Blog do Fernando Rodrigues

Rio+20 é base para novas conquistas, dirá Dilma

Fernando Rodrigues

em discurso, presidente defenderá texto moderado da conferência

Como não houve muito avanço (como já era esperado) na Rio+20, a presidente Dilma Rousseff fará um discurso a partir de 16h30 na conferência dizendo que o documento final assinado pelos 193 países é a base para novas conquistas de todos, pois estabelece um compromisso comum a respeito do meio ambiente.

A defesa de Dilma será enfática. O documento final da Rio+20, o texto “O futuro que queremos”, foi obra sobretudo da diplomacia brasileira. Admitir tibieza ou fragilidade do texto seria como reconhecer uma derrota do Brasil.

A presidente também exaltará o desempenho do país nos últimos 10 anos (gestões de Lula e dela), quando foi registrada uma redução no desmatamento ao mesmo tempo em que houve aumento de produtividade na agricultura.

Também não faltará no discurso de Dilma um trecho com uma embocadura social: ela mencionará que milhões de brasileiros ascenderam para a classe C. Argumentará então que o exemplo brasileiro é prova de que é possível crescer/preservar e incluir.

No fundo, como a Rio+20 terminará sem grandes avanços objetivos nas metas para cuidar e preservar o meio ambiente, o resultado maior para o Brasil será –na visão do governo– vender uma imagem melhor do país para o mundo.

Vai dar certo? O tempo dirá.

 

O blog no Twitter.