Blog do Fernando Rodrigues

Venezuela deve “reforçar” democracia, diz Lula

Fernando Rodrigues

País vizinho precisa construir um “sistema político mais orgânico e transparente”

Em artigo para o New York Times, ex-presidente fala sobre os desafios do chavismo

Em artigo publicado hoje (7.mar.2013)na edição impressa do jornal “The New York Times”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz elogios a Hugo Chávez, mas lista os desafios à frente para os chavistas na Venezuela.

Eis um trecho, vertido para o português a partir do texto publicado em inglês:

“Para manter o seu legado, os simpatizantes de Chávez na Venezuela têm muito trabalho pela frente para construir e reforçar as instituições democráticas. Eles terão de ajudar a fazer um sistema político mais orgânico e transparente; a tornar mais acessível a participação política; ampliar o diálogo com os partidos de oposição; e reforçar os sindicatos e grupos da sociedade civil. A unidade venezuelana, e a manutenção das realizações duramente alcançadas por Chávez, precisarão de tudo isso”.

Ao escrever em seu artigo que a Venezuela precisa aprimorar suas instituições democráticas, Lula pode estar dando um sinal de como será a abordagem do Brasil daqui para a frente em relação ao país vizinho. O governo da presidente Dilma Rousseff tende a ser refratário a uma eventual guinada autocrática por parte dos chavistas.

p.s.: há um conflito entre o que Lula escreveu em português e o que o ''New York Times'' publicou em inglês. O trecho acima foi vertido do inglês para o português. Mas ao longo do dia de hoje (7.mar.2013), o Instituto Lula divulgou a versão do que o ex-presidente escreveu (em português) e enviou para o jornal dos EUA. O Blog posta, a seguir, o mesmo parágrafo em inglês e em português. Houve algum ruído na tradução, como será possível constatar:

Em Inglês, no NYTimes (de onde o Blog extraiu o trecho):
''To maintain his legacy, Mr. Chávez’s sympathizers in Venezuela have much work ahead of them to construct and strengthen democratic institutions. They will have to help make the political system more organic and transparent; to make political participation more accessible; to enhance dialogue with opposition parties; and to strengthen unions and civil society groups. Venezuelan unity, and the survival of Mr. Chávez’s hard-won achievements, will require this''.

Em português, no Instituto Lula:
''Na Venezuela, os simpatizantes de Chávez, para manter o seu legado, vão ter pela frente um trabalho de construção de institucionalidades. Terão que trabalhar para dar mais organicidade ao sistema político, tornar o poder mais plural, conversar com outras forças e fortalecer sindicatos e partidos. A unidade do país dependerá desse esforço''.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.