Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 24 a 30.set.2012

Fernando Rodrigues

Fatos relevantes da semana: 1) continua no STF o julgamento do núcleo político do mensalão; Ricardo Lewandowski prosseguirá a leitura de seu voto na 2ª feira (24.set.2012); 2) Dilma Rousseff estará em Nova York e fará a abertura da Assembleia Geral da ONU; 3) a campanha eleitoral de 2012 entra  na reta final; na 5ª feira (27.set.2012), faltarão 10 dias para a votação.

O mensalão também provoca desavenças entre congressistas e dirigentes da base do governo. Alguns deputados e senadores estão descontentes com os presidentes de seus partidos que assinaram carta de desagravo a Lula sem consultá-los.

Deve reverberar durante a semana o caso revelado por reportagem da revista “Época''. Segundo a publicação, houve desvio no dinheiro do Fundo Partidário recebido pelo PP –partido aliado do governo de Dilma Rousseff.

Na 3ª feira (25.set.2012), Dilma abrirá o debate geral da Assembleia Geral da ONU. É uma tradição que o chefe de Estado do Brasil faça sempre o primeiro discurso nesse evento anual. Na 5ª feira (27.set.2012), já de volta a Brasília, a presidente receberá o primeiro-ministro britânico David Cameron. Na 6ª feira (28.set.2012), receberia o presidente do Egito, Mohamed Morsi, mas a visita foi cancelada, como antecipou este Blog.

Talvez, no sábado (29.set.2012), Dilma vá a comício de Fernando Haddad na Zona Leste de São Paulo. Já estão confirmadas as presenças de Lula e de Marta Suplicy.

Os candidatos a prefeito de São Paulo começarão a semana com um debate na 2ª feira (24.set.2012). Será transmitido pela TV Gazeta a partir das 22h30.

Fica apertado o prazo para o TSE julgar todos os recursos relacionados à eleição 2012. Entre os candidatos que aguardam decisão do TSE sobre sua participação nas eleições 2012 estão Ronaldo Lessa (PDT), que tenta ser prefeito de Maceió, e Celso Giglio (PSDB), concorrente em Osasco.

Na 3ª feira (25.set.2012), o STF fará uma pausa do mensalão e tratará de outros assuntos. No Senado, a Comissão de Constituição e Justiça deverá sabatinar, a partir das 14h, Teori Zavascki, indicado por Dilma para ocupar a vaga deixada por Cezar Peluso no STF.

Ainda na 3ª feira, o Senado terá em sua pauta de votação a MP 571, aprovada na semana anterior pela Câmara dos Deputados.

Na 4ª feira (26.set.2012), haverá reunião da Comissão da Moeda e do Crédito (Comoc), em Brasília. Na 5ª (27.set.2012), haverá reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (24.set.2012)
Dilma nos EUA – presidente estará em Nova York para a Assembleia Geral da ONU. Ela puxará a fila de discursos de chefes de Estado na 3ª feira (25.set.2012).

Comitiva de Dilma – estão no grupo que foi a Nova York os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Aloizio Mercadante (Educação), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Aguinaldo Ribeiro (Cidades), Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social). O assessor para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, também viajou.

Ética da Presidência – Comissão de Ética pública retomará seus trabalhos. Ainda está pendente caso sobre consultorias privadas prestadas pelo ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), cotado para substituir Gleisi Hoffmann na Casa Civil.

Mensalão – o revisor do caso, Ricardo Lewandowski, continuará seu voto sobre réus associados ao núcleo político do escândalo.

Réus famosos – a análise do núcleo político é a parte do julgamento que mais tem chances de influenciar a eleição. Estão neste grupo ícones do PT, como José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil de Lula, e José Genoíno, ex-presidente do PT.

Quem é quem no mensalão – para saber mais sobre o caso, acesse página do UOL com perfil dos réus do mensalão. E também a página da “Folha” sobre o caso.

Debate em São Paulo – candidatos a prefeito da capital paulistana participarão de debate da TV Gazeta e do Portal Terra. Começará às 22h30.

Copa do Mundo – estátua de 7 metros de altura do mascote de 2014, um tatu-bola, será exibida nas cidades que sediarão os jogos. Em Brasília, ficará exposta por 21 dias em frente ao Museu da República.

Greve dos bancos – paralisação que pressiona por aumento salarial dos bancários continua. Segundo a CUT, até a última 5ª feira (20.set.2012), 8.527 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados estavam paralisados em todas as Unidades da Federação.

Reale x Sarney – ex-ministro da Justiça organizou protesto contra o projeto de reforma do Código Penal conduzido pelo presidente do Senado. Às 19h, na Faculdade de Direito da USP.

Caixa e empresários – presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, irá a encontro com empresários do Lide, grupo de João Dória. Às 12h, no hotel Grand Hyatt, em São Paulo.

Candidaturas barradas – entre os candidatos que aguardam decisão do TSE sobre sua participação nas eleições 2012 estão Ronaldo Lessa (PDT), que tenta ser prefeito de Maceió, e Celso Giglio (PSDB), concorrente em Osasco.

Amorim e Cardozo – ministros da Defesa e da Justiça terão reunião às 11h, em Brasília.

Consumo – FGV publica dados da Sondagem do Consumidor.

Inflação – FGV divulga IPC-S.

 

Terça (25.set.2012)
Dilma e a ONU – presidente fará, como em 2011, o discurso de abertura da principal reunião da Assembleia Geral da ONU, que reúne líderes dos países integrantes da organização.

Senado e o STF – senadores da Comissão de Constituição e Justiça sabatinam, a partir das 14h, Teori Zavascki, indicado por Dilma para ocupar a vaga deixada por Cezar Peluso no STF.

Pausa do mensalão – STF fará sessão para tratar de outros casos.

Senado e o Código Florestal – pauta de votação da Casa inclui a MP 571, aprovada na semana anterior pela Câmara dos Deputados.

Debate no Recife – TV Jornal, afiliada do SBT, fará debate entre candidatos a prefeito da capital pernambucana.

Inflação – FGV divulga IPC-S Capitais.

 

Quarta (26.set.2012)
Política econômica – reunião da Comissão da Moeda e do Crédito (Comoc), em Brasília.

Emprego e desemprego – Dieese divulga dados de nova pesquisa sobre o assunto.

Indústria – FGV publica sondagem sobre o setor.

Inflação – Fipe divulga IPC referente ao período de 24.ago a 22.set.2012.

 

Quinta (27.set.2012)
Dilma e o Reino Unido – presidente receberá em Brasília o primeiro-ministro britânico David Cameron. O encontro de 6ª feira (28.set.2012) com o presidente egípcio, Mohamed Morsi, foi cancelado, segundo adiantado por este Blog.

Programa de Serra – candidato do PSDB a prefeito de São Paulo lançará programa de governo. Deverá afirmar, mais uma vez, que cumprirá o mandato inteiro se for eleito.

Faltam 10 dias para a eleição – último dia para eleitores pedirem 2ª via do título dentro de seu domicílio eleitoral.

Política econômica – reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), em Brasília.

Pecuária – IBGE divulga pesquisas trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha.

Inflação – FGV publica IGP-M.

 

Sexta (28.set.2012)
Serviços – FGV publica sondagem sobre o setor.

Indústria – IBGE divulga Índice de Preços ao Produtor em Indústrias de Transformação.

 

Sábado (29.set.2012)
Lula, Dilma, Marta e Haddad – ex-presidente e senadora deverão estar com o candidato do PT a prefeito de São Paulo em mais 2 comícios na Zona Leste na cidade. Talvez Dilma se junto ao trio.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.