Blog do Fernando Rodrigues

Aécio assume liderança do PSDB, mas não candidatura

Fernando Rodrigues

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) concedeu entrevista coletiva nesta 2ª feira (3.dez.2012) ao lado do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso. Mas não assumiu sua candidatura ao Palácio do Planalto em 2014, como FHC cobrou na edição desta semana do “Poder e Política”, projeto de entrevistas do UOL e da Folha. Leia reportagem sobre a entrevista de FHC.

Aécio limitou-se a aceitar o papel de líder do PSDB, como registrou o UOL Notícias. Criticou o governo federal dizendo que os atuais problemas do Brasil não podem mais ser atribuídos ao que o PT chama de “herança maldita” deixada pelo governo do PSDB. E também ouviu de caciques do partido que deve ser o próximo presidente da legenda.

Com Aécio e de FHC, estavam na mesa da coletiva o ex-senador Tasso Jereissati (CE) e o atual presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE). Ambos apoiam a indicação do mineiro para ser o novo presidente dos tucanos a partir de 2013 –a expectativa é que a eleição do partido ocorra em maio de 2013, mas ainda não há data certa.

''O Aécio é sem dúvidas o candidato da maioria do PSDB [a presidente da República] e deve ser o presidente do partido. É o chefe de que precisamos'', disse Guerra na entrevista.

Ao deixar a entrevista, FHC foi questionado pelo Blog sobre a cautela de Aécio em se declarar candidato. “Mas já está bem. Ele fez o que eu queria, que é assumir a liderança [do PSDB]”.

O vídeo abaixo mostra o trecho da entrevista ao ''Poder e Política'' em que FHC diz que Aécio deve assumir logo a candidatura. Clique aqui para assistir em tablets e em smart phones.


O blog está no Twitter e no Facebook.