Blog do Fernando Rodrigues

Heloísa Helena lança Marina Silva ao Planalto

Fernando Rodrigues

ex-senadora alagoana vocaliza candidatura e torna o projeto público

Helena também diz estar feliz em ser “soldado conduzido por Marina”

Coube à ex-senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) a tarefa de vocalizar hoje (16.fev.2013) o que era já mais do que conhecido nos bastidores: lançar publicamente Marina Silva a presidente da República em 2014.

Helena discursou neste sábado, em Brasília, no evento de fundação da sigla da colega, que também foi senadora pelo PT do Acre.

Conhecida por ter disputado a Presidência da República pelo PSOL em 2006, e pelo temperamento explosivo, Heloísa Helena acabou solapando os esforços de outros políticos marinistas que tentaram nos últimos dias apagar o rótulo de “partido da Marina” para a nova legenda. Tudo o que se viu hoje em Brasília foi a construção de uma agremiação que vai gravitar em torno de Marina Silva e de sua liderança.

“Fico muito feliz em ser soldado conduzido por você, Marina!”, disse Helena, segundo relata o repórter Fábio Brandt. A ex-senadora alagoana encerrou seu discurso puxando um coro, seguido pelos militantes presentes: “Brasil, urgente! Marina presidente”.

A rigor e de fato, Marina Silva é a primeira candidata lançada publicamente para a corrida presidencial de 2014. Até o momento, é sabido que a presidente Dilma Rousseff (PT) vai concorrer, mas o assunto nunca é tratado em público, de maneira aberta. O mesmo ocorre com outros possíveis candidatos de partidos do establishment, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), que só comentam o assunto nos bastidores.

Antes de Heloísa Helena, quem discursou foi João Paulo Capobianco, que coordenou a campanha presidencial de Marina em 2010. Ele afirmou várias vezes que era equivocado dizer que o partido seria “da Marina”. Antes dele, a própria Marina disse que a ideia da nova legenda é que cada militante seja protagonista e não dirigido pelo partido.

Tudo em vão. O partido será mesmo ''o partido da Marina''.

O blog está no Twitter e no Facebook.