Blog do Fernando Rodrigues

PSD já é o 5º com mais candidatos a vice-prefeito

Fernando Rodrigues

Partido de Gilberto Kassab tem 740 candidatos a vice-prefeito nas eleições deste ano.

Criado no ano passado, o Partido Social Democrático já tem a 4ª maior bancada na Câmara dos Deputados. Nas eleições deste ano, o partido mostra que também tem grande infiltração na política fora do Congresso.

Levantamento do Blog indica que o PSD tem 740 candidatos a vice-prefeito em chapas encabeçadas por outros partidos para a disputa de 7 de outubro. A legenda novata de Kassab é 5ª com mais candidatos nessa condição –próxima dos tradicionais PP (820 candidatos a vice-prefeito) e PSDB (836). No topo da lista está o PMDB (1.197 candidatos a vice-prefeito), seguido pelo PT (1.208).

Mas o PSD está também em 887 chapas nas quais ocupa a vaga de candidato a prefeito com alguém de outro partido na vice. O partido é o 4º colocado no ranking dos que mais possuem cabeças de chapa mistas. O 1º lugar, de novo, está com o PMDB (1.703 candidatos a prefeito em chapas mistas), seguido por PT (1.208) e PSDB (1.170).

A seguir, uma tabela com um resumo das chapas impuras (formadas por dois partidos) nas eleições municipais deste ano:

Alianças mais comuns
Indicar um candidato a vice-prefeito numa chapa comandada por outra agremiação é um indicador do grau de flexibilidade ideológica de um partido. O PMDB é um dos mais flexíveis: foi a sigla que mais deu vices ao PT (212) e ao PSDB (166). O PT, por sua vez, foi o partido que mais aceitou ser vice do PMDB (288 vezes), seguido pelo PSDB (173 vices para peemedebistas).

Os partidos que o PSD mais apoia entrando como vice são: PMDB (153 vezes); PSDB (117 vezes); PT (92 vezes); PSB (60 vezes). Chamam atenção ainda os 45 vices que a sigla de Kassab deu para seu desafeto DEM.

O DEM, por sua vez, deu 49 vices ao PSD. E outros 27 a seu inimigo de todas as horas, o PT. Mas os partidos que mais ganharam vices do DEM foram PSDB (122) e PMDB (108).

O PSB, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, entrou 103 vezes como vice do PT, 100 do PMDB, 75 do PSDB e 63 do PSD.

Chapas puras
Quando se observam apenas os casos em que os partidos estão com chapas puras para prefeito (quando o titular e o vice são da mesma sigla), a liderança acaba ficando com a maior legenda do país, o PMDB. Os peemedebistas têm 680 chapas puras.

O PT vem a seguir, com 599 chapas puras. Depois vêm PSDB (475), PSOL (327), PP (320), PSB (266) e PSD (250).

A seguir, uma tabela com o número de chapas puras que os partidos têm nas eleições deste ano:

Método
O Blog usou números divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazer o levantamento. Vale lembrar que os dados não são definitivos e que a base de dados do tribunal apresenta algumas imperfeições, que não alteram os rankings de chapas por partidos, mas que geram inconsistências como um número de candidatos a vice maior que o de candidatos a prefeito.

Por exemplo: não são excluídos das estatísticas de candidaturas os candidatos que saíram ou foram retirados da disputa. Por isso pode haver um candidato associado a dois vices (ou o contrário) ou um candidato sem nenhum vice associado a ele (ou o contrário). Para constar das opções na urna, no entanto, a chapa precisa estar completa.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.