Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 25.fev a 3.mar.2013

Fernando Rodrigues

Fatos relevantes da semana: a) 4ª feira o STF começa a decidir sobre se o Congresso deve ou não votar os mais de 3.000 vetos presidenciais; b) na 6ª feira, sai o resultado oficial do PIB de 2012 (pibinho?); c) na 5ª feira termina o papado de Bento 16; d) o PMDB faz sua convenção nacional no sábado e deve reeleger Michel Temer presidente da legenda.

Sem data definida: reforma ministerial e nomeação de um novo ministro para o STF. Tudo nas mãos da presidente Dilma Rousseff.

Nesta semana também deve continuar o bate-boca público entre PT e PSDB. Na 2ª feira (25.fev.2013), o senador Aécio Neves e o ex-presidente FHC estarão em Belo Horizonte para um ciclo de palestras organizado por tucanos. Na 5ª feira (28.fev.2013), o ex-presidente Lula estará em um evento do PT em Fortaleza. Com certeza, haverá provocações dos dois lados.

De volta da África, a presidente Dilma Rousseff  começa a 2ª feira reunindo-se com o ministro Marco Antônio Raupp (Ciência e Tecnologia), um dos possíveis demitidos na reforma ministerial. Na 4ª feira (27.fev.2013), ela reunirá o Conselhão. Na 6ª feira, irá ao Rio de Janeiro para inaugurar obras.

Com relação à MP dos Portos e às greves dos trabalhadores do setor, Dilma poderá ter uma semana mais tranquila. O governo fez um acordo com a categoria na última 6ª feira (22.fev.2013): nada de greve até 15.mar.2013, mas também nada de continuar o processo de concessão dos portos à iniciativa provada. Nesta semana, as partes deverão continuar negociações. Na 6ª feira (1º.mar.2013), haverá nova reunião da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) com sindicalistas.

O ministro Brizola Neto (Trabalho) também participará das negociações com os portuários a partir de agora. Ele é do PDT, sigla que tem tomado o lado dos sindicatos no caso dos portos. Mas os colegas de partido do ministro dizem que ele não tem ajudado e que esperam mudança de comportamento. Brizola pode ter 2 derrotas em breve: ser demitido na reforma ministerial por não agradar nem a Dilma nem ao PDT; ser derrotado na eleição para presidente do PDT, cargo que pretende disputar contra Carlos Lupi.

Na 6ª feira (1º.mar.2013), o IBGE divulgará resultados da economia referente a 2012. O PIB do ano passado deve ter ficado em torno de 1%.

No Congresso, além da Medida Provisória dos Portos, continuarão chamando atenção os protestos contra a permanência de Renan Calheiros na Presidência do Senado. Na Câmara, o presidente Henrique Alves (PMDB-RN), disse que votará o fim dos 14º e 15º salários de deputados e senadores. Após os cortes de gastos anunciados por Renan, essa é a chance de Henrique também dar um lustroem sua imagem.

A seguir, o drive político da semana:
Segunda (25.fev.2013)
Dilma e a ciência – de volta da África, onde esteve na Guiné Equatorial e na Nigéria, a presidente terá reunião com o ministro Marco Antônio Raupp, da Ciência e Tecnologia. Ele pode ser demitido em eventual reforma ministerial. 

Dilma e os portos – na última semana, o governo fez um acordo com os trabalhadores portuários: o processo de concessão dos portos à iniciativa privada estará suspenso até 15.mar.2013 e nenhuma paralisação ou greve deverá acontecer. Nesse período, sindicatos e governo deverão tentar acordo sobre o assunto.

Aécio e FHC em Minas – senador tucano, pré-candidato a presidente da República, assistirá à palestra do ex-presidente no Centro de Convenções do Hotel Mercure, em Belo Horizonte, a partir das 19h.

Ofensiva tucana – o evento com FHC e Aécio é o primeiro de uma série de palestras mensais organizada pelo PSDB mineiro com o nome de “Minas pensa o Brasil”. Também estarão presentes o governador Antonio Anastasia e o deputado Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB.

Agnelo encrencado – o PPS pedirá ao Ministério Público do Distrito Federal que investigue suposta espionagem de e-mails de adversários do governador do Distrito Federal, do PT, que teriam sido ordenadas por seu ex-chefe de gabinete, Cláudio Monteiro. Quem fez a acusação contra Agnelo foi o ex-agente secreto Idalberto Matias Araújo, o Dadá, em entrevista ao repórter Rubens Valente, da Folha.

Ministros no exterior – Guido Mantega (Fazenda) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) estarão em Nova York para encontrar investidores para projetos de infraestrutura e concessões. Estarão acompanhados por outros integrantes do 1º escalão do governo, como Luciano Coutinho, presidente do BNDES.

Tombini em Nova York – o presidente do Banco Central também estará na cidade americana. Terá reunião com investidores e também com o presidente e com o vice-presidente executivo do Federal Reserve de Nova York, William Dudley e Terrence Checki. Participará ainda de almoço da American Chamber of Commerce World Economic Forum e do Council of the Americas, no Harvard Club.

Dívida pública – a Secretaria do Tesouro Nacional divulgará o relatório mensal da dívida pública federal referente a janeiro de 2013 em seu site a partir das 14h30. Depois, às 15h, haverá uma apresentação do documento para a imprensa, no Ministério da Fazenda. 

STF e a TV a cabo – Tribunal fará segunda audiência pública sobre a nova legislação da TV por assinatura e as ações que a contestam. Especialistas foram convidados para falar. A primeira aconteceu na última 2ª feira (18.fev.2013).

Prêmio Líbero Badaró – a “Revista Imprensa” relançará o Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo com um debate sobre liberdade de imprensa, em São Paulo. 

Agrotóxicos – representantes do Ministério da Agricultura e da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Florestas Plantadas discutirão o registro de agrotóxicos. A reunião deverá começar às 14h, em Brasília.

Inflação – Fipe divulgará IPC referente ao período de 24.jan a 21.fev.2013.

 

Terça (26.fev.2013)
Henrique Alves e a imagem pública – depois de o presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciar corte de gastos, o presidente da Câmara também quer uma medida popular para chamar de sua. Ele prometeu votar nesta semana o projeto que acaba com os 14º e 15º salários dos congressistas. A proposta está parada na Câmara desde maio de 2012, quando foi aprovada pelo Senado.  

Royalties do petróleo – deputados federais do Rio de Janeiro terão reuniões individuais com ministros do STF. Pedirão que o plenário da Corte mantenha decisão liminar (provisória) em que o ministro Luiz Fux decidiu que os vetos presidenciais precisam ser votados em ordem cronológica. Ou seja: o veto que beneficia o Rio de Janeiro na questão do petróleo só pode ser apreciado depois de mais 3 mil outros.

Portuários em Brasília – mesmo com as greves suspensas, trabalhadores do setor deverão estar no Congresso para pressionar deputados e senadores a apoiá-los, segundo disse o deputado Paulinho da Força (PDT-SP), da Força Sindical, que está ao lado dos manifestantes. 

Novo Código Civil – essa foi a data em que o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) disse que terminaria seu relatório sobre o projeto.

Emprego – IBGE divulgara pesquisa mensal sobre o assunto. 

Comércio Exterior – a CNI divulgará seu Coeficiente de Comércio Exterior. 

Conjuntura do milho – esse será o tema da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, no Ministério da Agricultura, em Brasília.

 

Quarta (27.fev.2013)
Despedida de Bento 16 – papa deverá fazer uma despedida pública em missa na Praça de São Pedro, no Vaticano. Ele só ficará no cargo até 28.fev.2013. 

Dilma e o Conselhão – reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência fará reunião pela manhã.

Lula e a CUT – ex-presidente falará na primeira reunião do novo comando nacional da CUT, em São Paulo. Na plateia, deverão estar os 130 dirigentes da central sindical ligada ao PT. 

STF e os vetos presidenciais – Tribunal decidirá sobre a forma como o Congresso deve analisar os vetos presidenciais. Para o atual momento, a decisão servirá para saber se é preciso votar 3.060 vetos antigos antes de analisar o veto dado por Dilma à proposta de redistribuir royalties do petróleo de contratos já estabelecidos. Se o veto cair, Rio, Espírito Santo e São Paulo perdem dinheiro. Os outros Estados ganham. 

Política econômica – Comissão Técnica da Moeda e do Crédito fará reunião, em Brasília.

Emprego e desemprego – Dieese divulgará dados de sua pesquisa mensal sobre o assunto. 

Safra da laranja – medidas de apoio à comercialização da safra 2013 serão apresentadas no encontro da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Citricultura, organizado pelo Ministério da Agricultura, em Brasília.

João Dória e as mulheres – o Lide, grupo do empresário, fará seu primeiro seminário “Lide Mulher” de 2013. Contraditoriamente, o convidado especial será um homem: o presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Claudio Lottenberg. Ele falará sobre saúde da mulher.

 

Quinta (28.fev.2013)
Fim do papado de Bento 16 – esse será o último dia de Joseph Ratzinger como papa. A partir de 1º de março a função ficará vaga até que o conclave (reunião dos bispos eleitores) escolha seu sucessor. 

Lula em Fortaleza – o ex-presidente começa seu tour pelo país para participar de eventos e falar sobre realizações dos governos petistas. Espera ter o governador cearense Cid Gomes (PSB) a seu lado. Dentro do PSB, Cid é adversário de Eduardo Campos, presidente nacional da sigla e potencial adversário do PT na eleição de 2014.

Lula e Zé Dirceu – ex-presidente deverá se encontrar com seu ex-ministro da Casa Civil, condenado no julgamento do mensalão pelo STF. Dirceu também estará no evento em Fortaleza.

Renan Calheiros na TV – presidente do Senado, envolvido em escândalos políticos, aparecerá no programa de seu partido, o PMDB, em rede nacional. Serão 10 minutos: das 20h às 20h10 no rádio; das 20h30 às 20h40 na TV.

Temer na TV – o vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, também estarão no programa de TV do PMDB. A mensagem que pretendem passar é que o PMDB é um partido grande e que está junto com o PT no governo de Dilma Rousseff.

Novo Código Penal – comissão de senadores encarregada do assunto deverá fazer audiência pública com a participação de Miguel Reale Jr., um dos principais críticos às mudanças sugeridas até o momento.

Política econômica – Conselho Monetário Nacional fará sua 2ª reunião de 2013, em Brasília.

Inflação na indústria – IBGE divulgará índice de Preços ao Produtor das indústrias de transformação.

Consumidor – a CNI publicará o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec).

 

Sexta (1º.mar.2013)
Dilma no Rio de Janeiro – presidente irá a Itaguaí, no interior do Estado, para inaugurar uma fabrica de estruturas metálicas. Depois, na capital, vai inaugurar um hospital e um museu de arte. 

PIB brasileiro – IBGE divulgará dados das Contas Nacionais Trimestrais referentes ao 4º trimestre de 2012. Será possível saber com mais precisão o quanto a economia cresceu no ano passado.

PT em Fortaleza – Diretório Nacional do partido fará reunião na capital cearense.

Ministros e os portos – às 9h, no Palácio do Planalto, mais uma reunião entre sindicatos e governo. Deverão estar presentes o deputado Paulinho da Força (PDT-SP), e os ministros Gleisi (Casa Civil), Leônidas (Portos) e Brizola Neto (Trabalho).

Empresários no Guarujá – o Lide, de João Dória, fará mais uma edição do “Ceo’s Family Workshop”, que leva empresários, formadores de opinião e suas famílias ao Sofitel Guarujá Jequitimar, no litoral paulista.

 

Sábado (2.mar.2013)
Leilão da Câmara – Casa venderá 48 carros veículos usados que serviram aos integrantes da Mesa Diretora.

Eleição no PMDB – partido deverá reeleger Michel Temer como seu presidente nacional. Ele ocupa o cargo desde 2001 e está no 3º mandato. Desde 2011, quando assumiu a Vice-Presidência da República, está licenciado da função, que ficou a cargo do 1º vice do partido, senador Valdir Raupp, de Rondônia.

O blog está no Twitter e no Facebook.