Blog do Fernando Rodrigues

Os convidados de Marta Suplicy

Fernando Rodrigues

A maior dúvida dentro do Palácio do Planalto neste momento é: Fernando Haddad vai comparecer à posse da nova ministra da Cultura, Marta Suplicy?

Ou ainda: é conveniente ele estar presente?

Fernando Haddad tem desculpas de sobra para faltar. É o candidato do PT a prefeito de São Paulo. Está em campanha.

Mas não há impedimento legal para Haddad participar da posse da sua talvez mais vistosa aliada na disputa pela prefeitura paulistana. A lei impede a ida de candidatos a inaugurações de obras públicas. A posse de Marta Suplicy não é propriamente uma “obra pública”. Trata-se de uma cerimônia privada e ocorrerá dentro do Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (13.set.2012), às 11h da manhã.

E há também outras dúvidas sobre a posse de Marta. Por exemplo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente?

E os representantes de partidos políticos que estão sendo relegados ao segundo plano em São Paulo na eleição atual. Por exemplo, o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, do PRB, vai prestigiar a posse de Marta Suplicy sabendo que a petista está sendo colocada nessa cadeira pelo apoio e fidelidade à campanha de Haddad? Como se sabe, no momento, o líder nas pesquisas em São Paulo é Celso Russomanno, do PRB.

Tudo considerado, a posse de Marta Suplicy será um espetáculo político tanto pelas presenças como pelas ausências de algumas personalidades.

O blog está no Twitter e no Facebook.