Blog do Fernando Rodrigues

56% dos “mannos” já votaram em Marta

Fernando Rodrigues

Celso Russomanno (PRB) é popular entre eleitores da petista

Desafio da nova ministra da Cultura é “devolver” votos para o PT

A disputa pela Prefeitura de São Paulo neste ano de 2012 tem vários aspectos curiosos. Eleitores balançam de um lado para o outro. Um desses fenômenos foi detectado pelo Datafolha: 56% dos votos hoje creditados a Celso Russomanno (PRB) foram um dia depositados para Marta Suplicy (PT).

Segundo o Datafolha, hoje Russomanno lidera a disputa com 32%. Em segundo lugar, empatados tecnicamente, estão José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT), com 20% e 17%, respectivamente.

Marta Suplicy ganhou a eleição para prefeita de São Paulo em 2000. Depois, disputou mais duas vezes (2004 e 2008) e perdeu. O Datafolha apurou no seu levantamento dos dias 10 e 11 de setembro que 27% dos paulistanos votaram em Marta 3 vezes seguidas em eleições para o comando da cidade. Esses são, digamos, o núcleo duro do martismo na capital paulista. É um capital político nada desprezível: um quarto do eleitorado do maior município do país

Entre esses seguidores muito fiéis à agora ministra da Cultura, muitos hoje não querem votar em Fernando Haddad. Embora 55% dos eleitores de Haddad estejam entre os que disseram ter votado 3 vezes seguidas em Marta, essa taxa cai para 16% entre os que votarm na senadora e agora ministra 2 vezes.

Já entre os eleitores de Russomanno, 28% dizem ter votado em Marta 3 vezes seguidas. Se esse universo de eleitores ''martistas de raiz'' deixar Russomanno, o candidato do PRB perderia cerca de 9 pontos percentuais. Desidrataria de 32% para 23%.

Não é certo, entretanto, que essa migração do ''mannos'' possa ocorrer. Nem tampouco se ocorrer que haverá uma transfusão para apenas um candidato. Também é impossível afirmar que os martistas que eventualmente decidirem desembarcar de Russomanno vão embarcar automaticamente na canoa de Haddad.

Até porque muitos também já estão hoje com o tucano José Serra. Entre os eleitores do candidato do PSDB, 36% já votaram alguma vez em Marta.

O quadro abaixo é esclarecedor e mostra quais são todos os desafios de Marta Suplicy, que hoje tomou posse como ministra da Cultura. Ela terá como missão “devolver” seus votos para o PT na cidade de São Paulo:

O blog está no Twitter e no Facebook.