Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 11 a 17.mar.2013

Fernando Rodrigues

Fatos relevantes da semana: 1) começará na 3ª feira (12.mar.2013) a reunião de cardeais para escolha do novo papa; 2) a presidente Dilma Rousseff voltará a visitar o Nordeste, desta vez irá a Alagoas; 3) Lula e FHC terão eventos públicos, na 2ª feira e na 3ª feira, respectivamente; 4) Todos os governadores deverão estar em Brasília na 4ª feira (13.mar.2013) para discutir o pacto federativo; 5) Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB) também terão chance de aparecer nos principais jornais ao longo da semana; 6) Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo levarão à Justiça a questão dos royalties do petróleo.

A reunião dos governadores com os presidentes da Câmara e do Senado, Henrique Alves e Renan Calheiros, será na 4ª feira (13.mar.2013), a partir das 11h. Mas os governadores começarão a chegar em Brasília antes disso. Os 6 governadores do PSB, por exemplo, deverão chegar já na 3ª feira (12.mar.2013) para afinar o discurso.

Na 3ª feira (12.mar.2013) à noite, os governadores tucanos estarão todos em um jantar no apartamento de Aécio Neves, em Brasília, para reforçar o apoio político ao pré-candidato tucano a presidente em 2014.

A presidente Dilma Rousseff começará a 2ª feira (11.mar.2013) recebendo o primeiro-ministro da Nova Zelância, John Key, no Palácio do Planalto. Na 3ª feira (12.mar.2013), ela irá a Alagoas para inaugurar obras. Na semana passada ela já foi ao Nordeste: visitou a Paraíba.

Os ex-presidentes Lula (PT) e FHC (PSDB) também voltarão a aparecer nesta semana. Lula promoverá uma campanha da ONU pelo fim da violência contra as Mulheres na 2ª feira, em São Paulo. Na 3ª feira, FHC dará uma aula magna na USP.

Também na 3ª feira, Aécio deverá lançar um dossiê com dados negativos da Petrobras sob a gestão petista. E o Congresso deverá se reunir para continuar a votação do Orçamento 2013. No Vaticano, ainda na 3ª feira, começará o conclave –reunião secreta de cardeais eleitores da Igreja Católica (aqueles com menos de 80 anos) destinada a escolher o novo chefe da instituição.

Na 5ª feira (14.mar.2013), haverá reunião da comissão mista do Congresso que analisa a MP 592, que trata das áreas em que o dinheiro dos royalties do petróleo devem ser investidas.

Na 6ª feira (15.mar.2013), termina o período de trégua acertado entre governo e sindicatos para negociarem mudanças na MP dos Portos. Sem acordo, os sindicatos deverão organizar greves para a próxima semana.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (11.mar.2013)
Dilma e a Nova Zelândia – presidente receberá o primeiro-ministro neozelandês, John Key, no Palácio do Planalto, às 17h.

Lula e as mulheres – ex-presidente assinará termo de adesão à campanha da ONU pelo fim da violência contra as Mulheres. Às 16h, no Instituto Lula, em São Paulo.

Lula e Menicucci – a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres estará presente no momento em que Lula assinar o documento. Ela não tem evitado opinar favoravelmente a mudanças na lei do aborto. Após assumir o cargo do governo, nunca mais falou a respeito em público.

Royalties do petróleo – Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo irão ao STF para derrubar mudanças na redistribuição dos royalties do petróleo.

Beto Richa e o PDT – o governador do Paraná, do PSDB, receberá, às 14h, o deputado Paulinho da Força (PDT-SP) e sindicalistas para tratar da MP dos Portos. Na semana passada, foi Eduardo Campos (PSB-PE), quem recebeu o grupo. Paulinho tem defendido colocar o PDT numa chapa adversária à do PT na eleição presidencial de 2014.

Copa das Confederações – Fifa inspecionará os estádios que sediarão jogos do torneio até 5ª feira (14.mar.2013). Nos próximos dias, o ministro Aldo Rebelo (Esportes) também levará uma comitiva do governo para verificar os estádios.

Fernando Bezerra na Suíça – ministro da Integração representará o Brasil na reunião da ONU sobre políticas relacionadas à seca.

Tombini na Suíça – o presidente do BC participará da reunião bimestral de presidentes de Bancos Centrais do Banco de Compensações Internacionais (BIS) em Basileia.

Inflação – Fipe divulgará IPC referente ao período de 8.fev a 7.mar.2013.

 

Terça (12.mar.2013)
Início do conclave – começará a reunião secreta de cardeais eleitores da Igreja Católica (aqueles com menos de 80 anos) destinada a escolher o novo chefe da instituição.

Dilma em Alagoas – presidente irá a Água Branca para inaugurar obras do Canal do Sertão, projeto de infraestrutura hídrica.

Aécio x Dilma – o tucano lançará um dossiê com dados negativos da Petrobras sob a gestão petista. Ele já foi lançado pelo PSDB como candidato à Presidência em 2014, mas ainda não assumiu a candidatura.

Anastasia & Aécio – o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), oferece um jantar no apartamento do senador Aécio Neves, em Brasília, para os governadores tucanos. A ideia é consolidar o apoio a Aécio e também fechar os nomes da nova Comissão Executiva do PSDB, a ser eleita em maio.

Eduardo Campos em Brasília – governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB deve reunir os outros governadores de seu partido na capital. Tentarão afinar o discurso para a reunião de 4ª feira com os outros governadores do país e os presidentes da Câmara e do Senado.

FHC na USP – ex-presidente da República, do PSDB, dará a aula magna de 2013 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, às 19h30, no auditório FEA5. Haverá transmissão ao vivo pela internet.

Orçamento 2013 – Congresso deverá se reunir a partir das 19h para continuar a votação do tema. Na última semana, os deputados votaram a lei orçamentária, mas os senadores não.

Ética pública – comissão da Presidência da República fará reunião, em Brasília.

Fotos do Senado – até 8.abr.2013, estarão expostas 100 fotos sobre acontecimentos do ano de 2012 na Casa. A inauguração começará às 11h, no hall das alas Teotônio Vilela e Tancredo Neves.

Tombini na Polônia – presidente do BC passará o dia em Varsóvia. Terá reuniões com o ministro das Finanças e vice-primeiro ministro da Polônia, Jacek Vincent-Rostowski, e com o presidente do Banco Nacional da Polônia, Marek Belka. Depois, dará palestra em seminário do Banco Nacional da Polônia (BNP).

Brasileiros na Itália – o deputado Rubens Bueno (PPS-PR) estará com sua filha, Renata, na apresentação e posse do novo parlamento italiano. Ela foi eleita deputada em uma das vagas reservadas à comunidade italiana no exterior.

 

Quarta (13.mar.2013)
Governadores no Congresso – às 11h, os presidentes da Câmara e do Senado, Henrique Alves e Renan Calheiros, receberão os governadores de Estado para tratar do pacto federativo (forma como os recursos da União são distribuídos às Unidades Federativas). Querem ver se há consenso em torno de alguns temas para poder mudar a legislação vigente.

 

Quinta (14.mar.2013)
Dinheiro do petróleo – está marcada para esta data reunião da comissão mista do Congresso que analisa a MP 592, que trata das áreas em que o dinheiro dos royalties do petróleo devem ser investidas.

PSD na TV – partido de Gilberto Kassab exibirá seu programa em rede nacional de apenas 5 minutos. Das 20h às 20h05, no rádio. Das 20h30 às 20h35, na TV. No 2º semestre o partido terá mais 5 minutos, em 17.out.2013.

Indústria – CNI divulgará seu Indicador de Custos Industriais.

Comércio – IBGE divulgará pesquisa mensal de comércio.

 

Sexta (15.mar.2013)
MP dos Portos – este é o último dia da trégua entre governo e sindicatos do setor. Críticos da proposta de concessão dos portos à iniciativa privada feita pelo governo, os sindicatos deverão organizar greve para a próxima semana.

Eleição na Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deverá eleger sua nova Mesa Diretora. O favorito para ser presidente da Casa é Samuel Moreira (PSDB).

Crise na Itália – novo parlamento fará sua primeira sessão sem que haja definição sobre a formação do governo do país. Os partidos representados no parlamento não conseguiram compor maioria para formar um governo estável.

Emprego e salário na indústria – IBGE publicará novos dados sobre o tema.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.