Blog do Fernando Rodrigues

PT, PSDB e PSB na frente em grandes cidades mineiras

Fernando Rodrigues

Os mesmos partidos que protagonizam a disputa pela prefeitura da capital mineira –PT, PSB e PSDB– começaram o período eleitoral na frente das pesquisas de grandes cidades do interior do Estado.

Além de Belo Horizonte, Minas tem outras 6 cidades com mais de 200 mil eleitores: Betim, Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba e Uberlândia. São esses municípios que podem ter 2º turno caso nenhum candidato tenha mais da metade dos votos válidos no 1º turno (são válidos os votos dados a candidatos; brancos e nulos não são válidos). Essas cidades, juntas, tem 3,8 milhões de eleitores (2,7% do total brasileiro).

Quando se consideram as pesquisas mais recentes sobre as eleições para prefeito, PT e PSDB têm candidatos favoritos (isolados na frente) em 2 das grandes cidades de Minas: Betim e Contagem para os tucanos e Juiz de Fora e Uberlândia para os petistas.

Já o PSB tem o favorito em Belo Horizonte –que é o candidato à reeleição, Márcio Lacerda– e mais um candidato em Uberaba que está empatado com outros do PMDB e do PSDB. O empate ocorre porque os percentuais obtidos pelos candidatos mais bem posicionados são muito próximos e a margem de erro da pesquisa (4,17 pontos percentuais para mais ou para menos) faz com que não haja ninguém isolado em 1º lugar.

Abaixo, quadro com resultados das pesquisas mais recentes divulgadas sobre as eleições em Minas de acordo com os critérios da lei –é exigido que sejam divulgados com os resultados das sondagens os períodos de realização, margem de erro, número de entrevistados e nº do registro na Justiça Eleitoral.

Os dados das pesquisas ainda indicam que apenas Uberaba e Juiz de Fora não tem chance de terminar no 1º turno. Para BH, Betim, Contagem, e Uberlândia essa hipótese é real.

Acesse aqui os dados das pesquisas sobre a eleição em Minas Gerais em 2012. Este Blog é o site de política mais antigo do Brasil. Desde o ano 2000 compila pesquisas eleitorais e as arquiva nesta página, que também disponibiliza levantamentos de avaliação de popularidade de todos os presidentes brasileiros desde José Sarney.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.