Blog do Fernando Rodrigues

Pesquisas já mostram 3 viradas em capitais no 2º turno

Fernando Rodrigues

São Paulo, Belém e Florianópolis teriam reviravolta se votação fosse hoje, dizem institutos.

Levantamento do Blog com as pesquisas de opinião mais recentes sobre o 2º turno nas capitais indica 3 viradas de mesa em relação ao 1º turno. De acordo com os estudos, o candidato que terminou o 1º turno em segundo lugar venceria a eleição em São Paulo, Belém e Florianópolis se a votação fosse hoje.

Em Cuiabá, há empate técnico entre os candidatos. Mas Lúdio Cabral (PT), que ficou atrás de Mauro Mendes (PSB) na primeira etapa, aparece numericamente à frente na pesquisa.

O Blog analisou o histórico de viradas em eleições municipais em outro post. A conclusão é que são muito raras: dos 135 segundos turnos municipais desde 1996 (não há dados disponíveis e confiáveis sobre 1992), só 30 tiveram viradas (22% do total).

Mas o feito não é impossível. O histórico eleitoral mostra que as chances de virada são maiores nas eleições que terminam o 1º turno com pequena diferença entre os concorrentes, que é o caso das 4 cidades mencionadas neste post.

O levantamento considerou as 11 capitais com estudos registrados na Justiça Eleitoral e disponíveis até a manhã desta 4ª feira (17). Das 17 capitais que farão segundo turno, não possuíam pesquisas Curitiba, Fortaleza, Macapá, Natal, Rio Branco e Salvador.

Abaixo, quadros com os dados das pesquisas sobre o 2º turno e com os resultados do 1º turno de 2012 nas 11 capitais incluídas no levantamento. O Blog também disponibiliza pesquisas de outras cidades que farão 2º turno em 2012.

Este Blog, a página de política mais antiga em atividade no Brasil, disponibiliza o maior acervo de pesquisas eleitorais da web brasileira. Estão disponíveis pesquisas realizadas desde a eleição do ano 2000 e também dados sobre a popularidade dos presidentes da República desde José Sarney.

O blog está no Twitter e no Facebook.