Blog do Fernando Rodrigues

Pós-TV, PSDB e PT seguem fortes nas grandes cidades

Fernando Rodrigues

Tucanos têm 25 candidatos competitivos em um grupo de 57 grandes municípios; petistas têm 22

Levantamento do Blog com as pesquisas eleitorais mais recentes mostra que o PSDB tem 25 candidatos competitivos nas 57 grandes cidades em que foram feitos estudos de opinião após o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, em 21.ago.2012. O PT tem 22.

São competitivos os candidatos que estão em primeiro lugar e também os que estão em segundo, mas com chances de disputar segundo turno. O Blog considerou apenas pesquisas feitas após o início da propaganda eleitoral e divulgadas até esta quarta-feira (12.set.2012). No post abaixo estão publicados os resultados de todas as sondagens incluídas no levantamento referentes a 23 capitais e 34 cidades com mais de 200 mil eleitores.

Ao todo, os tucanos têm 15 primeiros colocados e 10 segundos colocados com chances de disputar eventual segundo turno. Os petistas possuem 11 candidatos em cada uma dessas situações.

O PMDB é o terceiro partido com mais competitivos: 11. O PSB tem 10 e o PDT, 9. DEM e PPS, que compõem a oposição junto com o PSDB, possuem, respectivamente, 4 e 3 candidatos competitivos.

Clique na imagem para ampliá-la.

O quadro mostra ainda uma tendência de alteração no controle dessas 57 cidades. Atualmente os partidos que têm mais prefeitos nesse grupo são: PT (13), PMDB (11), PSDB (8), PDT (6) e PTB (4). De acordo com o ranking dos partidos com mais candidatos competitivos, essa ordem ficaria PSDB, PT, PMDB, PSB e PDT.

Vale lembrar, no entanto, que as pesquisas apontam para o retrato do momento. Até as eleições muito pode mudar.

O blog está no Twitter e no Facebook