Blog do Fernando Rodrigues

Cesar Asfor Rocha aposenta-se do STJ

Fernando Rodrigues

ex-cotado para o Supremo, ministro decide sair do Judiciário

Aposentou-se hoje (3.set.2012) do Superior Tribunal de Justiça o ministro Francisco Cesar Asfor Rocha. Ele tem 64 anos e estava há 20 anos na Corte.

Quando foi nomeado, aos 44 anos, o cearense Cesar Asfor Rocha foi um dos mais jovens magistrados do STJ. Até hoje, o mais jovem que chegou a esse Tribunal foi Paulo Costa Leite, com 40 anos em 1989.

No final do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e no início da administração de Dilma Rousseff, o nome de Cesar Asfor Rocha circulou como possível nomeado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal.

Nos últimos tempos, ciente de que teria sido preterido nessa disputa na carreira de magistrado, ele ficou um pouco desanimado. Foi assim que decidiu sair do STJ, sem grandes despedidas. Protocolou seu pedido de aposentadoria hoje. No final do dia já estará dentro de um avião para um período de 15 dias de férias na Europa. “Será a primeira vez em 20 anos que entrarei em um avião sem paletó e gravata”, disse ao Blog.

Quando voltar ao Brasil, Cesar Asfor Rocha deve se mudar para São Paulo, onde pretende advogar –uma vez que ele tem uma quarentena a cumprir e não poderá trabalhar agora em causas diretamente relacionadas ao STJ.

O blog está no Twitter e no Facebook.