Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 27.ago a 2.set.2012

Fernando Rodrigues

A presidente Dilma Rousseff começa a semana, mais uma vez, reunindo-se com os ministros Wagner BIttencout (Aviacão Civil) e Gleisi Hoffmann. Espera-se anúncio de mais privatizações de aeroportos para os próximos dias. Nesta semana a presidente também deverá sancionar a criação da estatal dos seguros, apelidada de “Segurobrás”.

Na 3ª feira (28.ago.2012), Dilma deverá ir ao Rio para a premiação da 7ª Olimpíada Nacional de Matemática. Na 5ª feira (30.ago.2012), ela voltará a reunir o Conselhão, no Palácio do Planalto. Na 6ª feira (31.ago.2012), irá à posse dos ministros Felix Fischer e Gilson Dipp como presidente e vice do Superior Tribunal de Justiça. Poderá ainda dar um pulo em Belo Horizonte e aparecer ao lado de Lula em evento da campanha de Patrus Ananias.

Mas a presidente continua tendo que lidar com os funcionários públicos federais em greve. Nos próximos dias, o governo deverá negociar com sindicatos da Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios.

Os reajustes salariais terão de ser decididos até 6ª feira (31.ago.2012), prazo para o governo enviar a proposta de Orçamento para 2013 ao Congresso.

O ex-presidente Lula por sua vez, agora liberado para campanhas, almoçará com Marta Suplicy nesta 2ª feira (27.ago.2012). Negociarão entrada da senadora na campanha de Fernando Haddad.

E o mensalão continua como prioridade para o STF. Na 2ª feira o Tribunal poderá concluir a primeira das 7 partes do julgamento. Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski terão 20 minutos cada no início da sessão para contestarem um ao outro. Depois, os outros ministros votarão. Há possibilidade de Cezar Peluso, que se despede da Corte nesta semana, antecipar seu voto.

Para saber mais sobre o caso, acesse página do UOL com perfil dos réus do mensalão. E também a página da “Folha” sobre o caso.

Na 3ª feira (28.ago.2012), o STF faz uma pausa do mensalão e julga outros casos. E no Congresso, a CPI do Cachoeira receberá Luiz Pagot, ex-diretor do Dnit. Diferentemente da maioria dos convocados, ele diz ter vontade de falar.

Na 4ª feira (29.ago.2012) será vez de Fernando Cavendish e Paulo Preto irem à CPI –são, respectivamente, dono da Delta e ex-diretor da Dersa.

Na 5ª feira (30.ago.2012), Cezar Peluso participará pela última vez de uma sessão do STF como integrante da Corte.

Na 6ª feira (31.ago.2012), o IBGE divulgará novos dados sobre a economia brasileira. Será mais uma referência sobre o crescimento do PIB.

No domingo (2.set.2012), terminará o prazo para políticos verificarem as fotos e os dados que aparecerão nas urnas. E também será o último dia para que os partidos entreguem a segunda parcial da prestação de contas da campanha de 2012.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (27.ago.2012)
Dilma e os aeroportos – como na semana passada, presidente começará a semana reunindo-se com os ministros Wagner BIttencout (Aviacão Civil), às 10h, e Gleisi Hoffmann (Casa Civil), às 15h. Ela prepara novo anuncio de privatização de aeroportos.

Dilma e a Segurobras – presidente deve sancionar nesta semana a criação da empresa estatal de seguros. A proposta foi feita por Medida Provisória e já foi aprovada pelo Congresso. O objetivo principal da estatal será viabilizar apólices e garantias de obras de infraestrutura.

Lula e Marta – ex-presidente almoçará em seu instituto com a senadora. Deverão negociar a entrada dela na campanha de Fernando Haddad.

Greve do funcionalismo – nesta semana o governo deverá negociar com os sindicatos da Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios.

Mensalão no STF – há chances de o Tribunal concluir a primeira das 7 partes do julgamento. Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski já se manifestaram sobre alguns réus, incluindo João Paulo Cunha. Nesta 2ª feira, terão 20 minutos cada para réplica e tréplica. Em seguida, os outros ministros deverão votar. Quando a votação acabar, poderão passar ao segundo item.

Voto de Peluso – a primeira a votar depois da discussãoo agendada entre Lewandowski e Barbosa deve ser Rosa Weber. Mas Cezar Peluso talvez peça para se adiantar e votar primeiro. Esta é a última semana dele na Corte.

Quem é quem no mensalão – para saber mais sobre o caso, acesse página do UOL com perfil dos réus do mensalão. E também a página da “Folha” sobre o caso.

STF e Cavendish – Peluso tem outra tarefa em sua semana de despedida do STF: decidir sobre habeas corpus impetrado pela defesa do dono da Delta para que seu cliente não vá ao depoimento marcado para 29.ago.2012 na CPI do Cachoeira.

MST e Cachoeira movimento ocupa, desde a última 4ª feira (22.ago.2012) a fazenda Gama, no Distrito Federal. Parte da propriedade pertence ao grupo de Cachoeira.

Sabatina: Patrus Ananias – UOL e Folha sabatinam candidato do PT a prefeito de Belo Horizonte. Ele está em 2º nas pesquisas. Às 11h no Museu Inimá de Paula.

Russomanno e o direito – candidato do PRB a prefeito de São Paulo irá, às 10h, à Unip do Paraíso. Dará palestra na Semana Jurídica da instituição.

Chalita e a saúde – às 11h, candidato do PMDB a prefeito de São Paulo divulgará seu plano de governo para a área. Será no Hotel Braston (rua Martins Fontes, 330). Às 15h, dará entrevista para veículos do Grupo Estado.

PT na estrada – jovens petistas de São Paulo visitarão cidades do Estado até 30.set.2012.

Paulo Bernardo e empresários – ministro das Comunicações falará sobre “telefonia, internet, 4g e infraestrutura das telecomunicações” para empresários do Lide, grupo de João Dória.

Patriota na França – ministro das Relações Exteriores visitará país europeu até 28.ago.2012. Terá encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius.

Plano Nacional da Educação – o deputado André Figueiredo (PDT-CE) colhe assinaturas para que o projeto siga direto para o Senado, sem precisar ser aprovado pelo plenário da Câmara.

Kátia Abreu e a filosofia – senadora do PSD-TO receberá o título de Doutor Honoris Causa da Academia Brasileira de Filosofia. A entrega será no evento Libertas XXI, que acontece em Palmas até 28.ago.2012.

Salão do Humor – tradicional evento de Piracicaba acontecerá até 14.out.2012.

Eleição nos EUA – começará a convenção do Partido Republicano. Evento vai indicar oficialmente os candidatos a presidente e vice. Será em Tampa, na Flórida.

Indústria – FGV divulga sondagem sobre o setor.

Inflação – Fipe divulga IPC referente ao período de 24.jul a 23.ago.2012.

 

Terça (28.ago.2012)
Dilma no Rio – partido da presidente apoia a reeleição de Eduardo Paes, mas ela deverá apenas ir à premiação da 7ª Olimpíada Nacional de Matemática.

Pagot na CPI – ex-diretor do Dnit deverá ir à comissão. Diferentemente da maioria dos convocados, ele diz ter vontade de falar.

Câmara x governo – a Câmara dos Deputados está animada com os depoimentos de Pagot e de Cavendish. Seu site afirma que são os “mais esperados, desde a instalação” da CPI. Mas a base do governo ignorou a relevância dos depoimentos e trabalhou para evitá-los.

Pausa do mensalão – STF terá sessão dedicada a outros casos.

Greve do funcionalismo – prazo dado pelo governo para grevistas assinarem acordos de reajustes. Às 9h, Condsef (Confederação dos trabalhadores no serviço público federal) farão plenária no Clube dos Previdenciários.

Sabatina: Marcio Lacerda – UOL e Folha sabatinam candidato do PSDB à reeleição em Belo Horizonte. Ele lidera as pesquisas. Às 11h no Museu Inimá de Paula.

“Esforço” dos congressistas – mais uma semana em que deputados e senadores darão uma passada por Brasília. Esperam assim justificar as outras em que não comparecerão. Estão mais ocupados com as campanhas políticas.

Código Florestal – confusão continua no Congresso: comissão mista que analisa a Medida Provisória fará nova reunião em busca de acordo sobre o texto que preenche lacunas deixadas pelo veto de Dilma ao projeto aprovado pelos congressistas.

Senado e ministérios – Mesa Diretora fará reunião a partir das 14h30. Deverá analisar pedidos de informações aos Ministérios de Minas e Energia (sobre a Petrobras) e do Planejamento (sobre compensações a Estados e municípios).

Serviços – FGV publica sondagem sobre o setor.

 

Quarta (29.ago.2012)
Cavendish na CPI – dono da Delta, empresa protagonista do escândalo Cachoeira, tenta obter do STF permissão para faltar ao depoimento. Se for, deverá ficar calado.

Paulo Preto na CPI – ex-diretor da Dersa também irá depor à CPI. Ele é suspeito de buscar recursos para campanha de 2010 de José Serra junto ao Dnit.

Cachoeira no tribunal – Carlinhos Cachoeira deverá depor ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal. A sessão seria em 1º.ago.2012 mas foi adiada para esta 4ª feira.

Sarney, Maia e as migrações – presidentes do Senado e da Câmara deverão comparecer a evento da Fundação Konrad Adenauer, do Grupo Parlamentar Brasil-União Europeia e da UnB. Às 16h, no Auditório Nereu Ramos do Congresso.

Impostômetro – Associação Comercial de São Paulo estima que brasileiros terão pagado R$ 1 trilhão em impostos do início do ano até esta 4ª feira.

Emprego e desemprego – Dieese divulga pesquisa sobre o tema.

 

Quinta (30.ago.2012)
Dilma e o Conselhão – às 10h30, no Salão Leste do Palácio do Planalo. A presidente está retomando o grupo que havia deixado de lado, mas vai mudar o nome oficial. Agora será “Conselho de Desenvolvimento Sustentável”. Antes era “Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social”.

Peluso fora do STF – ministro completará 70 anos e é obrigado a se aposentar. Regra não leva em conta necessidade de terminar julgamentos em curso, como o mensalão.

Sabatina: Marcelo Freixo – UOL e Folha sabatinam candidato do PSOL a prefeito do Rio de Janeiro. Ele está em 2º nas pesquisas, mas longe do 1º colocado. Às 11, no Teatro dos Quatro.

Inflação – IBGE divulga índice de preços ao produtor em indústrias de transformação. FGV publica IGP-M.

 

Sexta (31.ago.2012)
Dilma e o STJ – às 16h, presidente irá à posse dos ministros Felix Fischer e Gilson Dipp como presidente e vice do Superior Tribunal de Justiça.

Lula e Dilma em BH – poderão aparecer juntos em evento da campanha de Patrus Ananias. E ex-presidente está confirmado, mas a presidente ainda não.

Dilma e os portos – prestes a anunciar concessões no setor, presidente despachou para a Europa alguns auxiliares para conhecerem os modelos adotados pro Bélgica, Alemanha e Holanda. Paulo Passos (Transportes), Leônidas Cristino (Portos) e Bernardo Figueiredo (Empresa de Planejamento e Logística) começarão o tour europeu nesta 6ª feira.

PIB brasileiro – IBGE divulga Contas Nacionais Trimestrais com novos dados sobre a economia.

Orçamento de 2013 – prazo para o governo enviar proposta ao Congresso. Texto deverá conter o reajuste que será dado aos funcionários federais grevistas.

Sabatina: Eduardo Paes – UOL e Folha sabatinam candidato do PMDB à reeleição no Rio de Janeiro. Ele lidera as pesquisas e é favorito para vencer a disputa. Às 11, no Teatro dos Quatro.

Eleições em Angola – país africano, falante do português, fará eleições legislativas.

 

Sábado (1º.set.2012)
Empresários e o esporte – o Lide, grupo de João Dória, realiza o 2º Fórum Nacional do Esporte, em São Paulo. Políticos e esportistas também são esperados. Haverá debates sobre incentivos privados e políticas públicas para o setor.

 

Domingo (2.set.2012)
Urna eletrônica – último dia políticos verificarem as fotos e os dados que aparecerão nas urnas.

Contas de campanha – prazo para os partidos entregarem segunda parcial da prestação de contas.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.