Blog do Fernando Rodrigues

Em MG, 3 grandes cidades sem 2º turno

Fernando Rodrigues

Pesquisas indicam fim da disputa já no 1º turno na…

…capital, Belo Horizonte, e em Betim e Uberlândia

O Estado de Minas Gerais tem 7 grandes cidades –as que abrigam mais de 200 mil eleitores e que podem realizar 2º turno quando nenhum candidato consegue, pelo menos, 50% mais um dos votos válidos. Em 3 desses municípios mineiros a disputa eleitoral pode terminar já no 1º turno, pois os candidatos favoritos apresentam larga vantagem sobre os demais.

Levantamento do Blog com as pesquisas eleitorais mais recentes mostra que poderão terminar no 1º turno de 7 de outubro as eleições de Belo Horizonte, Betim e Uberlândia.

O favorito na capital Belo Horizonte (1,9 milhão de eleitores) é Márcio Lacerda (PSB), que é apoiado pelo PSDB e tem 44% nas pesquisas. Como os demais concorrentes têm 30% somados, a eleição pode ser liquidada em 7 de outubro –a se manter o quadro atual.

Em Uberlândia (445 mil eleitores), está na frente Gilmar Machado (PT), com 59,4%. Os demais concorrentes têm apenas 28,1%.

Em Betim, o líder é Carlaile Pedrosa (PSDB), com 60% das intenções de voto. Os outros candidatos somam só 23%.

Onde vai dar 2º turno em MG
De acordo com as pesquisas, há chances de haver 2º turno em Minas Gerais nas cidades de Contagem, Juiz de Fora e Uberaba.

Em Montes Claros, não há pesquisas disponíveis. O cenário é incerto nessa cidade também porque o candidato Athos Avelino (PSB) desistiu da disputa em 10.set.2012. Ele estava sob risco de ser barrado por causa da Lei da Ficha Limpa, de acordo com notícia publicada pelo jornal “O Tempo”. Nenhuma pesquisa realizada após essa data, com o novo cenário, estava disponível até a manhã desta 4ª feira (19.set.2012).

Para o levantamento deste post, o Blog considerou apenas pesquisas realizadas no mês de setembro –ou seja, as que já captaram o efeito das propagandas em rádio e TV.

Este Blog, a página de política em atividade mais antiga da internet brasileira, também disponibiliza o mais completo acervo de pesquisas eleitorais da web. Estão arquivadas no Blog pesquisas desde a eleição do ano 2000.

O blog está no Twitter e no Facebook.