Janeiro, que fica no Parque dos Atletas. Às 17h15 são esperadas a participação de Ted Turner, da United Nations Foundation, de Helle Thorning-Schmidt, primeira-ministra da Dinamarca, e de Sir Richard Branson, do Virgin Group.

Indústria – FGV divulga prévia da sondagem do setor.

 

Quinta (21.jun.2012)
Lula e Dilma – há expectativa de que ambos participem do jantar oferecido pela Prefeitura do Rio aos chefes de Estado presentes na Rio+20.

Dilma e as mulheres – presidente será anfitriã, no Rio de Janeiro, da cúpula de mulheres chefes de Estado da ONU junto com a ex-presidente do Chile Michelle Bachelet.

STF e Celso Daniel – Supremo julgará pedido de prisão preventiva de Sérgio Gomes da Silva, denunciado pelo assassinato do prefeito de Santo André, do PT.

Todos x PSD – na pauta do STF, Ação Direta de Inconstitucionalidade do DEM, PMDB, PSDB, PR e PP. Querem que o tribunal se manifeste contra dar mais tempo de TV e dinheiro do Fundo Partidário à sigla de Kassab.

Tombini na Suíça – presidente do BC irá a Lucerne para a Conferência Anual do Banco de Compensações Internacionais (BIS). Ficará lá até domingo (24.jun.2012).

Crivella na Rio+20 – outro evento do ministro da Pesca: seminário sobre segurança alimentar e nutricional. Às 15h, na Arena Central do Pavilhão do Brasil no Parque dos Atletas.

PPS na TV – partido terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto. Terá de novo no sábado (23.jun.2012).

Inflação – IBGE divulga Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 e Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial.

Emprego – IBGE divulga Pesquisa Mensal de Emprego.

 

Sexta (22.jun.2012)
Fim da Rio+20 – último dia da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

 

Sábado (23.jun.2012)
PPS na TV – partido terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto.

Profissão de motorista – CNT divulga seminário sobre mudanças causadas pela lei 12.619, que regulamentou e estabeleceu a jornada de trabalho para a profissão.

Eleição na Papua-Nova Guinépaís da Oceania faz eleições parlamentares.

 

Domingo (24.jun.2012)
PMDB em São Paulo – partido fará convenção que formalizará o deputado federal Gabriel Chalita como seu candidato a prefeito da cidade. Será no Pátio do Colégio.

 

O blog no Twitter.