Blog do Fernando Rodrigues

Conheça as pesquisas eleitorais em 62 cidades

Fernando Rodrigues

Blog faz compilação exclusiva com os estudos mais recentes

A seguir, as tabelas com as disputas eleitorais nas principais cidades do Brasil nas quais já há pesquisas disponíveis recentes –esses levantamentos deram origem às compilações do post acima.

Ao todo são 62 cidades: 23 capitais e 39 municípios com mais de 200 mil eleitores –onde podem ser realizados segundos turnos quando nenhum candidato obtiver, pelo menos, 50% mais 1 dos votos válidos.

A seguir, três quadros: 1) 23 capitais; 2) 39 cidades grandes do interior e 3) as cidades grandes de São Paulo (este último quadro é extraídos dos dois anteriores):

Outros dados úteis sobre o atual processo eleitoral:

Número de candidatos por partido: este post mostra que tamanho não é documento quando se trata de grandes cidades. O PMDB tem o maior número de candidatos a prefeito no país (2.383), mas não é o que está mais bem posicionado em capitais e municípios com mais de 200 mil eleitores.

Eleitorado e G85: O Brasil tem 5.568 cidades, mas 36% dos eleitores brasileiros estão em apenas 85 municípios. Este post detalha a divisão do eleitorado do país.

O “Grupo das 85”, o G85, é composto por 26 capitais e 59 cidades com mais de 200 mil eleitores. O Eleitorado total apto a participar das disputas deste ano é de 138,5 milhões, segundo divulgou o TSE. As 85 maiores cidades do país concentram 50,8 milhões dos eleitores aptos a votar nas eleições de 7.out.2012 (36,2% do total).

Por fim, não custa lembrar: este Blog é o site de política mais antigo do Brasil. Foi lançado no ano 2000 e desde aquele ano compila pesquisas eleitorais e as arquiva nesta página, que também disponibiliza levantamentos de avaliação de popularidade de todos os presidentes brasileiros civis pós ditadura militar.

O blog está no Twitter e no Facebook.