Blog do Fernando Rodrigues

Só 22% do Congresso são “influentes” na web, diz estudo

Fernando Rodrigues

129 dos 594 deputados e senadores usam recursos da rede e se comunicam com audiências importantes

A maioria dos congressistas (54,7%) está presente na internet e nas redes sociais com baixa audiência e pouca interatividade, diz a nova edição do estudo “Políticos 2.0” da Medialogue Digital. Estão nessa faixa 325 dos 594 congressistas (290 dos 513 deputados federais e 35 dos 81 senadores).

Segundo a pesquisa, só 21,7% dos congressistas (96 deputados e 33 senadores) “usam recursos disponíveis na internet e se comunicam com audiências importantes”. Outros 23,5% (127 deputados e 13 senadores) “têm apenas presença pontual e isolada na internet, podendo manter perfis nas redes sociais sem atividade”. A íntegra do “Políticos 2.0” está disponível aqui, em pdf.

O estudo avaliou 5 características dos sites, blogs e redes sociais dos congressistas e atribuiu uma nota para cada uma. Foi considerado influente quem conseguiu nota média de 6 a 8. Quem tirou de 3 a 5 é apenas “presente” na rede. Quem teve nota 2 ou menos é “ausente” da internet.

As características avaliadas foram: 1) Seguidores e audiência estimada no Twitter, Facebook e Youtube; 2) Presença na internet (site, blog e funcionalidade das páginas); 3) Visibilidade dos sites (audiência medida pelo Alexa e pelo ranking do Google); 4) Interatividade (respostas dadas a e-mails, permissão para comentários nos sites e blogs e promoção de enquetes); 5) Uso de recursos multimídia (publicação de vídeos, fotos e áudios).

Mulheres e oposição na frente
Deputadas e senadoras são minoria no Congresso –a pesquisa levou em conta o período de 2012 em que havia 466 homens e 47 mulheres na Câmara e 71 homens e 10 mulheres no Senado. Mesmo assim, elas obtiveram nota média maior que a dos deputados e senadores tanto na Câmara  quanto no Senado.

Na Câmara, as deputadas conseguiram nota média 4,1 –superior à média geral da Casa, 3,9, e à média dos homens 3,8. No Senado, elas obtiveram nota média 5,3 –a média da Casa foi 4,6 e a dos homens, 4,5.

Algo parecido ocorre com a oposição, que também é minoritária. A nota média dos deputados oposicionistas foi 4,5 e a dos governistas 3,6. No Senado, o placar ficou praticamente empatado: oposição teve 5,1; governistas, 5.

Nenhuma nota máximas
Dos 594 congressistas, nenhum tirou 10 na avaliação da Medialogue sobre o uso da internet. E os que chegaram perto disso são apenas 8 deputados e 4 senadores que conseguiram nota 8. São eles: deputados ACM Neto (DEM-BA), Dr. Rosinha (PT-PR), Fernando Francischini (PEN-PR), Geraldo Resende (PMDB-MS), Glauber Rocha (PSB-RJ), João Paulo Cunha (PT-SP), Paulo Pimenta (PT-RS) e Zeca Dirceu (PT-PR); senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Humberto Costa (PT-PE), Inácio Arruda (PC do B-CE) e Paulo Paim (PT-RS).

 

O blog está no Twitter e no Facebook.