Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 25 a 31.mar.2013

Fernando Rodrigues

Fatos relevantes da semana: 1) a presidente Dilma Rousseff e o governador Eduardo Campos, de Pernambuco, estarão juntos nesta 2ª feira (25.mar.2013) na inauguração de obras contra a seca; 2) Aécio Neves, também na 2ª feira, fará discurso em um evento do PSDB paulista, território de seu principal adversário dentro do partido, José Serra; 3) na 2ª feira, Dilma também deverá ir a Petrópolis. A presidente viajará à África do Sul, na 4ª feira (27.mar.2013), para participar da reunião de cúpula dos Brics.

A semana será curta. 6ª feira (29.mar.2013) é feriado nacional (Paixão de Cristo) e muitos políticos vão enforcar o trabalho desde 2ª feira (25.mar.2013). Apesar disso, há expectativas de novidades sobre 2 pendências do mundo político nesta semana: 1) o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) vai renunciar à Presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara? 2) deputados dos Estados não produtores de petróleo vão viabilizar uma PEC para fazer valer novas regras de redistribuição dos royalties do petróleo? Essa PEC é uma reação à decisão provisória da ministra Carmen Lúcia, do STF, que revogou a redistribuição dos royalties. O plenário da Corte só deverá analisar a questão em abril.

Na 2ª feira (25.mar.2013), a presidente Dilma terá, além do encontro com Eduardo Campos em Pernambuco, um compromisso em Petrópolis, no Rio de Janeiro, com Sérgio Cabral: comparecerá à missa em memória das vítimas de desabamento de terras.

Estava pré-agendada para 3ª feira (26.mar.2013) uma reunião entre Dilma Rousseff e o deputado Anthony Garotinho, líder do PR na Câmara. Falariam da indicação de um nome do partido para integrar o ministério dilmista. Mas a presidente deseja embarcar para a África do Sul já na noite de 2ª feira (25.mar.2013), o que deve jogar o encontro para a semana que vem.

Dilma vai para a África do Sul porque participa, na 4ª feira (27.mar.2013), de uma reunião de cúpula dos Brics.

Também na 4ª feira (27.mar.2013), o tema da reunião da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara será o escândalo do suco AdeS, que tinha substâncias tóxicas em parte de suas embalagens. A Unilever, fabricante do produto, poderá se explicar.

A 5ª feira (28.mar.2013) é o dia em que o PC do B, partido aliado de Dilma Rousseff e do PT, terá um programa de 10 minutos em rede nacional de TV, das 20h30 às 20h40. São integrantes do partido o ministro Aldo Rebelo (Esporte) e a deputada federal Manuela D’Ávila, que perdeu em 2012 a disputa pela Prefeitura de Porto Alegre.

Na 6ª feira (29.mar.2013), feriado nacional, Brasília já estará vazia. A Paixão de Cristo é uma das 3 datas cristãs incluídas pelo governo entre os feriados nacionais. As outras são o Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, e o Natal, 25 de dezembro. Segundo calculou o Blog, com feriados, emenda de feriados, recessos e faltas perdoadas, os deputados e senadores vão folgar 5 meses em 2013.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (25.mar.2013)
Dilma e Eduardo Campos – a presidente da República encontrará o governador de Pernambuco, do PSB, que é seu potencial adversário na eleição de 2014. Estarão juntos na cidade de Serra Talhada, no interior pernambucano, para inaugurar obras de combate à seca.

Dilma no Nordeste – a presidente também visitará Juazeiro do Norte, no Ceará, antes de ir para Serra Talhada. Ela tem cumprido mais compromissos no Nordeste depois que Eduardo Campos começou a trabalhar nos bastidores para ser candidato ao Planalto. Ela fez sua 1ª visita oficial à Paraíba e também foi a Alagoas. Só cancelou uma visita a Salvador porque decidiu ir a Roma falar com o papa Francisco.

Dilma e Sérgio Cabral – depois de visitar o Ceará e Pernambuco, a presidente irá a Petrópolis, no Rio, para ir a uma missa em homenagem às vítimas das chuvas.

Temer e os árabes – vice-presidente da República será homenageado no Dia Nacional da Comunidade Árabe. O evento, organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, será no Esporte Clube Sírio, em São Paulo.

Aécio em São Paulo – senador mineiro falará sobre a “agenda para o desenvolvimento do Brasil” do PSDB em evento da seção paulista do partido. Deverá estar acompanhado pelo governador Geraldo Alckmin e pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Às 19h, no diretório estadual do PSDB.

Aécio x Serra – indo a São Paulo, o mineiro avança para o território de seu maior adversário dentro do PSDB, o paulista José Serra. Aécio é o preferido de FHC e da atual cúpula tucana para assumir a presidência da sigla em maio e ser seu candidato ao Palácio do Planalto em 2014. Mas Serra não apoia a ideia –nem estará presente quando o tucano mineiro se apresentar .

Serra nos EUA – o tucano paulista não assistirá à apresentação de Aécio no evento do PSDB de São Paulo porque deverá estar voltando de uma viagem aos EUA a convite da Universidade de Princeton.

PT e as eleições – partido deverá reunir os presidentes de seus 27 diretórios em São Paulo. Pauta: estratégias de coligações e candidaturas para os governos estaduais e ao Senado.

MP dos Portos – greve do setor marcada para esta 2ª feira foi suspensa. Sindicatos e governo continuam discutindo o texto da medida que deve modificar o sistema de operação portuária no país e conceder portos à iniciativa privada.

Clubinho da Câmara – está marcada para esta 2ª feira, das 9h às 17h, reunião dos sócios da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), que é um clube de lazer. Além de invadir a hora do expediente, a reunião será em um dos auditórios da Câmara, situado no subsolo do anexo 4.

Padilha em São Paulo – ministro da Saúde, que quer ser candidato a governador do estado pelo PT em 2014, almoçará com empresários do Lide, grupo de João Dória. Às 12h, no hotel Grand Hyatt, em São Paulo.

Ditadura x mulheres – será às 19h, na Assembleia Legislativa de São Paulo, evento sobre a violência praticada pelo regime militar contra as mulheres. Participarão duas integrantes da Comissão Nacional da Verdade, Maria Rita Kehl e Rosa Maria Cardoso, além da ministra Eleonora Menicucci.

Igreja na Câmara – Casa terá sessão solene em homenagem à Campanha da Fraternidade 2013, promovida pela CNBB. Neste ano, o tema é a juventude.

Incêndio em Brasília – o governo da capital simulará princípio de incêndio em hotéis credenciados pela Fifa para as Copas das Confederações e do Mundo.

Sex and The City – Sarah Jessica Parker, protagonista da série, estará no Brasil para trabalhar em uma campanha publicitária no Nordeste.

Consumidor – CNI divulgará o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor.

 

Terça (26.mar.2013)
Dilma e o PR: tudo adiado – presidente deveria receber o deputado Anthony Garotinho, líder do Partido da República na Câmara dos Deputados. Discutiriam a indicação de um nome da sigla para ganhar um cargo de ministro. Mas Dilma resolveu viajar na 2ª feira (25.mar.2013) à noite para a África do Sul e esse encontro com o PR ficou para a outra semana.

Pacto federativo – depois de receber governadores de Estados e prefeitos de capitais, os presidentes do Senado e da Câmara, Renan Calheiros e Henrique Alves, deverão reunir líderes partidários e presidentes das comissões para tratar do assunto.

Senado e as domésticas – Casa deverá fazer o segundo turno da votação da PEC que amplia os direitos das empregadas domésticas. Casa também poderá continuar o debate sobre a distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Cargos do PSD – deputados já aprovaram a contratação de mais funcionários para o partido de Kassab dentro da Câmara. Mas ainda é preciso votar uma proposta do DEM para não criar os cargos.

Segurança pública – a Câmara também poderá apreciar projetos relacionados à segurança pública nesta semana.

PDT no governo – Manoel Dias, o novo ministro do Trabalho, que é filiado ao PDT, visitará a sede da Força Sindical, braço sindicalista da legenda. O partido reclamava que o antecessor, Brizola Neto, não representava seus interesses na máquina federal.

CNA e o tráfico de pessoas – a CPI que investiga o assunto na Câmara deverá tomar depoimento do ex-vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura, Assuero Doca Veronez. A entidade é presidida atualmente pela senadora Kátia Abreu (PSD-TO).

Navegação na Amazônia – a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) divulga o seminário “Ações concretas para o desenvolvimento da navegação fluvial na Amazônia”, organizado pela frente parlamentar que trata do assunto. Começará às 9h, no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados.

Inflação – Fipe divulgará IPC referente ao período de 22.fev a 23.mar.2013.

 

Quarta (27.mar.2013)
Dilma na África do Sul – presidente deverá estar na cidade de Durban para encontro de cúpula dos Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Acusação contra Unilever – empresa deverá explicar, na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, o fato de substâncias tóxicas terem sido encontradas em embalagens dos sucos AdeS.

Emprego e desemprego – Dieese divulgará dados do estudo mensal sobre o assunto.

Inflação nos alugueis – FGV publicará o IGP-M referente a março. Esse é o índice tradicionalmente usado para reajuste dos contratos de aluguel de imóveis.

Política econômica – Comissão Técnica da Moeda e do Crédito (Comoc) fará reunião em Brasília.

Indústria – IBGE divulgará o Índice de Preços ao Produtor – Indústrias de Transformação.

Pecuária – IBGE publicará dados das pesquisas trimestrais sobre abate de animais, sobre leite, couro e produção de ovos de galinha.

 

Quinta (28.mar.2013)
PC do B na TV – partido do ministro Aldo Rebelo (Esporte) terá 10 minutos em rede nacional. Das 20h às 20h10, no rádio. Das 20h30 às 20h40, na TV.

Acesso a Informação – este é o “Document Freedom Day”, uma data dedicada a promover a ideia de liberação de documentos.

Política econômica – Conselho Monetário Nacional (CMN) fará reunião em Brasília.

Emprego – IBGE publicará pesquisa mensal sobre o assunto.

 

Sexta (29.mar.2013)
Feriado nacional – Paixão de Cristo é uma das 3 datas cristãs incluídas pelo governo entre os feriados nacionais (as outras são o Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, e o Natal, 25 de dezembro). O Brasil terá 9 feriados nacionais em 2013, segundo portaria do Ministério do Planejamento.

Férias de 5 meses – é o tamanho da folga que terão os deputados e senadores em 2013. O Blog fez a conta com base nos feriados, emendas de feriados, recessos e dias em que a falta é permitida.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.