Blog do Fernando Rodrigues

Record cancela debate em SP

Fernando Rodrigues

As campanhas de Fernando Haddad (PT) e de José Serra (PSDB) a prefeito de São Paulo acertaram ontem (16.out.2012) o cancelamento do debate que fariam na TV Record no dia 22.

A razão do cancelamento foi o fato de a emissora propor o início do debate em torno das 23h00. PT e PSDB consideraram essa uma faixa de pouca audiência e que nada acrescentaria às campanhas.

Dessa forma, com o cancelamento no evento na Record, restarão 3 debates no segundo turno paulistano: TV Bandeirantes (amanhã, dia 18), SBT/UOL (24) e Globo (26).

No primeiro turno, a Record também não realizou debate.

Além do cancelamento do debate na Record, já tinham sido descartados outros encontros como os propostos pelas emissoras RedeTV!, Cultura e Gazeta. Também foi vetado por PT e PSDB o debate Folha/UOL, que seria realizado pela internet e teria um formato diferente, sem tempos rígidos para perguntas e respostas –e seria no horário nobre da web, às 11h da manhã do dia 25.

O formato dos debates será engessado, segundo o acordo entre as campanhas e imposto às emissoras. O tempo será cronometrado. Jornalistas não terão direito a réplica quando fizerem perguntas aos candidatos.

O mais arejado dos 3 debates deve ser o do SBT em parceria com o UOL. Primeiro, porque começará às 18h (quando a audiência flutua em torno de 10 pontos no Ibope). Segundo, porque serão usadas perguntas enviadas por internautas.

O blog está no Twitter e no Facebook.