Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 9 a 15.jul.2012

Fernando Rodrigues

O principal fato político da semana ocorre na 4ª feira (11.jul.2012): o plenário do Senado decidirá se o senador Demóstenes Torres vai ou não perder o mandato por quebra de decoro. A sessão começará às 10h.

À tarde, também na 4ª feira, o Copom redefinirá a taxa básica de juros (Selic).

A presidente Dilma Rousseff começará a 2ª feira (9.jul.2012) recebendo Danilo Medina, presidente eleito da República Dominicana. Também terá reuniões com os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais). Na 4ª feira (11.jul.2012), a presidente abrirá a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília. No domingo (15.jul.2012), ela embarcará para a Etiópia, onde participará da 18ª Cúpula da União Africana.

Na 2ª feira (9.jul.2012), o Código Florestal voltará à lista de assuntos do dia. O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) apresentará seu relatório sobre a Medida Provisória que deve preencher lacunas deixadas pelos vetos dados por Dilma ao projeto.

Já a CPI do Cachoeira começará a semana esperando resposta do STF sobre ação do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que pediu ao Tribunal que garanta o direito dos integrantes da comissão de interrogarem os convocados.

Nesta última semana de funcionamento do Congresso antes do recesso do meio do ano (de 18 a 31.jul2012), os congressistas da CPI do Cachoeira deverão tomar depoimento do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), na 3ª feira (10.jul.2012). Ele é suspeito de favorecer Cachoeira em negócios públicos e o PT cogita expulsá-lo do partido. Também na 3ª, o governo quer fechar acordo para votar alterações no fator previdenciário após o recesso.

A 6ª feira (13.jul.2012) será o último dia para partidos políticos constituírem seus comitês financeiros. Também terminará o prazo para candidatos, partidos, coligações ou o Ministério Público Eleitoral contestarem pedidos de registro de candidatos.

E a Justiça Eleitoral deverá começar a se empenhar no julgamento dos pedidos de candidatura. O prazo para analisar todos é 4.ago.2012. Até a última 6ª feira (6.jul.2012), o sistema do TSE havia registrado apenas 15 deferimentos de candidaturas. Todos concedidos por um mesmo juiz de Barra de São Miguel, na Paraíba.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (9.jul.2012)
Dilma e a República Dominicana – Danilo Medina, presidente eleito do país caribenho que divide uma ilha com o Haiti, estará no Palácio do Planalto às 16h30.

Dilma e ministros – antes de receber o colega caribenho, terá reuniões com Ideli Salvatti (Relações Institucionais), às 10h30, e com Guido Mantega (Fazenda), às 12h.

Código Florestal – às 14h30, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) apresentará seu relatório à Medida Provisória 571/2012 para a comissão mista criada para analisá-la. O texto deve preencher lacunas deixadas pelos 12 vetos da presidente Dilma ao novo Código Florestal.

PDT em São Paulo – ministro Brizola Neto (Trabalho) irá a almoço em apoio à candidatura do deputado Paulinho da Força a prefeito de São Paulo. Às 12h, na churrascaria Novilho de Prata (av. 23 de Maio, Paraíso).

Acessibilidade nas eleições – último dia para eleitor com deficiência que votará em seção especial informar por escrito suas necessidades à Justiça Eleitoral.

Feriado em São Paulo – data marca início da Revolução Constitucionalista de 1932, que opôs os paulistas ao governo provisório de Getúlio Vargas. Os paulistas perderam.

Congresso da CUT evento nacional da central sindical ligada ao PT acontecerá até 6ª feira (13.jul.2012) em São Paulo, no Transamérica Expocenter.

Pimentel na Indonésia – ministro da Indústria e do Comércio Exterior estará em Jacarta para participar do “Latin Business Forum”.

Desenvolvimento Social e Marinha – a ministra Tereza Campello e o comandante da Marinha, Julio Soares de Moura Neto, assinam termo de cooperação técnica para construção de 100 “lanchas sociais”, para atendimento da população do Norte e do Centro-Oeste. Até 2014 serão gastos cerca de R$ 23,1 milhões.

Força de pacificação – às 11h, Comando Militar do Leste fará cerimônia de encerramento das atividades do Exército junto à “Força de Pacificação – Arcanjo”. A Secretaria de Segurança Pública do Rio assumirá em caráter definitivo a segurança nos Complexos da Penha e do Alemão.

BB e agronegócio – às 9h30, em Brasília, vice-presidente da área, Osmar Fernandes Dias, concederá coletiva sobre o balanço da safra 2011-1012 e aplicação de recursos para safra 2012-2013.

Inflação – FGV divulga IPC-S e IGP-M Primeiro Decêndio.

 

Terça (10.jul.2012)
PT na CPI – deverá depor à comissão o prefeito de Palmas, Raul Filho. Ele é suspeito de favorecer Cachoeira em negócios públicos. O PT cogita expulsá-lo do partido.

FHC nos EUA – data de entrega do Prêmio Kluge, do Congresso americano. O ex-presidente, do PSDB, ganhou na categoria de estudo das humanidades. Será acompanhado por Aécio Neves na cerimônia.

Mudança na aposentadoria – governo quer fechar acordo para votar alterações no fator previdenciário após o recesso do Congresso, que acontecerá de 18 a 31.jul.2012.

Definição de candidatos – candidatos escolhidos em convenção que não foram inscritos por seus partidos terão até as 19h para requererem seus registros à Justiça Eleitoral.

Política econômica – Copom apresenta avaliação técnica sobre a conjuntura econômica. Na 4ª feira (11.jul. 2012) divulga nova taxa básica de juros.

Pauta da Câmara – na última semana de trabalho deste semestre, 4 Medidas Provisórias trancam a pauta da Casa. Tratam do Plano Brasil Maior, recursos para municípios nordestinos afetados pela seca e verbas para educação infantil.

Pelé e os ruralistas – deverá estrear campanha publicitária da CNA com participação do ex-jogador e ex-ministro dos Esportes.

Patriota e a questão palestina – ministro das Relações Exteriores marcou para esta data encontro das comunidades árabe e judaica.

Salário na indústria – IBGE divulga pesquisa sobre o emprego no setor.

Inflação – FGV divulga IPC-S Capitais.

 

Quarta (11.jul.2012)
Dilma e as crianças – em Brasília, participa da abertura da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Às 17h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Cassação de Demóstenes – plenário do Senado decidirá se o senador goiano vai ou não perder o mandato por quebra de decoro. A sessão começará às 10h.
Para ficar de olho: a defesa de Demóstenes fará de tudo para embananar a sessão e tentar um adiamento.

Deputados e Cachoeira – Corregedoria da Câmara poderá recomendar que o Conselho de Ética investigue os deputados Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), Rubens Otoni (PT-GO) e Sandes Júnior (PP-GO).

Juros – à tarde, Copom redefine a taxa básica de juros (Selic), que vem caindo: começou o ano em 10,5% ao ano, passou a 9,75% ao ano em março, a 9% ao ano em abril e atingiu seu menor patamar desde que foi criada, em 1986, em maio: 8,5% ao ano.
Consenso do mercado: haverá novo corte na taxa de juros.

Brasil e EUA – a secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, visitará Brasília e São Paulo.

Língua portuguesa – em Lisboa, reunião extraordinária do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da comunidade de falantes do idioma.
Surrealismo: o Brasil é o único país que gastou uma fortuna e segue o acordo ortográfico. Como hospedeiro da maior população falante de português, o Brasil poderia ter se recusado a entrar nessa marcha da insensatez.

Comércio – IBGE divulga pesquisa sobre o setor.

Serviços – FGV publica sondagem sobre o setor.

Inflação – Fipe divulga IPC referente ao período de 8.jun a 7.jul.2012. FGV publica IPC-3i.

 

Quinta (12.jul.2012)
Indústria – FGV divulga sondagem sobre o setor.

 

Sexta (13.jul.2012)
Dinheiro de campanha – último dia para partidos políticos constituírem seus comitês financeiros.

Impugnação de candidaturas – termina o prazo para candidatos, partidos, coligações ou o Ministério Público Eleitoral contestarem pedidos de registro de candidatos.

Dedo-duro – último dia para qualquer pessoa no gozo dos direitos políticos informar a Justiça Eleitoral sobre a inelegibilidade de algum candidato que pediu registro para as eleições.

 

Domingo (15.jul.2012)
Dilma na África – presidente embarcará para a Etiópia. Irá participar da 18ª Cúpula da União Africana.

Eleição no Congo país africano, cuja capital é Brazzaville, fará eleições legislativas.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.