Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 17 a 23.set.2012

Fernando Rodrigues

Fatos relevantes da semana: 1) STF começará julgamento do núcleo político do mensalão, que inclui José Dirceu; 2) FHC aparecerá mais uma vez em evento pela descriminalização do uso de drogas; 3) Dilma irá aos EUA para a Assembleia Geral da ONU.

A partir de 2ª feira (17.set.2012), o STF começará finalmente a analisar as acusações contra o núcleo político do escândalo, grupo que inclui petistas graúdos: José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil de Lula; José Genoíno, ex-presidente do PT; e Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido.

Faltando poucos dias para a eleição, se o julgamento do mensalão puder surtir algum efeito relevante na votação, isso será sabido nos próximos dias.

Os principais telejornais martelarão na audiência notícias sobre o julgamento e sobre as acusações que envolvem o PT. As pesquisas eleitorais mostrarão se o eleitorado está indiferente a tudo isso ou se mantém os candidatos petistas no mesmo patamar atual em que aparecem nas sondagens.

Já a presidente Dilma Rousseff começará a 2ª feira no Rio Grande do Sul. Irá à cidade de Rio Grande para visitar plataformas da Petrobras. No Sábado (22.set.2012), Dilma poderá aparecer em evento da campanha de Patrus Ananias em Belo Horizonte. O petista está mal nas pesquisas e corre o risco de perder já no 1º turno para Márcio Lacerda (PSB). No domingo (23.set.2012), a presidente deverá estar em Nova York, para a Assembleia Geral da ONU.

Na 3ª feira (18.set.2012), o ex-presidente Fernando Henrique participará do lançamento da Rede Pense Livre, movimento pela descriminalização do uso de todas as drogas.

Ainda na 3ª feira, no TSE, poderá acontecer um encontro muito explosivo. São esperadas as presenças dos governadores Agnelo Queiroz (PT-DF) e Marconi Perillo (PSDB-GO) na posse da ministra Laurita Vaz, que ficará no lugar de Gilson Dipp. O PGR, Roberto Gurgel, que pediu investigação contra a dupla, é presença confirmada.

Na 3ª feira e na 4ª feira (18 e 19.set.2012), a Câmara terá mais sessões de “esforço concentrado”. O presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), disse que colocará em votação a Medida Provisória que preenche as lacunas deixadas pelos vetos de Dilma no projeto do novo Código Florestal.

Na 6ª feira (21.set.2012), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, irá ao Recife para ajudar o candidato Humberto Costa (PT), que está em queda livre nas pesquisas. No sábado (22.set.2012), será a ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci, que ajudará Costa.

Mas o principal do sábado será o comício em que, mais uma vez, Lula e Marta Suplicy deverão aparecer com o candidato petista a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (17.set.2012)
Dilma no Rio Grande do Sul – após passar o fim de semana em terras gaúchas, presidente irá à cidade de Rio Grande para visitar as plataformas P53, P55 e P58.

Zé Dirceu e o mensalão – STF começará a julgar o núcleo político do esquema. Entre os réus incluídos neste grupo está o ex-ministro da Casa Civil de Lula. Genoíno e Delúbio também.

Compra de votos – neste capítulo sobre o núcleo político, o STF deverá dizer se congressistas foram ou não pagos para votar a favor do governo Lula no Congresso.

Quem é quem no mensalão – para saber mais sobre o caso, acesse página do UOL com perfil dos réus do mensalão. E também a página da “Folha” sobre o caso.

Greve dos bancos – bancários de vários Estados farão assembleias para organizar a paralisação por tempo indeterminado marcada para começar nesta 3ª feira (18.set.2012).

Paralisação nacional – segundo a CUT, a greve dos bancários deverá afetar São Paulo, Rio, Brasília, Minas, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Ceará, Bahia, Pará, Paraíba, Alagoas, Piauí, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Amapá e Sergipe.

Debate em São Paulo – candidatos a prefeito da capital paulista irão a debate organizado por TV Cultura, Estadão e Youtube. Começará às 21h15.

Collor, Renan e as eleições – a dupla de senadores aguarda decisão do TSE sobre a validade da candidatura de Ronaldo Lessa (PDT), que apoiam em Maceió.

Justiça x Google – um juiz de Campina Grande (PB) mandou prender, na 6ª feira (14.set.2012), Edmundo Luiz Pinto Balthazar , diretor financeiro do Google Brasil. A decisão foi tomada para que o YouTube tire do ar vídeo contra o candidato Romero Rodrigues (PSDB).

Conselho de Russomanno – candidato do PRB a prefeito de São Paulo terá reunião com líderes de partidos aliados. O encontro ocorre todas as segundas-feiras.

TSE e os candidatos – Tribunal já julgou quase mil de 2.598 recursos sobre cassação de candidaturas. Espera chegar a 1.500 nesta semana.

Faltam 20 dias para a eleição – este é o último dia para o TSE apresentar aos partidos políticos os programas de computador a serem usados nas eleições.

PSD e sindicalismo – Câmara dos Deputados terá sessão em homenagem aos 5 anos da fundação da UGT, braço sindical do partido de Kassab.

Cinema em Brasília 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro acontecerá até 24.set.2012.

Inflação – FGV divulga IPC-S e IGP-10.

 

Terça (18.set.2012)
FHC e as drogas – o ex-presidente, do PSDB, apoia a Rede Pense Livre, movimento pela descriminalização do uso de todas as drogas que será lançado às 19h30 no Itaú Cultural, em São Paulo.

TSE e Cachoeira – governadores Agnelo Queiroz (PT-DF) e Marconi Perilo (PSDB-GO), ambos associados ao escândalo, deverão estar na posse da ministra Laurita Vaz no TSE, às 19h. Ela é do STJ e substituirá Gilson Dipp no tribunal.

PGR e governadores – se forem mesmo à posse da ministra, os governadores ficarão de frente com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que pediu abertura de investigação contra eles.

Pausa do mensalão – STF fará sessão para tratar de outros casos.

Código Florestal – presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), prometeu colocar em votação a Medida Provisória 571/12.

Ética da Câmara – Conselho de Ética e Decoro Parlamentar deverá discutir e votar pareceres preliminares relativos aos processos contra Marcos Medrado (PDT-BA) e João Carlos Bacelar (PR-BA).

CNJ e o nepotismo – órgão discutirá flexibilizar a proibição. Partidários do ex-presidente Peluso querem liberar a contratação de parentes para assessorar magistrados. Os do atual presidente, Ayres Britto, e do novo corregedor-nacional de Justiça, Francisco Falcão, são contra.

Inflação – FGV divulga IPC-S Capitais.

 

Quarta (19.set.2012)
Temer e Gilmar Mendes – vice-presidente da República dará aula inaugural no 15º Congresso Brasiliense de Direito Constitucional do IDP, instituto do ministro do STF.

10% para educação – projeto será votado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e seguirá direto para o Senado. O líder do PDT, André Figueiredo, disse ter conseguido derrubar requerimento do líder do governo, Arlindo Chinaglia, que pedia discução em plenário.

Petrobras na Câmara – Graça Foster, presidente da empresa, irá à Comissão de Fiscalização e Controle para falar sobre o Plano de Negócios da Petrobras e o adiamento do início da operação do Complexo Petroquímico do Rio.

Eleições no Brasil – o cientista político Jairo Nicolau lançará seu livro sobre o assunto às 19h30 na Livraria da Travessa, em Ipanema, no Rio de Janeiro.

Inflação – Fipe divulga IPC referente ao período de 16.ago a 15.set.2012. FGV divulga IGP-M Segundo Decêndio.

 

Quinta (20.set.2012)
CUT em São Paulo – central sindical ligada ao PT fará, a partir das 10h, manifestação por reajuste salarial de diversas categorias (bancários, metalúrgicos, químicos, petroleiros e trabalhadores dos Correios).

Emprego – IBGE divulga pesquisa mensal sobre o assunto.

Inflação – IBGE divulga o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial.

 

Sexta (21.set.2012)
Comício de Freixo – depois de ser proibido de assistir ao show de Caetano e Chico em seu favor, o candidato do PSOL a prefeito do Rio fará comício na Lapa, às 19h. Ele tem surpreendido nas pesquisas, mas ainda não ameaça o líder, Eduardo Paes (PMDB). O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) confirmaram presença.

Padilha e Humberto Costa – ministro da Saúde vai ao Recife colar no candidato do PT que está em apuros, seu percentual nas pesquisas tem caído depressa. Irão juntos a plenária com militantes.

Agronegócio – o Lide, grupo de João Dória, promove evento sobre o assunto em Campinas. Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, está na organização.

 

Sábado (22.set.2012)
Dilma em Minas – presidente talvez vá a Belo Horizonte para ajudar Patrus Ananias. Ele corre o risco de perder já no 1º turno para Márcio Lacerda (PSB). Em seguida, presidente deverá ir aos EUA para a Assembleia Geral da ONU.

Lula, Marta e Haddad – ex-presidente e senadora deverão estar com o candidato do PT a prefeito de São Paulo em mais 2 comícios, dessa vez no noroeste da cidade. No próximo sábado (29.set.2012), deverão fazer os 2 últimos, na Zona Leste.

Haddad na Globo – candidato do PT dará entrevista ao SP TV 1ª edição, que começa às 12h.

Menicucci e Humberto Costa – a ministra das Mulheres também irá ao Recife para acudir o candidato do PT. Caminhará com ele pela comunidade Nova Descoberta.

Imunidade eleitoral – a partir desta data, nenhum candidato, membro de mesa receptora e fiscal de partido poderão ser detidos ou presos, exceto em flagrante delito.

Faltam 15 dias para as eleições – termina o prazo para partidos indicarem o nome de quem fiscalizará a votação.

 

Domingo (23.set.2012)
Dilma nos EUA – presidente viajará para participar da Assembleia Geral da ONU. A principal reunião, com chefes de Estado, será na 2ª feira (24.set.2012).

 

O blog está no Twitter e no Facebook.