Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 6 a 12.ago.2012

Fernando Rodrigues

Fatos relevantes da semana: 1) advogados dos réus do mensalão começarão a expor seus argumentos no STF; 2) Lula deverá entrar de vez em algumas campanhas municipais; 3) a CPI do Cachoeira receberá a mulher e a ex do empresário que dá nome à comissão.

A presidente Dilma Rousseff começará a 2ª feira (6.ago.2012) recebendo o ministro Guido Mantega (Fazenda) no Palácio do Planalto. Na 4ª feira (8.ago.2012), ela lançará o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. E na 6ª feira (10.ago.2012), deverá ir a Minas Gerais anunciar novidades do programa Brasil Sorridente.

O ex-presidente Lula fará exames na 2ª feira e espera poder participar das campanhas eleitorais, principalmente da campanha de Fernando Haddad em São Paulo.

No STF, os advogados dos réus do mensalão começarão a falar também na 2ª feira. Serão 5 advogados por dia, com 1 hora cada um. No 1º dia falarão os advogados de José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares, Marcos Valério e Ramon Hollerbach. Abaixo, o drive da semana apresenta a programação de cada dia.

Para saber quem é quem no mensalão, acesse página do UOL com perfil dos réus do mensalão. E também a página da “Folha” sobre o caso.

Mas nem só de mensalão vive o mundo político. Na 2ª feira é dia também de prestar contas de campanha. Contas parciais no caso. Está no calendário eleitoral que partidos deverão colocar na internet seus gastos e os recursos recebidos.

E também de escândalo do Cachoeira é feito o mundo da política. Fica a dúvida: envolvido com o mensalão, o STF terá tempo de decidir sobre o habeas corpus pedido pela mulher de Cachoeira, Andressa Mendonça? Ela pediu para ficar calada durante a sessão da CPI de 3ª feira (7.ago.2012), quando ela deverá prestar depoimento à comissão. Andressa é acusada de chantagear um juiz, por isso irá à CPI como de investigada.

Na 4ª feira (8.ago.2012), será vez da ex-mulher de Cachoeira, Andréa Aprígio, prestar depoimento à CPI. Ela será testemunha.

Nesta semana será conhecida a ordem de exibição das propagandas dos partidos na TV em todas as cidades. Domingo (12.ago.2012) é o último dia para a Justiça Eleitoral sortear essa sequência onde ainda não sorteou.

O Congresso fará o que chama de “esforço concentrado” nesta semana. São dias em que os deputados e senadores tentarão aprovar projetos que estão na fila para poderem faltar à vontade nas sessões seguintes e se dedicarem às campanhas eleitorais. Apesar disso, eles são remunerados para estarem no Congresso, não em campanha. Aqui, post do Blog com os nomes dos congressistas que são candidatos em 2012.

Aproveitando a presença dos políticos, na 3ª feira (7.ago.2012), o Senado instalará comissão de senadores responsável por examinar anteprojeto do Novo Código Penal às 18h30. O texto tramita como projeto de Lei do Senado (PLS) 236/2012 e propõe punição mais rigorosa a motoristas bêbados, a descriminalização do consumo pessoal de maconha e ampliação das possibilidades de aborto legalizado.

Ainda na 3ª, comissão mista do Congresso que analisa a Medida Provisória editada por Dilma para cobrir os vetos no novo Código Florestal fará reunião. Deverão ser votados 343 destaques (propostas de mudança ao texto).

Na 4ª feira (8.ago.2012), o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) poderá apresentar relatório final sobre o projeto do novo Código Civil.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (6.ago.2012)
Dilma e a economia – presidente receberá o ministro Guido Mantega (Fazenda) às 16h30.

Lula na eleição – ex-presidente fará exames e espera ter aval dos médicos para participar das campanhas petistas, principalmente a de Fernando Haddad em São Paulo.

Mensalão no STF – começarão a falar os advogados dos réus, seguindo a ordem em que são citados na denúncia feita pela PGR. Cada um terá uma hora para defender seu cliente. Como a sessão deverá ir das 14h às 19h, espera-se que falem 5 por dia.

Advogados do mensalão – nesta 2ª feira falarão os advogados dos petistas José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares. E também os defensores do publicitário Marcos Valério e de Ramon Hollerbach. Silvinho Pereira, ex-secretário-geral do PT, teve o processo suspenso porque fez acordo com a Justiça. Prestou serviços comunitários.

Quem é quem no mensalão – acesse página do UOL com perfil dos réus do mensalão. E também a página da “Folha” sobre o caso.

Dinheiro de campanha – nesta data, partidos deverão colocar na internet a prestação de contas parcial das campanhas. Precisarão informar os gastos e também os recursos recebidos. Mas não são obrigados a revelar nomes de doadores.

Medalha de ouro – a judoca Sarah Menezes, ganhadora do único ouro do Brasil em Londres até esta 2ª feira, chegará em Teresina às 15h10. Em seguida, desfilará em carreata pelas principais ruas da cidade.

STF e Cachoeira – Tribunal pode não ter tempo de responder ao pedido de habeas corpus de Andressa Mendonça, companheira de Cachoeira. Ela pediu para ficar calada durante à sessão da CPI de 3ª feira (7.ago.2012). Acusada de chantagear um juiz, irá na condição de investigada.

Contas da Petrobras – Graças Foster, presidente da empresa, apresentará os resultados financeiros e operacionais do 1º semestre a partir de 10h, no Rio de Janeiro. Transmissão ao vivo online em www.petrobras.com.br/agenciapetrobras.

CNJ em SP – Corregedoria Nacional de Justiça iniciará inspeção ordinária no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). A relação dos órgãos está abalada desde o fim de 2011.

Jorge Amado e o Congresso – senadores e deputados farão sessão solene em homenagem ao aniversário do escritor, que faria 100 anos na 6ª feira (10.ago.2012). Começará às 11h.

Márcio Lacerda e os taxistas – candidato do PSB à reeleição em Belo Horizonte terá reunião com entidade representativa da categoria.

Greve dos professores – secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento receberá Senasp e Fasubra para negociar fim da paralisação.

Chalita no Ceagesp – candidato do PMDB a prefeito de São Paulo visitará, das 8h30 às 11h, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo.

Ratinho Jr. no estúdio – candidato do PSC em Curitiba terá reuniões de coordenação da campanha e gravação de programa eleitoral.

Russomanno na TV – candidato do PRB a prefeito de São Paulo visitará Largo 13 de maio, em Santo Amaro, às 9h. Concentração em frente à subprefeitura local. Às 21h, participará do programa ''Band Eleições'' na TV Bandeirantes.

Pimentel e a Citroën – ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior irá ao lançamento do novo C3 às 18h30, no Pontão do Lago Sul, em Brasília.

PDT em São Paulo – o candidato da sigla a prefeito da cidade, Paulinho da Força, fará caminhada pelo Centro. Concentração às 9h30 no Theatro Municipal.

México e o governo Dilma – mexicanos estarão em Brasília até 6ª feira (10.ago.2012) para conhecer programas de alimentação. Encontrarão representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Agência Brasileira de Cooperação, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Companhia Nacional de Abastecimento e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Novo Código Civil – Comissão de Direitos Humanos do Senado realiza às 9h audiência pública sobre o projeto. Foi convidado o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que poderá apresentar seu relatório sobre o assunto na Câmara nesta 4ª feira (8.ago.2012).

Cesta básica – Dieese publica estudo sobre o preço dos alimentos.

Inflação – FGV divulga IGP-DI.

 

Terça (7.ago.2012)
Mensalão no STF – no 2º dia de apresentação das defesas deverão falar os advogados de Cristiano Paz, Rogério Tolentino Lanza, Simone Vasconcelos e Geiza dos Santos, que trabalhavam com Valério, e de Kátia Rabello, que era presidente do Banco Rural.

Sarney e as cotas – presidente do Senado receberá representantes do movimento a favor das cotas em universidades e escolas técnicas federais. Vão pedir que ele apoie a entrada em votação do projeto que reserva 50% das vagas para quem estudou em escola pública.

Mulher de Cachoeira – CPI deverá tomar depoimento de Andressa Mendonça, atual companheira do empresário Carlos Augusto Ramos. Ela irá como investigada, pois é acusada de chantagear um juiz. Na 4ª feira (8.ago.2012), será a vez de Andréa Aprígio, ex-mulher de Cachoeira, que é testemunha.

Novo Código Penal – Senado instalará comissão de senadores responsável por examinar anteprojeto às 18h30. O texto tramita como projeto de Lei do Senado (PLS) 236/2012 e propõe punição mais rigorosa a motoristas bêbados, a descriminalização do consumo pessoal de maconha e ampliação das possibilidades de aborto legalizado.

“Esforço'' do Congresso – essa é uma das semanas do 2º semestre em que os deputados e senadores pretendem votar vários projetos –chamam isso de “esforço concentrado”. Assim, poderão faltar nas outras semanas e se dedicar às campanhas eleitorais. Vários candidatos a prefeito estarão no Congresso.

Márcio Lacerda e as mulheres – candidato do PSB à reeleição em Belo Horizonte inaugurará o ''Núcleo da Mulher'' de sua campanha às 17h. Antes, às 11h, terá encontro com líderes sindicais.

Código Florestal – comissão mista do Congresso que analisa a Medida Provisória editada por Dilma fará reunião. Para serem votados há 343 destaques (propostas de mudança ao texto).

Tombini e a Mitisubishi – às 15h, presidente do BC terá reunião com Yorihiko Kojima, presidente do conselho da corporação japonesa. Na sede do BC, em Brasília.

Aniversário de Caetano músico completará 70 anos.

Brasil x Coreia do Sul jogo da seleção masculina pelas semifinais das Olimpíadas começará às 15h45 (horário de Brasília).

Indústria – IBGE divulga pesquisa mensal sobre a produção regional do setor.

Custo São Paulo – Dieese publica estudo sobre o custo de vida na capital paulista.

 

Quarta (8.ago.2012)
Dilma e as catástrofes – às 10h, no Palácio do Planalto, presidente lançará Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais.

Mensalão no STF – seguindo a ordem da defesa, deverão falar os advogados dos ex-diretores do Banco Rural: José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e AyannaTenório. Também terão vez os defensores de João Paulo Cunha e de Luiz Gushiken, que não teve condenação pedida pela PGR.

Ex-mulher de Cachoeira – Andréa Aprígio deverá prestar depoimento à CPI. Também está agendado depoimento de Rubmaier Ferreira de Carvalho, contador de empresas teriam sido usadas no suposto esquema de corrupção.

Paulo Bernardo e as operadoras – ministro das Comunicações foi convidado para debater os planos de investimento apresentados pelas empresas no Senado. A sessão começará às 9h e será conjunta das comissões de Ciência, Tecnologia e Comunicação (CCT) e de Defesa do Consumidor (CMA).

Partidos e os Correios – as propagandas dos candidatos passam a ter envio postal prioritário.

Título de eleitor – prazo para eleitores requererem 2ª via fora de seus domicílios eleitorais em qualquer cartório eleitoral.

Vereadores – último dia para os partidos preencherem as vagas remanescentes para as eleições proporcionais.

Governo e o trabalho – enfrentando greve de seus funcionários, a administração federal realizará em Brasília a 1ª Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente. O órgão responsável é o Ministério do Trabalho.

Novo Código Civil – deputado Paulo Teixeira (PT-SP), relator-geral da matéria, poderá apresentar relatório final.

Cerrado em chamas – no Congresso, Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas fará audiência, às 14h, para debater medidas contra danos ao cerrado.

Construção Civil – IBGE publica custos e índices do setor.

Inflação – IBGE divulga IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). FGV publica IPC-S e IGP-M Primeiro Decêndio.

 

Quinta (9.ago.2012)
Mensalão no STF – seguirão falando os advogados. Pelo cronograma, deverão falar os advogados de Henrique Pizzolato, Pedro da Silva Corrêa, Pedro Henry, João Cláudio de Carvalho Genu e de Enivaldo Quadrado. Aqui, página do UOL com perfil dos réus. Aqui, página da “Folha”.

Senado e o couvert artístico – Comissão de Assuntos Sociais (CAS) discutirá projeto que estabelece regras mais rígidas para a cobrança.

ACM Neto em Salvador – candidato do DEM à Prefeitura, líder nas pesquisas, planeja passar a semana em Brasília, na Câmara, e desembarcar na capital baiana nesta 5ª feira para gravar programa eleitoral.

Tombini em São Paulo – presidente do BC participará da posse da nova diretoria executiva da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Às 12h30, no Hotel Unique.

Agricultura – IBGE divulga Levantamento Sistemático da Produção Agrícola.

Inflação – Fipe divulga IPC referente ao período de 8.jul a 7.ago.2012. FGV publica IPC-S Capitais.

 

Sexta (10.ago.2012)
Dilma em Minas Gerais – presidente irá a Rio Pardo fazer anúncio relacionado ao programa Brasil Sorridente.

Mensalão no STF – deverão encerrar a semana no STF os advogados de Breno Fischberg, Carlos Quaglia, Valdemar Costa Neto, Jacinto de Souza Lamas e de Antônio de Pádua de Souza Lamas, que teve absolvição pedida pela PGR.

Márcio Lacerda na rádio – candidato do PSB à reeleição em Belo Horizonte dará entrevista à CBN às 10h.

Tombini e o risco – presidente do BC participará, em São Paulo, da abertura do 7º seminário da instituição sobre riscos, estabilidade financeira e economia bancária. Começará às 8h30 no hotel Renaissance.

Jorge Amado escritor baiano, falecido em 2001, completaria 100 anos.

Emprego e salário na indústria – IBGE publica estudo sobre o assunto.

Inflação – FGV divulga IPC-C1.

 

Sábado (11.ago.2012)
Reclamações de partidos – último dia para as siglas contestarem a localização das mesas receptoras para os 2 turnos da votação.

 

Domingo (12.ago.2012)
Horário político – último dia para o juiz eleitoral sortear a ordem em que os partidos aparecerão na TV. A propaganda eleitoral começará em 21.ago.2012.

 

P.S.: este drive da semana tem tentado dar as agendas dos principais candidatos a prefeito nas capitais de maior relevância política. Mas poucos divulgam suas atividades com antecedência. O Blog recebe as agendas dos candidatos pelo e-mail frpolitica@gmail.com

 

O blog está no Twitter e no Facebook.