Blog do Fernando Rodrigues

Dilma vê com “apreensão” situação do Paraguai

Fernando Rodrigues

reunião dos países do Mercosul pode ser antecipada

A presidente Dilma Rousseff informou por meio de sua assessoria que acompanha com “apreensão” a situação política no Paraguai.

Até o momento, o governo brasileiro apenas soube da votação de um “impeachment” do presidente Fernando Lugo pela Câmara do país. A votação pelo Senado deve ocorrer hoje (21.jun.2012) à tarde.

Dilma não falou ela própria com Lugo, mas a diplomacia brasileira entrou em contato. O sentimento dentro do governo brasileiro, embora ainda ninguém do entorno da presidente fale em público, é que o “impeachment” de Lugo teria o efeito de um golpe de Estado –pela rapidez e forma com que está sendo conduzido. O Brasil deverá reagir condenando tal desfecho.

A Câmara do Paraguai aprovou a deposição de Lugo pelo “fraco desempenho de suas funções”. Ele está sendo acusado de inépcia por causa de um violento confronto durante a execução de uma ordem de despejo de trabalhadores sem-terra –que ocupavam uma fazenda particular. A operação provocou a morte de 11 trabalhadores e 6 agentes policiais.

Na semana que vem (dias 28 e 29) está programada uma reunião dos países integrantes do Mercosul em Mendoza, na Argentina. Por causa dessa ameaça de instabilidade institucional no Paraguai, a presidente Dilma cogita a possibilidade de antecipar o encontro.

O blog no Twitter.