Blog do Fernando Rodrigues

Belém: Zenaldo (PSDB) 48% x 37,2% Edmílson (PSOL)

Fernando Rodrigues

Pesquisa da Veiga Consultoria mostra virada na capital do Pará

A primeira pesquisa sobre o 2º turno em Belém mostra Zenaldo Coutinho (PSDB) com 48% das intenções de voto contra 37,2% de Edmílson (PSOL). Segundo o estudo, feito de 12 a 15.out.2012 pela Veiga Consultoria, 3,8% dos entrevistados disseram que votarão em branco ou anularão o voto. Outros 11% estão indecisos ou não responderam à questão. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Considerados apenas os votos válidos (que são os votos dados a candidatos, excluídos brancos e nulos), Zenaldo fica com 56,3% e Edmílson, com 43,7%.

Os números apontam uma virada na eleição de Belém com relação ao 1º turno, quando Edmílson ficou na frente de Zenaldo –ele teve, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 32,6% dos votos válidos contra 30,7% do adversário.

O Blog fez uma análise histórica sobre casos em que ocorrem viradas entre o 1º e o 2º turnos. São raras as reviravoltas, mas não são impossíveis –sobretudo quando a distância entre os dois finalistas é pequena na primeira votação.

A Veiga Consultoria ouviu 600 eleitores de Belém e registrou a pesquisa no TRE-PA com o nº 00332/2012.

O blog está no Twitter e no Facebook.