Blog do Fernando Rodrigues

Dilma dá ordem para votar Orçamento já

Fernando Rodrigues

Presidente convocou líderes para reunião no Planalto hoje de manhã

Pedido de Dilma é o primeiro teste para Renan Calheiros e Henrique Alves

A presidente Dilma Rousseff teve uma reunião na manhã de hoje, fora da agenda, com os líderes governistas no Congresso. Participou também a ministra da Articulação Política, Ideli Salvatti. A pauta: votar o mais rapidamente possível o Orçamento da União para este ano de 2013.

Sem Orçamento, o governo federal fica manietado nas suas ações financeiras. Só gasta o que for essencial. A acabam ficando emperradas obras importantes pelo país afora.

Como se sabe, o Orçamento ficou sem ser votado por causa de uma celeuma no final de 2012. Houve uma tentativa de derrubada de um veto presidencial à lei dos royalties do petróleo, mas um grupo de congressistas foi ao Supremo Tribunal Federal e conseguiu que a Justiça interrompesse as votações no Congresso até que todos os milhares de outros vetos fossem votados.

Agora, a interpretação de congressistas pró-governo é que esse impedimento se refere apenas a vetos presidenciais. Ou seja, o Orçamento poderia ser votado.

Não é o que pensam alguns partidos de oposição.

A tentativa de Dilma de votar o Orçamento da União o mais rapidamente possível, talvez hoje, é o primeiro grande teste para a nova composição de comando no Congresso, nas mãos dos peemedebistas Renan Calheiros (no Senado) e Henrique Alves (na Câmara).

Se der tudo certo, será um sinal de que o Planalto continua firme comandando sua base de apoiom mesmo com o PMDB no comando do Poder Legislativo. Se a votação embananar, significa que a vida do dilmismo pode ter um pouco mais de dificuldades dentro do Congresso daqui para a ferente.

O blog está no Twitter e no Facebook.