Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 2 a 8.jul.2012

Fernando Rodrigues

A presidente Dilma Rousseff começa a semana recebendo 2 ministros na 2ª feira (2.jul.2012): Wagner Bittencourt (Aviação Civil) e Alexandre Padilha (Saúde).

Ainda na 2ª feira, o Conselho de Ética da Presidência faz nova reunião e analisa, mais uma vez, o comportamento do ministro Fernando Pimentel (Indústria e Comércio Exterior). Em pauta: a viagem que Pimentel fez em avião fretado pelo empresário João Dória Jr.

Na 3ª feira (3.jul.2012), a CPI do Cachoeira ouvirá mais pessoas relacionadas ao caso e ao governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Na 5ª (5.jul.2012), o grupo terá sessão administrativa e deverá votar mais requerimentos, como os de convocação e quebra de sigilo de Fernando Cavendish (dono da empreiteira Delta).

Na 4ª feira (4.jul.2012) a Comissão de Constituição e Justiça do Senado analisará a legalidade do processo que recomendou a cassação do senador goiano Demóstenes Torres (ex-DEM). Se aprovar a forma como tudo foi feito, a perda do mandato deverá ser votada em plenário na próxima semana.

Também na 4ª feira, o Conselho de Ética da Câmara decidirá se deve ou não abrir processo para investigar se um deputado do PC do B quebrou o decoro parlamentar. Em questão, a relação de Protógenes Queiroz com um dos supostos homens de Carlinhos Cachoeira, o Dadá.

Na 5ª feira (5.jul.2012), acabará às 19h o prazo para partidos e coligações requererem registro de seus candidatos à Justiça Eleitoral.

Na 6ª feira (6.jul.2012) estará permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet. Os comícios serão permitidos das 8h às 24h com aparelhos de som fixos. E alto-falantes instalados nas sedes dos partidos e em veículos poderão funcionar das 8h às 22h.

A partir de sábado (7.jul.2012), candidatos estarão proibidos de comparecerem a inaugurações de obras públicas. E a partir de domingo (8.jul.2012), a Justiça Eleitoral poderá começar a organizar a propaganda eleitoral com partidos e representantes das TV e rádios.

Devem repercutir nesta semana novidades do mundo político divulgadas na semana passada: 1) denúncia feita pelo procurador-geral da República contra suspeitos de envolvimento do mensalão do DEM; 2) aumento da participação do PSD no Fundo Partidário no tempo de TV; 3) pesquisa CNI/Ibope que mostrou Dilma com aprovação de 77% e o governo com aprovação de 59%; 4) liberação, pelo TSE, da candidatura de quem teve contas de campanhas anteriores rejeitadas.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (2.jul.2012)
Dilma e ministros – presidente receberá Wagner Bittencourt (Aviação Civil) às 15h. No fim da tarde, às 18h, terá reunião com Alexandre Padilha (Saúde).

Graça Foster em Londres – presidente da Petrobras anunciará plano de investimentos da empresa para o período 2012-2016. Na semana passada fez a apresentação em Nova York, no Rio e em São Paulo.

Pimentel e o Conselho de Ética – órgão da Presidência fará outra reunião mensal com reclamações contra o ministro da Indústria e do Comércio Exterior na Pauta. Está em questão uma viagem em avião fretado por João Dória Jr.

Desastres no Rio – Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apresentará balanço das ações que realizou para o Programa de Gestão de Risco e Resposta a Desastres Naturais do Governo Federal. Às 14h, na av. Pasteur, 404, Urca, no Rio de Janeiro.

Senado travado – pauta de votações está trancada pelo projeto que altera regras do Minha Casa, Minha Vida.

Ciberdemocracias – palestra sobre o tema acontecerá às 19h, no Interlegis, no Senado. Faz parte do Fórum Senado Brasil 2012, que terminará em 7.ago.2012.

Brasil e África – país promove com a ONU seminário sobre programa de compra de alimentos em 5 países africanos. Os debates ocorrerão em Brasília e em Alagoas até 6ª feira (6.jul.2012). O de 2ª feira começará às 9h, no Itamaraty, em Brasília.

Tombini de férias – presidente do BC terá folga até 6ª feira (6.jul.2012).

Brasil e Alemanha – em Frankfurt, haverá encontro sobre as relações dos países até 3ª feira (3.jul.2012). O governo da Bahia participará.

Parlasul – Parlamento do Mercosul fará sua 1ª reunião do ano, às 8h, em Montevidéu. Em pauta, a situação do Paraguai, que destituiu seu presidente Fernando Lugo do cargo.

Inflação – FGV publica IPC-S.

 

Terça (3.jul.2012)
Perillo e a CPI – mais depoimentos relacionados ao governador de Goiás e ao caso Cachoeira. Deverão falar à comissão Joaquim Gomes Thomé Neto, Rosely Pantoja da Silva, Ana Cardozo de Lorenzo e Edivaldo Cardoso. Aqui, descrição de cada um dos convocados.

Reajuste para funcionários públicos – único item previsto para votação na Câmara é a Medida Provisória 568/12, que concede reajuste para diversas categorias do Executivo. Travados na fila estão projetos como o que redistribui os royalties do petróleo e o que fixa em 6h a jornada dos enfermeiros.

Voto aberto – o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) coordena abaixo-assinado a favor da PEC 349, que acaba com o voto secreto do Legislativo. Pretende entregar o documento ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

Retrato do mandatário – imagem do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB-ES), será colocada na galeria de ex-presidentes da Comissão de Meio Ambiente do Senado. Às 10h30.

Pesquisa e desenvolvimento – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgará às 10h estudo sobre inovação tecnológica no setor elétrico brasileiro regulado pela Aneel.

Pelotas na Câmara – aniversário de 200 anos da cidade gaúcha será celebrado pelos deputados às 10h.

Cesta básica – Dieese publica estudo sobre o preço dos alimentos.

Indústria – IBGE divulga pesquisa sobre a produção física do setor no país.

Comércio – FGV publica sondagem sobre o setor.

Inflação – Fipe publica IPC referente a junho de 2012. FGV publica IPC-S Capitais.

 

Quarta (4.jul.2012)
Mandato de Demóstenes – Comissão de Constituição e Justiça do Senado analisará a legalidade do processo de cassação do senador goiano. Se aprovar a forma como tudo foi feito, a perda do mandato deverá ser votada em plenário na próxima semana.

Ética de Protógenes Conselho de Ética da Câmara decidirá se deve ou não abrir processo para investigar se o deputado do PC do B quebrou o decoro parlamentar. Em questão, a relação de Protógenes com um dos supostos homens de Carlinhos Cachoeira, o Dadá.

PSB e ditadura – na Câmara, a fundação do Partido (chamada João Mangabeira) fará o “Seminário Internacional sobre a Operação Condor”. Também estão na organização a Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e o Movimento de Justiça e Direitos Humanos.

Mantega em SP – ministro da Fazenda será palestrante em evento organizado pela Fiesp e pelo Lide, grupo do empresário João Dória. Das 8h30 às 11h, na Fiesp.

Custo de vida – Dieese publica pesquisa sobre preços na cidade de São Paulo.

Construção – FGV divulga sondagem sobre o setor.

 

Quinta (5.jul.2012)
Registro de candidatos – acabará às 19h o prazo para partidos e coligações requererem registro de seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador à Justiça Eleitoral. Todos que pediram registro deverão ser incluídos nas pesquisas eleitorais.

CPI do Cachoeira – comissão fará sessão administrativa. Entre os requerimentos a serem votados está o de convocação e quebra de sigilo do dono da Delta, Fernando Cavendish. Começará às 10h15.

Contas públicas – último dia para tribunais e conselhos de contas mandarem para a Justiça Eleitoral nomes de quem tive contas relativas ao exercício de cargo ou função pública rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível.

Agricultura – IBGE divulga levantamento sobre a produção do setor.

Inflação – FGV publica IGP-DI e IPC-C1.

 

Sexta (6.jul.2012)
Propaganda eleitoral – a partir desta data, a Justiça permitirá divulgação de candidaturas e pedidos de votos. Será permitida a propaganda eleitoral na internet, menos as inserções pagas.

Comícios e som alto – os eventos serão permitidos das 8h às 24h com aparelhos de som fixos. Já os alto-falantes instalados nas sedes dos partidos e em veículos poderão funcionar das 8h às 22h.

Telefone obrigatório – por causa das eleições, partidos ganham prioridade para instalação telefônica. O calendário eleitoral diz que “serviços telefônicos oficiais ou concedidos farão instalar, nas sedes dos diretórios devidamente registrados, telefones necessários, mediante requerimento do respectivo presidente e pagamento das taxas devidas”.

Bombeiros na Câmara – às 15h, Casa homenageará o dia dedicado à profissão, protagonista de protestos por aumento salarial e criação de piso nacional para profissionais da segurança pública.

Cardozo de férias – ministro da Justiça deverá ficar de folga até 15.jul.2012.

Cooperativas no Senado – Casa fará homenagem ao Dia Internacional do Cooperativismo às 14h.

Indústria – IBGE divulga pesquisa sobre a produção regional do setor.

Construção civil – IBGE publica custos e índices da construção civil.

Inflação – IBGE divulga IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

 

Sábado (7.jul.2012)
Regras para agentes públicos – por causa das eleições, a partir desta data, as nomeações, contratações, demissões e transferências de funcionários públicos serão dificultadas. Será proibida a transferência de recursos da União para Estados e municípios, menos para pagamentos já agendados ou casos emergenciais.

Regras para políticos – quem for prefeito, vice-prefeito ou vereador não poderá, a partir desta data: 1) autorizar propaganda de produtos e serviços da administração, a não ser para o que tenha concorrência no mercado; 2) fazer pronunciamentos em rádio e TV fora do horário político, a não ser em caso de emergência.

Candidatos e obras – a partir desta data, ficará proibido aos candidatos comparecerem a inaugurações de obras públicas.

Anderson Silva x Sonnen luta do UFC será em Las Vegas.

Eleições no mundo – Líbia fará eleições legislativas. O Timor Leste fará eleições parlamentares.

 

Domingo (8.jul.2012)
Lista de candidatos – prazo para Justiça Eleitoral publicar lista dos pedidos de registro.

Horário político – a partir deste dia, o juiz eleitoral deverá convocar partidos e a representantes das TV e rádios para elaborar plano de uso da propaganda eleitoral paga com dinheiro público.

Fla x Flu – clássico carioca completará 100 anos.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.