Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 1º a 7.abr.2013

Fernando Rodrigues

Fatos relevantes da semana: 1) termina na 2ª feira (1º.abr.2013) o prazo para ministros do STF entregarem seus votos revisados do caso do mensalão; 2) o governo deverá sancionar até 3ª feira (2.abr.2013) o Orçamento 2013; 3) na 3ª feira (2.abr.2013), líderes partidários tentarão convencer o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) a deixar a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara; 4) na 4ª feira (3.abr.2013), José Serra, que anda ofuscado pelo rival Aécio Neves, fará uma palestra em Brasília; 5) na 6ª feira (5.abr.2013), Aécio e Eduardo Campos estarão juntos em um evento da Associação Paulista dos Municípios.

No início desta semana ainda repercutirá a criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Com esse novo órgão, o país passa a ter 39 ministérios. Um dúvida que permanece é sobre quem Dilma colocará no comando da pasta. O vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD) é cotado para o cargo.

Na 2ª feira, Dilma terá ainda reuniões com os ministros Fernando Bezerra (Integração Nacional) e Guido Mantega (Fazenda). E o vice-presidente Michel Temer estará estará em Omã até 3ª feira (2.abr.2013).

Na 3ª feira, o Orçamento da União para 2013 deverá ser finalmente sancionado, segundo prometeu a ministra Miriam Belchior (Planejamento). No Congresso, a polêmica sobre o pastor Marco Feliciano será tema da reunião de líderes. Deputado federal e pastor evangélico, ele deu declarações consideradas racistas e homofóbicas e está sob pressão para deixar a Presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

Na 4ª feira, José Serra estará em Brasília. Falará sobre a Constituinte (1987-1988), da qual ele fez parte, em palestra no IDP, de Gilmar Mendes. Em São Paulo, as ministras Tereza Campelo (Desenvolvimento Social) e Miriam Belchior (Planejamento) estarão em Santos para o Congresso da Associação Paulista dos Municípios. E Gilberto Kassab também participará do evento que, até sábado reunirá políticos de diversos partidos. É nesse congresso que Aécio e Eduardo Campos estarão juntos na 6ª feira.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (1º.abr.2013)
Dilma e ministros – presidente terá reuniões com Fernando Bezerra (Integração Nacional) e Guido Mantega (Fazenda).

Mensalão – termina nesta 2ª feira o prazo para os ministros do STF entregarem seus votos revisados.

Temer no Oriente Médio – vice-presidente da República estará em Omã até 3ª feira (2.abr.2013).

Reforma do Judiciário – a “Folha” fará, das 19h às 21h, em sua sede, em São Paulo, debate sobre a reforma do Judiciário. Participarão Joaquim Falcão, diretor da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (Rio); Flavio Caetano, secretário de Reforma do Judiciário; Pierpaolo Bottini, professor de direito penal da USP; e Felipe Cavalcanti, presidente da Associação Paulista do Ministério Público. O mediador será o colunista Helio Schwartsman.

 

Terça (2.abr.2013)
Orçamento 2013 – segundo a ministra Miriam Belchior (Planejamento), o Orçamento da União para este ano deverá ser sancionado até esta 3ª feira.

Pastor Feliciano – líderes dos partidos na Câmara farão sua reunião semanal e deverão discutir a situação do deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Pastor evangélico, ele deu declarações consideradas racistas e homofóbicas por representantes de minorias. Por isso, enfrenta pressão para renunciar à Presidência da Comissão de Direitos Humanos.

Direitos dos empregados domésticos – a PEC aprovada pelo Congresso que ampliou os direitos da categoria deverá valer a partir desta 3ª feira, com uma cerimônia especial de promulgação.

PGR no Senado – o senador Fernando Collor (PTB-AL) tenta convidar o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para explicar a compra de tablets para a Procuradoria na Comissão de Meio Ambiente da Casa. Collor coloca em dúvida a licitação para a compra dos aparelhos.

Dinheiro dos Estados – está na pauta do Senado projeto de redistribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Disputa pela PGR – em Brasília, candidatos a sucessor de Gurgel na PGR farão um debate. São eles: Rodrigo Janot, Ela Wiecko, Deborah Duprat e Sandra Cureau.

Livro de Luiz Dulci – ex-ministro de Lula lançará livro sobre o governo petista em Brasília. Às 19h30, no teatro dos bancários.

Ideli e Afif – ministra de Relações Institucionais, do PT, e o vice-governador de São Paulo, do PSD, participarão do Congresso da Associação Paulista dos Municípios, em Santos. O evento acontecerá até sábado (6.abr.2013).

Câmara e a síndrome de down – Casa fará sessão solene em homenagem ao Dia Internacional dedicado ao tema. Também será lembrado o Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo. Às 10h.

Indústria – IBGE divulgará pesquisa sobre a produção nacional do setor.

 

Quarta (3.abr.2013)
Serra em Brasília – ex-governador de São Paulo falará sobre a Constituinte (1987-1988), da qual ele fez parte, em palestra no IDP. Gilmar Mendes, ministro do STF, estará presente. Começará às 10h30, no auditório do IDP.

Ministras em São Paulo – Tereza Campelo (Desenvolvimento Social) e Miriam Belchior (Planejamento) estarão em Santos para o Congresso da Associação Paulista dos Municípios.

Kassab e os municípios – ex-prefeito de São Paulo falará no evento da Associação Paulista dos Municípios após as apresentações das ministras.

STF e o IR – estão na pauta do Supremo casos que poderão servir de referência para a cobrança de Imposto de Renda de empresas com operações no exterior. Entre as ações estão uma ajuizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e outra pela Vale do Rio Doce.

Inflação Fipe divulgará IPC referente ao mês de marco de 2013.

 

Quinta (4.abr.2013)
Ministros em São Paulo – esta 5ª feira será a vez de Aldo Rebelo (Esporte) e Aloizio Mercadante (Educação) falarem no Congresso da Associação Paulista dos Municípios.

PP na TV – partido de Paulo Maluf terá 10 minutos em rede nacional. Das 20h às 20h10, no rádio. Das 20h30 às 20h40, na TV. Neste ano, a sigla deverá trocar de presidente. Sairá do cargo o senador Francisco Dornelles, do Rio de Janeiro, e entrará o senado Ciro Nogueira, do Piauí.

STF e o Congresso – na pauta do Tribunal um caso que envolve um congressista. Mas a pauta da Corte mostra só as iniciais do envolvido. Quando assumiu a Presidência do STF, em abril de 2012, Ayres Britto disse ao Poder e Política, programa de entrevistas do UOL e da Folha, que faria os nomes serem divulgados na íntegra. Ele deixou o cargo e já até se aposentou. E os nomes continuam a ser omitidos.

Di Cavalcanti – três desenhos do artista, um dos mais relevantes do modernismo brasileiro, estarão à venda na feira SP-Arte, que acontecerá até domingo (7.abr.2013).

Feira erótica – além da feira de arte, São Paulo receberá a 20ª edição da Erótika Fair, no Anhembi.

 

Sexta (5.abr.2013)
Aécio e Eduardo Campos – o senador tucano e o governador de Pernambuco, potenciais candidatos a Presidência da República, participarão no mesmo dia do Congresso da Associação Paulista dos Municípios, em Santos.

Padilha em São Paulo – antes dos presidenciáveis, quem deverá falar é o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Indústria – IBGE divulgará pesquisa sobre a produção regional do setor.

 

Sábado (6.abr.2013)
Alckmin e os municípios – governador de São Paulo fará uma apresentação no último dia do Congresso da Associação Paulista dos Municípios, em Santos.

 

Domingo (7.abr.2013)
Eleição em Montenegro – pequeno país do Leste Europeu, uma das ex-repúblicas socialistas da extinta Iugoslávia, fará eleição presidencial.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.