Blog do Fernando Rodrigues

Em Palmas, candidata de Lula empaca e vai mal

Fernando Rodrigues

Foto com ex-presidente fez Luana Ribeiro (PR) engrenar…

…segundo Ibope, ela tem 16%, contra 47% do candidato favorito.

O apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é infalível nesta eleição. Em Palmas, a candidata apoiada pelo petista, Luana Ribeiro (PR), não melhorou o desempenho na pesquisa do Ibope nem mesmo após expor de maneira ostensiva uma foto na qual aparece ao lado de Lula.

O retrato foi postado no site oficial da campanha de Luana em 10.ago.2012 (reprodução ao lado). Junto com a foto, foi publicado texto dizendo que a candidata contava também com o apoio do governo federal, de Dilma Rousseff.

No dia seguinte à postagem da foto, 11.ago.2012, o Ibope começou a perguntar aos eleitores de Palmas em quem votariam na eleição de outubro. Resultado: a apadrinhada de Lula ficou em 2º lugar, preferida apenas por 16% dos eleitores –bem longe do favorito, Marcelo Lelis (PV), que teve 47%.

Luana está estagnada nas pesquisas. De maio para agosto, ela passou de 14% para 16% no Ibope, uma oscilação dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Já Lelis, filiado ao nanico PV, embora também está estagnado (foi de 45% para 47%,segundo o Ibope) continua em 1º colocado isolado. Se a eleição fosse hoje, venceria. Em Palmas não há dois turnos, pois a cidade (embora uma capital) tem menos de 200 mil eleitores.

Luana conseguiu a imagem com Lula numa sessão de fotos em massa na qual ele atendeu mais de 100 aliados. Leia post do Blog sobre a maratona de fotos feita por Lula.

Abaixo, os números da pesquisa estimulada realizada pelo Ibope de 11 a 13.ago.2012 com 602 eleitores de Palmas. O estudo foi contratado pela Associação Comercial e Industrial de Palmas e tem o registro TO-00059/2012 na Justiça Eleitoral. A margem de erro é de 4 pontos percentuais.

Marcelo Lelis (PV) – 47%

Luana Ribeiro (PR) – 16%

Carlos Amastha (PP) – 12%

Dr. Luciano (PRP) – 1%

Fábio Ribeiro (PT do B) – 0%

Abelardo Gomes (PSOL) – 0%

Brancos, nulos e nenhum – 10%

Não sabem e não responderam – 13%

Acesse os dados das pesquisas sobre a eleição em Palmas. Acesse também pesquisas de diversos institutos sobre as eleições municipais nas capitais e nas principais cidades do país.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.