Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 8 a 14.out.2012

Fernando Rodrigues

Fatos relevantes da semana: 1) a repercussão dos resultados do 1º turno das eleições municipais; 2) o STF continuará o julgamento do núcleo político do mensalão, que inclui os petistas Zé Dirceu e José Genoíno.

A presidente Dilma Rousseff começará a 2ª feira (8.out.2012) ainda envolvida com as eleições. Para avaliar o 1º turno, terá reunião com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais). Depois, falará também com Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

As propagandas políticas para o 2º turno estarão liberadas após as 17h de 2ª feira. O horário político no rádio e na TV de candidatos que disputam o 2º turno poderá ser transmitido a partir de 3ª feira (9.out.2012) ou 4ª feira (10.out.2012), quando passarem 48h da divulgação dos resultados.

Na 3ª feira, o STF retomará o julgamento do mensalão. Só 4 ministros votaram sobre os casos de Zé Dirceu e José Genoíno até agora e o placar está 3 x 1 pela condenação por corrupção ativa (que é o ato de oferecer vantagem imprópria).

Também na 3ª feira, a CPI do Cachoeira voltará à ativa, mas sem perspectivas de mudar seu provável desfecho: acabar em pizza. Nesta 3ª, a comissão ouvirá o deputado Carlos Lereia (PSDB-GO), amigo de Cachoeira. E o senador Randolfe (PSOL-AP) quer pedir aos colegas que o ajudem a prorrogar os trabalhos da comissão.

Na 4ª feira (10.out.2012), o ministro Joaquim Barbosa, revisor do mensalão, deverá ser eleito pelos colegas para presidir o STF e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) pelos próximos 2 anos. Tomará posse em novembro, após a aposentadoria do atual presidente, Ayres Britto.

E também na 4ª feira, o Copom anunciará a taxa básica de juros (Selic) para os próximos meses. A taxa começou 2012 em 10,5% ao ano, passou a 9,75% ao ano em março. Foi a 9% ao ano em abril. Em maio, atingiu seu menor patamar desde que foi criada, em 1986: 8,5% ao ano. Depois caiu mais: 8% ao ano em julho e 7,5% ao ano em agosto.

A 5ª feira (11.out.2012) será o último dia para a Justiça Eleitoral colocar na internet os dados de votação especificados por seção eleitoral. E na 6ª feira (12.out.2012), haverá o feriado de Nossa Senhora Aparecida.

A partir de sábado (13.out.2012), nenhum candidato que dispute o 2º turno da eleição poderá ser detido ou preso, exceto em flagrante.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (8.out.2012)
Dilma e a eleição – presidente avaliará o 1º turno com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), às 10h. Depois, às 15h, fará reunião com Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

2º turno – estarão liberadas após as 17h as propagandas para o 2º turno. No rádio e na TV, começarão na 3ª feira ou na 4ª feira, quando passarem 48h da divulgação dos resultados.

Dados da eleição – até 12h todos os juízos eleitorais deverão informar aos TREs e aos representantes dos partidos o nº de votantes em cada seção.

Pendências eleitorais – até 6ª feira (5.out.2012) o TSE ainda tinha cerca de 3,5 mil recursos sobre candidaturas contestadas para julgar. Ou seja, alguns municípios terão que esperar para saber qual será o resultado definitivo de seus eleições.

Pausa no mensalão – por causa das eleições de domingo (7.out.2012), o STF só retomará o julgamento na 3ª feira (9.out.2012).

Haiti – o fotógrafo Alan Marques, da Folha de S.Paulo, lançará o livro ''Bon Bagay – A luta no Haiti após terremoto'', às 20h no Museu da República, em Brasília. O evento servirá também para abrir exposição com as fotos que compõem a obra.

 

Terça (9.out.2012)
Dilma e as eleições – a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) começará a discutir o 2º turno com políticos da base governista. Receberá os líderes Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo Braga (PMDB-AM) e José Pimentel (PT-CE).

Política econômica – Copom apresenta avaliação técnica sobre a conjuntura econômica. Na 4ª feira (10.out. 2012) divulga nova taxa básica de juros.

Mensalão – STF retomará julgamento sobre o caso. Na última semana, José Dirceu e José Genoino tiveram, cada um, 3 votos pela condenação e um voto pela absolvição. Ainda não votaram: Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Ayres Britto.

Quem é quem no mensalão – para saber mais sobre o caso, acesse página do UOL com perfil dos réus do mensalão. E também a página da “Folha” sobre o caso.

CPI do Cachoeira – já acabou em pizza. Mas o senador Randolfe (PSOL-AP) quer prorrogar a investigação por mais 6 meses e começará a pedir apoio dos colegas.

PSDB e Cachoeira – deputado Carlos Lereia (PSDB-GO), que admitiu ser amigo de Cachoeira, deverá depor à CPI a partir das 15h.

Votação na Câmara – 2 Medidas Provisórias trancam a pauta da Casa: a 572/12 (abre crédito de R$ 381 milhões para ajudar comunidades atingidas por desastres naturais) e a 573/12 (libera R$ 6,84 bilhões para o PAC Equipamentos).

Custo de vida em SP – 1 dia após o 1º turno das eleições, Dieese divulga estudo sobre preços na capital paulista.

Serviços – FGV publica dados sobre o setor.

Agricultura – IBGE divulga levantamento sobre o setor.

Indústria – IBGE publica dados sobre a produção regional do setor.

Inflação – FGV divulga IPC-S Capitais.

 

Quarta (10.out.2012)
Joaquim Barbosa – ministro revisor do mensalão deverá ser eleito pelos colegas para presidir o STF e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) pelos próximos 2 anos. Tomará posse em novembro, após a aposentadoria do atual presidente, Ayres Britto.

CPI do Cachoeira – comissão fará sessão administrativa para votar requerimentos. Às 10h15.

Juros – à tarde, Copom redefine a taxa básica de juros (Selic), que vem caindo: começou o ano em 10,5% ao ano, passou a 9,75% ao ano em março, a 9% ao ano em abril. Em maio, atingiu seu menor patamar desde que foi criada, em 1986: 8,5% ao ano. Depois continuou caindo: 8% ao ano em julho e 7,5% ao ano em agosto.

Brasil e o México – o Lide, grupo de João Dória, levará empresários brasileiros para seu encontro internacional em terras mexicanas.

Emprego e salário na indústria – IBGE divulga pesquisa sobre o assunto.

Inflação – Fipe divulga IPC referente ao período de 8.set a 7.out.2012. FGV publica IPC-C1 e IGP-M Primeiro Decêncio.

 

Quinta (11.out.2012)
Dados da eleição – último dia para a Justiça Eleitoral colocar na internet os dados de votação especificados por seção eleitoral.

Eleição nos EUA – candidatos a vice-presidente participarão de debate.

Indústria – FGV publica sondagem sobre o setor.

Comércio – IBGE divulga pesquisa sobre o setor.

 

Sexta (12.out.2012)
Feriado – o Ministério do Planejamento inclui a data católica de Nossa Senhora Aparecida entre os 8 feriados nacionais deste ano. Este Blog já escreveu sobre a confusão dos feriados no país.

Contagem dos votos – último dia para conclusão dos trabalhos de apuração pelas juntas eleitorais.

Brasil e a questão palestina – o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) visitará Israel até sábado (13.out.2012). Em seguida, terá reunião oficial com a Autoridade Nacional Palestina.

 

Sábado (13.out.2012)
Candidato imune – a partir desta data nenhum candidato que dispute o 2º turno da eleição poderá ser detido ou preso, exceto em flagrante.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.