Blog do Fernando Rodrigues

Oposição lidera em 9 de 11 grandes cidades do NE

Fernando Rodrigues

PSDB tem 6 primeiros colocados; DEM tem 3…

…PDT e PSB têm 1º colocado cada um;

PT não tem favoritos na região

As pesquisas mais recentes sobre as eleições nas principais cidades no Nordeste mostram que a oposição leva vantagem sobre partidos aliados do PT no governo federal.

Levantamento do Blog mostra que PSDB e DEM abrigam 9 primeiros colocados em 11 grandes cidades nordestinas para as quais foram feitas pesquisas após o início da propaganda eleitoral eletrônica em 21.ago.2012. PSB e PDT, siglas governistas, aparecem com 1 primeiro colocado cada um.

O PT, partido da presidente Dilma e do ex-presidente Lula, não lidera nenhuma dessas disputas.

Se a tendência apontada pelas pesquisas se confirmar nas urnas, a oposição ao governo federal dará um salto pois atualmente controla apenas 2 dessas 11 prefeituras. Poderá ficar com 9.

Os resultados de todas as pesquisas incluídas no levantamento estão disponíveis no post abaixo.

O Nordeste tem 14 grandes cidades mais relevantes do ponto de vista eleitoral: 9 capitais e 5 municípios com mais de 200 mil habitantes. Até esta 4ª feira (12.set.2012) estavam disponíveis estudos divulgados de acordo com a Lei Eleitoral para 11 dessas 14 cidades. Ficaram de fora Feira de Santana (BA), Vitória da Conquista (BA) e  Olinda (PE).

Dessas 11 prefeituras, o PT controla atualmente Fortaleza e Recife. Corre o risco de perder as 2. Na capital Cearense, o candidato Elmano Freitas (PT) tem chances de ir para o 2º turno, mas o primeiro colocado na última pesquisa Datafolha é Moroni Torgan (DEM). No Recife, Geraldo Julio (PSB) teve uma ascensão meteórica nas pesquisas e é líder isolado. Humberto Costa (PT), tem perdido pontos.

Os outros partidos aliados do PT também perdem espaço na região. O PC do B controla atualmente Aracaju. Mas o favorito para governar a capital de Sergipe a partir de 2012 é João Alves Filho (DEM).

O PP tem os prefeitos de Maceió e de Salvador. Nenhuma sigla governista se apresentou até agora competitiva para governar as cidades a partir do ano que vem. Os favoritos são, respectivamente, Rui Palmeira (PSDB) e ACM Neto (DEM).

O PMDB, que controla Campina Grande, tem chances de ir para o 2º turno na cidade com Tatiana Medeiros. Mas quem está na frente é Romero Rodrigues (PSDB).

O mesmo ocorre com o PTB, em Teresina: o atual prefeito, Elmano Ferrer, pode ir para o 2º turno. Mas está numericamente atrás de Firmino Filho (PSDB).

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, não pode disputar a reeleição e saiu do PSB. Disputam sua vaga Cícero Lucena (PSDB) e José Maranhão (PMDB). Em Natal, a prefeita Micarla de Sousa (PV) também não concorre à reeleição. O favorito para substituí-la é Carlos Eduardo (PDT).

Já o PSDB tem hoje apenas as Prefeituras de São Luís e de Jaboatão dos Guararapes, que poderá conservar. Segundo as sondagens, os tucanos têm chance de ficar com 6 prefeitos após as eleições nas principais localidades do Nordeste. E o DEM, que não controla nenhum dos 11 municípios incluídos no levantamento, poderá sair com 3.

O blog está no Twitter e no Facebook.