Blog do Fernando Rodrigues

PT e PSDB dominam disputas em grandes cidades

Fernando Rodrigues

hegemonia de petistas e tucanos aparece nas primeiras pesquisas

no segundo pelotão estão PMDB, PSB e PDT;  já o DEM encolhe

quer ler todas as pesquisas disponíveis? Está tudo aqui

O PT e o PSDB têm o maior número de candidatos competitivos nas grandes cidades brasileiras segundo as primeiras pesquisas eleitorais registradas nessas localidades.

Uma compilação exclusiva do Blog feita para o UOL mostra que tucanos e petistas tendem a aumentar sua hegemonia em grandes centros urbanos, reforçando uma tendência que começou a ser registrada nos 90.

Foram consideradas aqui as 23 capitais e as 39 cidades grandes para as quais já há pesquisas eleitorais recentes à disposição. Cidades grande, no caso, são as que têm mais de 200 mil eleitores –onde podem ser realizados segundos turnos quando nenhum candidato obtiver, pelo menos, 50% mais 1 dos votos válidos.

Nesse universo de 62 municípios relevantes, o PT tem expressivos 26 candidatos competitivos. O PSDB aparece em seguida, com 25.

Para efeito desse cálculo, candidatos competitivos são os que estão colocados em 1º lugar nas pesquisas atuais ou os que estão em 2º lugar e com chances reais ir ao segundo turno.

O PT e o PSDB já são, desde o ano 2000, os partidos que mais têm prefeitos nesse grupo de 62 grandes cidades. É vital para ter sucesso nas eleições de 2014 para governador e para presidente da República estar bem posicionado nos centros urbanos. A tabela a seguir mostra a evolução desde 1996 e o quadro atual:

É importante observar que esse quadro acima reflete apenas a largada da campanha eleitoral de 2012. Há uma tendência grande de as posições dos candidatos se alterarem nas pesquisas depois do início da propaganda eleitoral em rádio e TV, a partir de 21.ago.2012.

Ainda assim, já é  possível extrair algumas observações iniciais:

1) a oposição não está no fim: os petistas sempre propagam a tese de que tucanos e seus agregados (DEM, PPS e outros menos relevantes) estariam rumo à extinção. Essa tese não se comprova nos grandes centros urbanos, onde os partidos anti-PT mostram ainda alguma resiliência neste início de campanha eleitoral. Como se observa, PSDB e DEM têm, juntos,  32 candidatos competitivos. Quem aparece mal na foto é o PPS: não tem nenhum prefeito nessas 62 cidades analisadas e surge com meros três nomes competitivos.

2) PMDB ainda é a terceira via: a sigla do vice-presidente da República, Michel Temer, é ainda a grande força alternativa à polarização PT-PSDB. Nas 62 grandes cidades aqui analisadas, os peemedebistas têm hoje 11 prefeitos e disputam com 14 nomes competitivos. Como o PMDB sempre tem muito tempo de rádio e TV, é provável que a legenda consiga manter ou até ampliar seus domínios nos centros urbanos mais relevantes do país.

3) PSB prepara um salto: o Partido Socialista Brasileiro, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, mantém uma notável estabilidade de nanico em grandes cidades: de 1996 até hoje seu número de prefeitos varia de 4 a 5. Mas neste ano o PSB está com 14 candidatos competitivos. Se confirmar nas urnas essa tendência apontada hoje pelas pesquisas, poderá “passar de fase”, como se diz no jargão dos videogames, e encostar no PSB.

Não é segredo que Eduardo Campos pretende ser candidato a presidente em 2014 ou 2018. O sucesso (ou fracasso) do PSB nos grandes centros urbanos será um fator decisivo nos rumos do governador pernambucano.

4) O crepúsculo do DEM: sem nenhum prefeito em cidades relevantes no momento, o ex-PFL tem só 7 candidatos competitivos Brasil afora. Como faz oposição cerrada ao governo federal do PT, da presidente Dilma Rousseff, a missão do Democratas não será fácil. É grande a chance de a sigla dar mais um passo para trás no dia 7 de outubro. A maior aposta do DEM é em Salvador, onde o deputado federal ACM Neto lidera as pesquisas locais.

5) PSD ainda é um coadjuvante nanico: o partido idealizado e criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, é um mero espectador nos grandes centros eleitorais do país. No momento, o PSD tem apenas 4 prefeitos nas 62 cidades analisadas neste post. E as pesquisas indicam só 6 nomes competitivos.

Para facilitar o entendimento do quadro atual nesta largada, o Blog fez duas tabelas (logo abaixo, no final deste post) separando as estatísticas nas 62 maiores cidades para as quais há pesquisas disponíveis: um quadro mostra só as 23 capitais e outro apenas os 39 municípios grandes  do interior.

No post seguinte também é possível também ler o resultado de cada uma das pesquisas mais recentes em todas essas 62 cidades.

Ao longo do processo eleitoral, o Blog voltará a atualizar esses dados. Vale lembrar que essas 62 cidades vão subir para 85 em breve quando houver pesquisas disponíveis nas 26 capitais e nos 59 municípios com mais de 200 mil eleitores.

Este Blog é o site de política mais antigo do Brasil. Desde o ano 2000 compila pesquisas eleitorais e as arquiva nesta página, que também disponibiliza levantamentos de avaliação de popularidade de todos os presidentes brasileiros desde José Sarney.

O blog está no Twitter e no Facebook.