Blog do Fernando Rodrigues

Só 2% das chapas são formadas por mulheres

Fernando Rodrigues

Partidos colocaram mulheres para prefeita e vice em 281 das 15,7 mil chapas que tentaram inscrever…

…elas são 12,6% das candidatas a prefeita e 17,2% das candidatas a vice.

Das mais de 15 mil chapas de candidatos a prefeito e a vice-prefeito que os partidos tentaram inscrever em 2012, só 281 (1,8% do total) são formadas por duas candidatas mulheres. O dado foi obtido pelo Blog com base nas estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre solicitações de registro de candidaturas.

A maioria das chapas é formada por dois homens como candidatos a prefeito e a vice. Estão nesse grupo 11.275 chapas –72% do total.

Entre as formações mistas, a maioria (2.413) tem um homem como candidato principal, disputando o cargo de prefeito. Mulheres são cabeça de chapa e tem um homem como vice em 1.699 casos.

Partidos
Mesmo que nem todas as candidaturas solicitadas sejam aprovadas pelo TSE e os números do levantamento mudem, a alteração não será suficiente para mudar a desproporção entre a participação de homens e mulheres na eleição.

A lei eleitoral não explicita percentual mínimo de candidaturas femininas para cargos majoritários, como o de prefeito. Mas fala em “preencher” o mínimo de 30% das candidaturas para cada sexo nas eleições proporcionais (vereadores e deputados). Esse texto está no parágrafo 3º do artigo 10º da lei 9.504.

Essa regra nunca é cumprida.

O levantamento do Blog mostra que apenas o PCO solicitou mais que 30% de candidaturas de mulheres a prefeita. Mas o partido só conseguiu isso porque tentou o registro de só 6 candidatos (2 mulheres e 4 homens).

Os partidos competitivos na política nacional ficaram sempre em torno de 10% de candidatas mulheres. A sigla que mais requereu candidaturas femininas para prefeita foi o PMDB: 317, ou 13,3% do total de seus candidatos. Em seguida vêm PT (239 candidatas, 13,2% de suas candidaturas) e PSDB (213, ou 12,9%).

Para vice, a situação se repete: o PMDB lançou 305 candidatas a vice (16,2% de suas candidaturas a esse cargo). O PT aparece com 282 (16,9% de suas vices) e o PSDB com 231 (17,6%).

Método
Para conseguir esses dados, o Blog usou dados divulgados pelo TSE sobre pedidos de registro de candidaturas para as eleições municipais de 2012. Essas informações estão disponíveis na seção “Repositório de dados eleitorais” do site do tribunal.

É importante lembrar que os números do TSE não são definitivos e apresentam algumas inconsistências. Isso ocorre porque o tribunal não elimina de seu sistema os pedidos de candidatura que são negados ou que são retirados. Isso faz, por exemplo, com que haja número diferente de candidatos a prefeito e a vice (o sistema mostra prefeitos sem vice e vice-versa). Para o candidato aparecer na urna, no entanto, é preciso que a chapa esteja completa.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.