Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 30.jul a 5.ago.2012

Fernando Rodrigues

Destaques da semana: início do julgamento do mensalão na 5ª feira (2.ago.2012) e reunião de cúpula do Mercosul em Brasília na 3ª feira (31.jul.2012).

A presidente Dilma Rousseff, de volta de Londres, começará a 2ª feira (30.jul.2012) em reunião com a ministra da Casa Civil (Gleisi Hoffmann).

Na 3ª feira (31.jul.2012), Dilma receberá os presidentes Hugo Chávez (Venezuela), Cristina Kirchner (Argentina) e José Mujica (Uruguai) no Palácio do Planalto. O grupo estará em Brasília para reunião do Mercosul que selará de vez a entrada dos venezuelanos no bloco. Almoçarão juntos no Itamaraty e, talvez, Dilma concederá reuniões a dois com cada um.

Lula terá semana cheia também. Começará a 2ª feira em um café da manhã com candidatos petistas e aliados. Fará fotos e vídeos para serem usados nas campanhas eleitorais.

Mas o ex-presidente também estará de olho no julgamento do mensalão –principal escândalo de seu governo (2003-2010). Começará na 5ª feira (2.ago.2012) no Supremo Tribunal Federal (STF).

Na 4ª feira (1º.ago.2012), a Suprema Corte já fará reunião administrativa para decidir se trabalhará apenas no mensalão ou se julgará paralelamente outros casos que são de sua responsabilidade.

A partir de 5ª, o STF fará as sessões do julgamento do mensalão das 14h às 19h. No 1º dia, advogados de defesa poderão tomar a cena do início do julgamento erguendo questões de ordem. Depois disso, o ministro Joaquim Barbosa lerá o resumo de seu relatório.

Em seguida, será a vez do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que poderá falar só na 6ª feira (3.ago.2012) caso os advogados tomem muito tempo no início da sessão. Gurgel terá até 5 horas para acusar os réus. Depois, falarão os defensores dos 38 réus: 1 hora para cada, durante vários dias do julgamento.

E o Tribunal Superior Eleitoral começará suas sessões às 20h. Será à noite para não atrapalhar o julgamento do mensalão no STF, uma vez que 3 ministros do TSE também integram o STF.

Também na 5ª feira (2.ago.2012), a TV Bandeirantes fará debates entre candidatos a prefeito em várias capitais. São Paulo, Rio, Curitiba e Salvador estão confirmados.

Em Brasília, o Congresso voltará das férias de meio de ano já esvaziado por causa das campanhas. A pauta da Câmara inclui votação de Medidas Provisórias relacionadas à liberação de recursos para ajudar municípios nordestinos afetados pela seca. No Senado, as discussões são sobre a sucessão de José Sarney na Presidência da Casa. A eleição do novo presidente será no início de 2013. Caberá ao PMDB indicar o ocupante do cargo.

A CPI do Cachoeira voltará do recesso com o sentimento de pizza já disseminado. Mesmo assim, o grupo ameaça convocar mais 3 governadores André Puccinelli (PMDB-MS), Silval Barbosa (PMDB-MT) e Siqueira Campos (PSDB-TO). Nesta semana, a comissão deverá divulgar datas dos depoimentos de Luiz Pagot, ex-diretor do Dnit, e de Fernando Cavendish, dono da Delta. Na próxima semana, em 7 e 8.ago.2012, serão ouvidas a a atual e a ex-mulher de Cachoeira.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (30.jul.2012)
Dilma e Gleisi – presidente terá reunião com a ministra-chefe da Casa Civil às 10h.

Lula e os candidatos – ex-presidente receberá candidatos de 84 cidades prioritárias para o PT em café da manhã no hotel Mercury do Ibirapuera (sena Madureira). Estarão presentes Fernando Haddad, candidato em São Paulo, e Nelson Pellegrino, em Salvador. O PT confirmou presença de Gustavo Fruet, candidato pelo PDT em Curitiba, ex-tucano.

Russomanno na Paulista – agenda do candidato do PRB a prefeito de São Paulo indica que ele caminhará do Conjunto Nacional ao Masp, sem confirmar horário.

Chalita e os engenheiros – candidato do PMDB a prefeito da capital paulista vai a debate na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. A entidade está levando todos os candidatos para a discussão sobre “a engenharia e a cidade”.

Ônibus mais caro – semana começará com passagens semiurbanas interestaduais e internacionais 2,874% mais caras. Alta tem origem no reajuste no coeficiente tarifário autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Chanceleres do Mercosul – terão encontro informal em Brasília na véspera da reunião dos chefes de Estado do bloco. Falarão sobre a entrada da Venezuela no grupo e também sobre as prioridade da presidência pró-tempore do Brasil, que acaba em dezembro. O país escolheu priorizar temas da capacitação, inovação, ciência e tecnologia.

Márcio Lacerda na rua – candidato à reeleição em Belo Horizonte, motivo da celeuma entre PT e PSB, deverá fazer concentração na rua Padre Eustáquio a partir das 12h30. Evento sujeito a alteração.

Rodigo Maia x Otávio Leite – candidatos do DEM e do PSDB à Prefeitura do Rio irão a debate sobre o legado que a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 deixarão para a cidade. Começa às 9h, no Clube de Engenharia. Organização do Instituto Ethos.

Novo site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral estreia página renovada na internet: www.tse.jus.br.

Brizola e os empresários – ministro do Trabalho, neto do líder trabalhista Leonel Brizola, irá a “almoço-debate” do grupo Lide, de João Dória. Falará sobre legislação trabalhista, redução de impostos e geração de empregos.

Brasil e Cingapura – até 2.ago.2012, o ministro dos Transportes de Cingapura, Lui Tuck Yew, visitará Brasília, Curitiba, São Paulo e Rio.

Eduardo Campos e tablets – governador de Pernambuco, presidente do PSB, entregará 300 tablets a estudantes de ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Dom Sebastião Leme, conhecida como “Poli”, no Ibura. Segundo o governo, será alcançada a marca de 25 mil tablets distribuídos para alunos da rede estadual.

Número a mais – celulares com DDD 11 passam a ter o “9” como primeiro dígito.

Campus Party – fim da edição especial do evento, no Recife.

Inflação – FGV divulga IGP-M.

 

Terça (31.jul.2012)
Dilma recebe Chávez, Kirchner e Mujica – presidentes da Venezuela, Argentina e Uruguai estarão pela manhã no Palácio do Planalto para reunião de cúpula do Mercosul. Em seguida, almoçarão no Itamaraty. Encontro confirmará a entrada dos venezuelanos no bloco. Só não participará o Paraguai, suspenso do grupo por causa do impeachment de Fernando Lugo.

Dilma e os presidentes – talvez haja reuniões individuais de Dilma com os chefes de Estado visitantes.

Salários da Câmara – o presidente Marco Maia (PT-RS) prometeu: a partir desta data salários dos funcionários ativos e inativos da Casa ficarão disponíveis no http://www2.camara.gov.br/.

Justiça na TV – a partir desta data até o dia da eleição (7.out.2012), Tribunal Superior Eleitoral poderá requisitar das emissoras até 10 minutos diários para divulgar comunicados.

Indústria e os Brics – Fiesp sedia discussão sobre cooperação entre países do bloco. Das 9h às 13h na sede da federação em São Paulo.

Direitos autorais – ministra Ana de Hollanda (Cultura) lançará concurso de monografia sobre o tema –justamente aquele que lhe rendeu a pecha de conservadora. Às 11h, no Edifício Parque Cidade Corporate, em Brasília.

Marco Antônio Raupp na Argentina – ministro da Ciência e Tecnologia visitará Buenos Aires.

Custo na indústria – IBGE divulga índice de preços ao produtor das indústrias de transformação.

Serviços – FGV divulga sondagem sobre o setor.

Eleição em Angola – país africano, falante do português e alvo de investimentos brasileiros, fará eleição legislativa.

Festival do Michael Moore – o “Traverse City Festival” de 2012, fundado pelo polêmico diretor, irá até domingo (5.ago.2012). A brasileira Julia Bacha estará no júri.

Futebol nas Olimpíadas – seleção feminina enfrentará a Grã-Bretanha, em Wembley, Londres. Começará às 19h45 (15h45 de Brasília).

 

Quarta (1º.ago.2012)
STF e o mensalão – em sessão administrativa, Corte discutirá o que fazer com os outros casos enquanto estiver em andamento o julgamento do ano. O ministro Marco Aurélio Mello propôs sessões extraordinárias para não deixa-los parados.

Alta dos pedágios – ANTT autorizou aumento nas tarifas da avenida Presidente Dutra e na Ponte Rio Niterói. Aqui, tabela com os novos preços.

Câmara nas eleições – durante o período eleitoral, Casa deverá ter sessões de votação em semanas alternadas começando nestas 4ª e 5ª (1º e 2.ago.2012).

Seca no Nordeste – entre as MPs que trancam a pauta da Câmara, estão 2 relacionadas ao tema. A MP 565/12 cria linhas de crédito para produtores rurais de cidades ou Estados em emergência e a 569/12 dá crédito extraordinário de R$ 688,5 milhões para atendimento dos atingidos.

CPI, Pagot e Cavendish – após o recesso, e após o sentimento de pizza tomar conta do Congresso, grupo divulgará datas dos depoimentos de Luiz Pagot, ex-diretor do Dnit, e de Fernando Cavendish, dono da Delta.

CPI e governadores – grupo tem mais 3 governadores como alvo: André Puccinelli (PMDB-MS), Silval Barbosa (PMDB-MT) e Siqueira Campos (PSDB-TO). Em 7 e 8.ago.2012, a comissão receberá a atual e a ex-mulher de Cachoeira.

TSE noturno – tribunal retoma os trabalhos nesta 4ª feira, mas suas sessões de julgamento serão às terças e quintas a partir de 20h. Será à noite para não atrapalhar o julgamento do mensalão no STF (3 ministros do TSE integram o STF).

Greve em universidades federais – grevistas votarão proposta de reajuste feita pelo governo. Paralisação afeta 57 das 59 federais.

Partidos e as eleições – último dia para as siglas contestarem nomes das pessoas indicadas para compor as juntas eleitorais.

Indústria – IBGE divulga dados da produção do setor no país.

Brasil x Nova Zelândia – seleção de Mano Menezes jogará às 14h30 (10h30 de Brasília) no St. James Park.

 

Quinta (2.ago.2012)
Mensalão no STF – começará finalmente julgamento do caso revelado em 2005. Primeiro, o ministro Joaquim Barbosa lerá o resumo de seu relatório. Em seguida, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, terá até 5 horas para falar sobre as acusações. Finalmente, os advogados dos 38 réus começarão a defender seus clientes. Cada um terá 1 hora.

Reclamações da defesa – mas os advogados poderão apresentar questões de ordem antes de Barbosa ler o relatório. Dependendo de quanto isso demorar, o PGR falará só no 2º dia.

José Dirceu na frente – depois do PGR, se tudo correr como esperado, os advogados apresentarão as defesas seguindo a ordem de citação dos réus na denúncia. Nesse caso, o 1º a fazer sustentação oral será José Luís de Oliveira Lima, advogado de José Dirceu. Os próximos são Genoíno, Delúbio e Marcos Valério.

Intensivão dos ministros – STF fará as sessões do julgamento do mensalão das 14h às 19h. Na 1ª semana do mês serão diárias. Depois, 3 vezes por semana.

Debates pelo Brasil – TV Bandeirantes fará debates nas principais capitais do Brasil. Estão confirmados em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba.

Debate em São Paulo – TV Bandeirantes exibirá 1º debate entre candidatos a prefeito da capital paulista. Deverão participar José Serra (PSDB), Celso Russomanno (PRB), Fernando Haddad (PT), Soninha Francine (PPS), Gabriel Chalita (PMDB), Paulinho da Força (PDT), Carlos Giannazi (PSOL) e Levy Fidelix (PRTB).

PSDB no Recife – candidato tucano a prefeitura da capital pernambucana, Daniel Coelho, inaugura comitê eleitoral. Às 19h na avenida Domingos Ferreira.

Ana de Hollanda no Rio – ministra da Cultura anuncia o programa de fomento às artes às 15h, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio.

Inflação – Fipe divulga IPC referente a julho de 2012.

 

Sexta (3.ago.2012)
Mesários da eleição – faltam 65 dias para o 1º turno da votação (que será em 7.out.2012). Este será o último dia para o juiz eleitoral anunciar audiência pública para nomeação do presidente, 1º e 2º mesários, secretários e suplentes que formarão a mesa receptora.

Agricultura Familiar – até domingo (5.ago.2012), Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, sediará a Agrifam (Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural).

Brasil na Olimpíada – o velejador Robert Scheidt, 39 anos, pode ganhar sua 3ª medalha de ouro e se tornar o maior vencedor brasileiro do prêmio.

 

Sábado (4.ago.2012)
Mudanças de cenário – terminará prazo para partidos comunicarem à Justiça Eleitoral sobre anulações de decisões tomadas nas convenções.

 

Domingo (5.ago.2012)
Lista de candidatos – neste dia, a Justiça Eleitoral deverá ter julgado e publicado todas as decisões sobre pedidos de candidaturas.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.