Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 4 a 10.fev.2013

Fernando Rodrigues

A semana começa com a eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados na 2ª feira (4.fev.2013). O favorito é Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), apoiado pelo PT e pela presidente Dilma Rousseff. Seus adversários são Júlio Delgado (PSB-MG), Rose de Freitas (PMDB-ES) e Chico Alencar (PSOL-RJ). Depois desse evento, pouco deverá acontecer em Brasília, que ficará vazia por causa do Carnaval. A cidade só deve voltar ao normal em 18.fev.2013.

Neste início da semana também repercutirá a eleição, na última 6ª feira (1º.fev.2013), de Renan Calheiros para a Presidência do Senado. Ele já havia ocupado o cargo de 2005 a 2007, mas teve que deixá-lo quando foi acusado de usar notas frias de venda de gado para justificar sua renda pessoal. Agora, voltou com apoio do governo Dilma justamente no momento em que a Procuradoria-Geral da República o denunciou por ter usado provas falsas para se livrar das acusações de 2007. A denúncia foi encaminhada ao ministro Ricardo Lewandowski, do STF, que deverá elaborar um relatório a respeito.

A presidente Dilma Rousseff começará a 2ª feira (4.fev.2013) no Paraná. Visitará duas cidades: Cascavel e Arapongas. Na 4ª feira (6.fev.2013), ela irá à reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília.

Na 5ª (7.fev.2013), Dilma receberá dois prefeitos no Palácio do Planalto: Márcio Lacerda (PSB), de Belo Horizonte, e Edivaldo Holanda (PTC), de São Luís. Ambos derrotaram candidatos apoiados por ela na eleição de 2012 –os petistas Patrus Ananias e Washington Luiz, respectivamente. Lacerda teve ajuda do senador Aécio Neves (PSDB) e do governador Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco. Holanda foi apoiado pelo ex-deputado federal Flávio Dino (PC do B).

Na sexta-feira, (8.fev.2013), Dilma deve passar o feriado de Carnaval na Bahia, na base naval de Aratu, próxima a Salvador.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (4.fev.2013)
Dilma no Paraná – pela manhã, presidente estará em Cascavel para participar de uma feira agropecuária.

Dilma e o MST – à tarde, a petista irá a Arapongas para visitar o assentamento Dorcelina Folador, do MST, e para lançar o Programa Nacional de Agroindústrias na Reforma Agrária.

Eleição na Câmara – Casa elegerá seu novo presidente e integrantes de sua Mesa Diretora.
Pergunta do Blog: os deputados petistas do Paraná estarão em Brasília, para votar no governista Henrique Alves, ou no Paraná, para tentar aparecer ao lado de Dilma?

Gleisi no Congresso – ministra da Casa Civil, que é senadora licenciada, lerá mensagem de Dilma aos deputados e senadores à tarde. É a abertura oficial do ano legislativo no Congresso.
Comentário do Blog: enquanto em outros países, como os EUA, esse tipo de mensagem presidencial é algo da maior relevância e lido com muito cuidado, no Brasil trata-se apenas de um ato protocolar e quase sem importância.

Patriota na Inglaterra – o ministro das Relações Exteriores visitará o Reino Unido até 5.fev.2013. Terá reuniões com integrantes do governo britânico.

Tombini em Brasília – a agenda oficial do presidente do BC afirma que ele trabalhará na capital federal até 6ª feira (8.fev.2013).

Inflação Fipe divulgará IPC referente a janeiro de 2013. FGV publicará IPC-S Capitais.

 

Terça (5.fev.2013)
Resultados da Petrobras – a presidente da empresa, Maria das Graças Foster, apresentará os resultados financeiros e operacionais de 2012. A partir das 11h, com transmissão online pela Agência Petrobras.

Comércio – FGV divulgará dados da sondagem sobre o setor.

Inflação – FGV publicará IGP-DI.

 

Quarta (6.fev.2013)
Dilma e a tecnologia – presidente participará de reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília.

Indústria – IBGE divulgará pesquisa mensal sobre a produção regional do setor. A CNI publicará indicadores industriais.

 

Quinta (7.fev.2013)
Dilma e os ambíguos – a petista terá reuniões individuais com os prefeitos Márcio Lacerda (PSB), de Belo Horizonte, e Edivaldo Holanda (PTC), de São Luís. Ambos derrotaram candidatos dilmistas em 2012.

Dilma e Santa Maria –  a presidente e o arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, planejaram um ato ecumênico em homenagem às vítimas para a noite desta 5ª feira.

Brasília e o Carnaval – a capital federal só deve voltar a funcionar em 18.fev.2013. O Carnaval termina oficialmente na próxima 4ª feira (13.fev.2013), mas os políticos devem emendar até a semana seguinte.

PSL na TV – toda 5ª feira um partido tem direito a transmitir programas de rádio e de TV em rede nacional –tudo custeado com verba pública. Esta será a vez do Partido Social Liberal, que só possui 1 deputado federal. Das 20h às 20h05 no rádio. Das 20h30 às 20h35 na TV. Na próxima semana, será vez do PSDC de Eymael.

Agricultura – IBGE publicará dados do levantamento sistemático da produção agrícola.

Inflação – IBGE divulgará IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). FGV publicará IGP-M Primeiro Decêndio.

 

Sexta (8.fev.2013)
Emprego e salário na indústria – IBGE publicará pesquisa mensal sobre o tema.

Dilma na Bahia – presidente deve passar os feriados de Carnaval na base naval de Aratu.

Inflação – FGV divulgará IPC-S e IPC-S Capitais.

 

Domingo (10.fev.2013)
Eleição em Mônaco – o microestado europeu fará eleições parlamentares.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.