Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 11 a 17.fev.2013

Fernando Rodrigues

A fundação do novo partido político de Marina Silva deverá ser o principal fato político desta semana. Ela fará um evento em Brasília no sábado (16.fev.2013) para anunciar publicamente a criação da nova legenda.

Marina disputou a Presidência da República em 2010 pelo PV. Pretende concorrer novamente em 2014. Por isso, esse evento será também o primeiro fato importante da próxima eleição presidencial.

Até o fim deste ano, mais candidatos serão conhecidos. O PT ainda precisa esclarecer se vai lançar Lula ou Dilma Rousseff. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, também ameaça abandonar os petistas e concorrer ele mesmo ao Planalto. E a oposição, cada vez menor, só tem uma opção até agora: o senador Aécio Neves (PSDB-MG), muito tímido quando precisa mostrar em público que é oposicionista.

De resto, a semana será morta para o mundo político. Por causa do Carnaval, que termina na 4ª feira (13.fev.2013), senadores, deputados e vereadores do país todo se darão o direito de só voltar ao trabalho na próxima semana. O mesmo acontecerá com as repartições públicas, que podem até abrir as portas, mas funcionarão em ritmo ainda mais lento do que o usual.

E pouco se fala, mas o Supremo Tribunal Federal também emendou a semana inteira. Os ministros só voltam a trabalhar a partir de 18 de fevereiro. Os outros tribunais superiores aqui em Brasília devem, em tese, retomar suas atividades na tarde de 4ª feira (13.fev.2013).

A presidente Dilma Rousseff passa o Carnaval em Salvador, na Base Naval de Aratu. Deve voltar a Brasília na 3ª feira (12.fev.2013).

O Congresso, em férias desde 21.dez.2012, só voltará ao trabalho a 3ª feira da próxima semana, 19.fev.2013. Nesse período os deputados e senadores só trabalharam de fato 1 único dia, para eleger seus novos presidentes. Este Blog calculou o tamanho da folga anual dos congressistas: 5 meses e meio.

E ficou para o dia 19, na próxima semana, mais uma tentativa de votação do Orçamento 2013. O novo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), convocou para este dia uma sessão do Congresso. Enquanto o tema não for aprovado pelo Congresso, o governo federal fica impedido de realizar grandes investimentos nos próximos meses.

No domingo (17.fev.2013), o Equador fará eleição presidencial. Rafael Correa, no poder desde 2007, tentará mais um mandato. O país e o Mercosul discutem sua entrada como integrante do bloco.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (11.fev.2013)
Dilma em Salvador – presidente passará o Carnaval na base naval de Aratu.

Gilmar Mendes em Portugal – ministro do STF estará em Lisboa para coordenar a apresentação dos juristas brasileiros no 1º Seminário-Luso Brasileiro de Direito, organizado pelo IDP, de Mendes, e por uma instituição portuguesa.

 

Terça (12.fev.2013)
Patriota em Nova York – o ministro das Relações Exteriores participará de um debate no Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a proteção de civis em conflitos armados. Terá também reuniões com o ministro de Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul, Kim Sung-hwan, com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e com o presidente da Assembleia-Geral da ONU, Vuk Jeremić.

 

Quarta (13.fev.2013)
Volta dos tribunais – após emendarem o feriado, deverão retomar as atividades os Tribunais Superiores: STJ, TSE e TST. O STF (Supremo Tribunal Federal) rasgou a fantasia e só volta ao batente no dia 18.

Congresso vazio – os deputados e senadores estenderão a folga até a próxima 3ª feira (19.fev.2013). Eles podem ter até 5 meses e meio de férias neste ano.

 

Quinta (14.fev.2013)
Eymael na TV – PSDC, partido do político democrata-cristão, terá 5 minutos em rede nacional. Das 20h às 20h05 no rádio. Das 20h30 às 20h35 na TV. A sigla nanica não tem deputados no Congresso Nacional. Na próxima semana será vez do recém-criado PPL, também sem deputados.

Inflação Fipe divulgará IPC referente ao período de 8.jan a 7.fev.2013.

 

Sexta (15.fev.2013)
Dinheiro no exterior – o Banco Central começará a receber a Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE) relativa a 2012. Devem prestar as informações todos os residentes no Brasil que tinham ativos de pelo menos US$ 100 mil no exterior até 31.dez.2012. O prazo de entrega termina em 5.abr.2013.

Inflação – FGV divulgará IGP-10.

Eleição em Trinidade e Tobago – país centro-americano elegerá seu novo presidente.

 

Sábado (16.fev.2013)
Partido de Marina – candidata a presidente derrotada em 2010, Marina Silva fará um evento em Brasília para fundar seu novo partido. Ela foi senadora pelo PT do Acre, ministra do Meio Ambiente no governo Lula e disputou a Presidência da República pelo PV em 2010.

 

Domingo (17.fev.2013)
Eleição no Equador – país sul-americano fará eleição presidencial. O atual presidente, Rafael Correa, é candidato.

Yoani Sánchez no Brasil – blogueira cubana, opositora do regime de Fidel e Raul Castro, conseguiu aval inédito de seu país viajar ao exterior. Sua primeira parada será o Brasil. Participará de eventos em várias cidades. Deve ir também ao Peru, ao México, à Europa e aos EUA.

Eleição em Chipre – país insular, situado no Mediterrâneo, elegerá novo presidente.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.