Blog do Fernando Rodrigues

Dilma tem momentos de “dilmandona” na Rio+20

Fernando Rodrigues

A Rio+20 produziu um documento final anódino e deixou quase todos descontentes com o seu resultado final. Mas a presidente Dilma Rousseff teve ontem (21.jun.2012) uma 5ª feira recheada de atitudes para reforçar a personagem que criou para si própria: dura nas cobranças. Quase a ''dilmandona'' do programa de humor ''Casseta & Planeta vai fundo''.

Eis 3 episódios protagonizados ontem por Dilma:

1) deu uma bronca no secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, obrigando-o a se humilhar em público ao recuar de uma declaração sobre a falta de ambição do documento final da Rio+20;

2) convocou e coordenou uma reunião da Unasul, da qual participaram outros 4 presidentes latino-americanos, para repelir o risco de queda do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, alvo de um processo de impeachment relâmpago; e

3) quebrou o protocolo e respondeu na hora à uma crítica da ex-primeira-ministra da Noruega Gro Harlem Brundtland sobre direitos reprodutivos.

Tudo considerado, Dilma gastou energia enquanto esteve no Riocentro, o horrendo galpão no qual se realiza a Rio+20. Se tivesse se dedicado com esse afinco nos últimos 12 meses a montar um documento final melhor para a conferência, o encontro da ONU sobre desenvolvimento sustentável teria um desfecho menos melancólico.

 

O blog no Twitter.